Canais
Festival do turismo de gramado 2007
Ministro do Turismo recebe convite para o Festuris
Evento inova em 2012 com apresentação do Salão da Acessibilidade O Ministro do Turismo, Gastão Vieira, que na tarde desta quarta-feira (13) esteve em Gramado participando da inauguração do primeiro quadrante do Anel Viário, recebeu o convite oficial para o Festival do Turismo (Festuris) das mãos do diretor do evento, Eduardo Zorzanello.  Vieira estava acompanhado da secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira, uma das principais incentivadoras do festival, que chega à 24ª edição e será realizado de 22 a 25 de novembro, no Serra Park. São aguardados 14 mil profissionais do trade turístico da América do Sul para a feira, considerada por profissionais do segmento como uma das mais qualificadas para a realização de negócios no setor. O lançamento do Salão da Acessibilidade neste ano é tido como a principal inovação no Festuris. Em todo o mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), existem 500 milhões de pessoas com deficiência e 80% estão nos países em desenvolvimento. O turismo acessível torna-se uma causa do evento especialmente em razão da realização de dois grandes eventos esportivos no Brasil nos próximos quatro anos: a Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas (2016). Em Brasília, na semana passada, os diretores do festival, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, acompanhados da assessora promocional Tânia Brizolla, percorreram diversos ministérios e gabinetes governamentais para a apresentação do projeto. Um dos encontros foi realizado com o diretor de Políticas de Acessibilidade e Planejamento Urbano da Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos, Antônio Borges dos Reis. “O Festival do Turismo está lançando uma importante discussão, pois a acessibilidade vem sendo uma preocupação mundial. As cidades precisam estar integradas a todas as pessoas, deficientes ou não”, diz Reis. Ele lembra que, com o passar da idade, os problemas de mobilidade são cada vez maiores, exigindo adaptações. “A população brasileira está com idade cada vez mais avançada, precisamos nos preocupar com essas pessoas também. Quando se fala em acessibilidade, é um benefício que deve ser estendido a todos e, no turismo, precisa se aplicar de forma diferenciada.” O diretor aprovou a iniciativa e já encaminhou a proposta do Festuris para apreciação do Ministro das Cidades, Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro. Foto: Gastão Vieira recebeu o convite do diretor do festival, Eduardo Zorzanello
Festival de Turismo de Gramado inova com o Salão da Acessibilidade
Turismo acessível ganha espaço e se torna uma causa do evento a partir desta edição Dados da Organização Mundial de Turismo apontam que 10% da população dos países desenvolvidos é formada por deficientes. No Brasil, são 24,5 milhões de pessoas portadoras de alguma incapacidade física, mental, motora, visual ou auditiva. A partir desta realidade, o 24º Festival do Turismo de Gramado (Festuris) terá como principal novidade o Salão da Acessibilidade. Mais que um ambiente inovador para apresentação do turismo acessível, a ideia é trabalhar com a causa, que já começou na edição passada do evento a partir de várias adaptações nos pavilhões do Serra Park, onde o festival é realizado anualmente. O diretor do Festuris, Eduardo Zorzanello, recorda que em 2011 já houve uma preocupação com a colocação de corredores mais largos e rampas, além da contratação de pessoas portadoras de deficiência. “Com o Salão da Acessibilidade, mais uma vez nos mostramos vanguardistas, antecipando uma tendência que vai atingir todo o mercado do turismo”, avalia. Ele ainda aposta que o salão vai favorecer a realização de novos negócios e proporcionar mais conhecimento aos expositores. “Também queremos estimulá-los a promover todo e qualquer tipo de adaptação para o turismo acessível em seus estandes.” ASSESSORIAPara a realização do projeto da acessibilidade, foram contratadas como assessoras promocionais Tânia Brizolla e Márcia Godinho, da empresa de consultoria Prisma. Tânia, com passagem pelo Ministério do Turismo e ampla experiência e conhecimento do trade, explica que, apesar da acessibilidade estar relacionada à adaptação de edificações e equipamentos para o alcance e utilização do portador de deficiência, também tem outras aplicações importantes. “Quando falamos em turismo acessível, temos que pensar no idoso, gestante, obeso e criança, que precisam de espaços e situações adaptadas as suas necessidades”, ressalta. Márcia lembra que as leis relacionadas à acessibilidade não são novas, mas a sua aplicação no turismo está sendo explorada há pouco tempo. “Agora é que o mercado começa a tomar ciência da importância de atender bem essa considerável porção da população”, diz. “Cada vez mais percebemos a importância que os países dão à acessibilidade no turismo”, comenta a diretora do Festuris, Marta Rossi. Um dos exemplos é a Itália, que desenvolve o projeto Village for All, uma bem-sucedida iniciativa para desenvolvimento da arquitetura universal para atender as pessoas com alguma dificuldade ou mesmo uma criança ou idoso. No Brasil, o município de Socorro (SP) é reconhecido como destino de referência em acessibilidade, com adaptação de todos os pontos públicos e privados existentes na cidade, além de turismo voltado a pessoas portadoras de deficiência ou redução de mobilidade. O FESTURISConsiderada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, o Festival do Turismo de Gramado é voltado exclusivamente a profissionais do setor. Com mais de 350 expositores, o Festuris recebeu em sua última edição aproximadamente 14 mil profissionais com poder de decisão e agentes de viagem da América do Sul. O 24º Festuris se realiza de 22 a 25 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações no www.festivalturismogramado.com.br. Amparo na lei- Conforme Decreto Federal nº 5296/2004, pessoas com deficiência passam a ter direito de fazer turismo e, com isto, a adaptação passa a ser uma obrigação do setor.- A Lei do Turismo (lei 11.771/2008) e o Código de Defesa do Consumidor (lei 8.078/1990) também passam por questões ligadas à acessibilidade.- Os meios de hospedagem devem atender aos critérios de acessibilidade estabelecidos na NBR 9050/2004. ____________________ Legenda – Márcia Godinho, Eduardo Zorzanello, Rose Ott, Tânia Brizola e Marta Rossi  
Festival do Turismo de Gramado já tem 60% de área comercializada
Festuris ocorrerá de 22 a 25 de novembro Faltando seis meses para a 24ª edição, o Festival do Turismo de Gramado já apresenta números expressivos em sua área comercializada. Cerca de 60% do espaço físico da feira está garantido para os expositores – um aumento de 20,07% nas confirmações se comparado ao mesmo período de 2011. Na opinião dos diretores do evento, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius, esse resultado indica que a feira terá um maior fluxo de negócios neste ano. O evento, que ocorre no Serra Park, de 22 a 25 de novembro, já tem seu corredor principal todo ocupado, devido à grande procura dos expositores nos primeiros meses do ano. A feira possui sete salões diferentes, que atendem bem a segmentação do turismo mundial: Rural, Religioso e Cultural, Acessibilidade, Ecoturismo e Aventura, Tecnologia, Saúde e GLS. Além desses locais, o festival ainda conta com espaços para operadores e agentes de viagem, companhias aéreas, destinos nacionais e setor internacional, entre outros destaques. O Festuris prepara anualmente um qualificado e excelente congresso, onde conhecidos nomes do turismo mundial expõem ideias e experiências para os convidados. O diretor do festival, Eduardo Zorzanello, ressalta a receptividade obtida junto aos parceiros e clientes: “Estamos com um excelente retorno por parte do mercado do turismo em geral. A cada reunião e evento que participamos, percebemos a confiança de todos no potencial do Festuris para geração de novos e melhores negócios para o trade, a nível nacional e internacional”, afirma. Com este aumento já comprovado e com as estimativas da direção do evento, o Festival do Turismo de Gramado provavelmente baterá recordes em 2012, ultrapassando a meta de mais de 2.000 marcas expostas e representadas e mais de 14 mil visitantes durante os dias da feira. O FESTURIS - Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, o Festival do Turismo de Gramado é voltado exclusivamente a profissionais do setor. Com mais de 350 expositores, o Festuris recebeu em sua última edição aproximadamente 14 mil profissionais com poder de decisão e agentes de viagem da América do Sul. O 24º Festuris se realiza de 22 a 25 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações no www.festivalturismogramado.com.br.    
Setur-MG também desembarca em Gramado
A Secretaria de Estado de Turismo mostra a diversidade turística de Minas Gerais durante a 21ª edição do Festival de Turismo de Gramado, que será realizado nos dias 20 e 21 de novembro, no Rio Grande do Sul. De acordo com a organização do evento, 13 mil pessoas são esperadas durante os dois dias. Com um layout moderno, que terá como temas principais o portal de entrada no Estado, Belo Horizonte, e o artesanato mineiro, o estande terá quadros que exibem as potencialidades turísticas da capital mineira e imagens que ilustram a riqueza do modo mineiro de fazer arte. “É fundamental que operadores e agentes de viagem conheçam melhor a estrutura oferecida ao turista em Belo Horizonte. Promover e incentivar a comercialização do destino Minas Gerais tem sido o foco da Setur em todos os eventos dos quais a Secretaria participa. Além de mostrar as belezas de Minas, a feira também é propícia para que empresas mineiras possam estreitar o relacionamento junto às operadoras que oferecem as diversidades turísticas encontradas no Estado”, afirma a secretária de Estado Turismo, Érica Drumond. Ao lado da Setur, participam do evento a Belotur, o Instituto Estrada Real, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, o Houston Receptivo, o Projeto Minas – CVC e os Conventions Bureaux de Belo Horizonte, Ouro Preto e Uberlândia. O festival é considerado um dos mais importantes eventos voltados exclusivamente aos profissionais do trade turístico. Durante os dois dias, cerca de 2.500 marcas farão exposição de seus produtos e participam de programação intensa, que conta com feira de negócios, congresso e workshops.    
Unique Garden SPA & Resort no Festival de Gramado pela 1ª vez
O Unique Garden SPA & Resort participa este ano pela primeira vez do Festival Internacional do Turismo de Gramado, em sua 21a. ediçãoque acontece entre os próximos dias 19 a 22 de novembro de 2009. No de estande de 16 m² vão estar presentes os executivos do Unique Garden: Roberto Nogueira (Gerente Residente e Diretor de Marketing), Luciana Nahas (Gerente de vendas nacional), Nikolas Eastwik-Field (consultor internacional da marca) e Lúcia Fernandes, a nova contratada do Unique Garden, que terá o cargo de Relações Públicas- Comercial Brasil do hotel e estará sempre em todos os eventos do trade turistico. Também está em Gramado (RS) Tatiane Pinheiro, terapeuta e coordenadora de SPA do Unique Garden. Segundo Roberto Nogueira "esta é primeira ação de uma série que relizaremos já em 2010 com objetivo de divulgar a excelência única dos serviços e hotelaria do Unique Garden SPA & Resort". E complementa: "estamos relançando o Unique Garden SPA & Resort em comemoração aos seus cinco anos de operações!", comemora Roberto. Uma das grandes feiras de negócios turísticos da América Latina, o Festival do Turismo de Gramado reúne, no sul do Brasil, uma significativa amostragem do produto turístico mundial. O Festival do Turismo figura ao lado dos mais importantes eventos do setor. É a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade brasileiro e sul-americano. Em dois dias de intensa atividade, o Festival de Gramado propicia o clima ideal para a concretização de negócios e parcerias que geram sólidos resultados durante todo o ano. O Festival é uma vitrine privilegiada para 2.600 marcas. Voltado exclusivamente a profissionais do trade turístico, recebe empresas, representações oficiais e profissionais com poder de decisão de mais de 50 países no moderno Centro de Feiras e Eventos Serra Park. Por seus corredores circulam mais de 13 mil profissionais do trade. As atividades do Festival do Turismo compreendem sua feira de negócios,  congresso, workshops, atividades paralelas e eventos sociais. Serviço Unique Garden SPA & ResortTelefone: (55 11) 4486.8724Fax:   (55 11) 4486.4420rnogueira@uniquegarden.com.brwww.uniquegarden.com.br
Hertz Internacional mostra promoções em Gramado
A Hertz Internacional apresenta no 21º Festival de Turismo de Gramado, que ocorre de 19 a 22 de novembro, promoções para o fim de ano. Nos Estados Unidos, a empresa está com promoções para quem reservar um carro pelo portal para alguns dos principais destinos do país. Uma das promoções é para quem pretende visitar a Flórida. Lá, o aluguel de carros compactos com seguro LDW (roubo, perdas ou danos) está com tarifas a partir de US$ 127,00 para locações de cinco a sete dias. Além disso, tem desconto de até US$ 50,00 na tarifa semanal na maioria das categorias de carros na Flórida, com ou sem proteções, e quilometragem ilimitada (exceto para veículos das linhas Fun e Prestige Collection). As promoções na Flórida são válidas para retirada do veículo até 15 de dezembro de 2009. Outra boa notícia da Hertz Internacional é a promoção de diárias de US$ 71,00 para veículos da Prestige Collection, frota de carros de luxo da Hertz, em várias localidades norte-americanas. Entre os veículos incluídos na tarifa válida para reserva online estão Volvo, Cadillac, Infiniti e Mercedes Benz. Além do preço promocional, a quilometragem é livre e a retirada do carro deverá ser feita até 31 de dezembro de 2009. Europa – Para quem pretende desbravar de carro alguns dos principais destinos europeus, a Hertz Internacional isentou o pagamento de taxa para o motorista adicional até 31 de dezembro em nove países; Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Itália, Luxemburgo, Reino Unido e Suíça. Para ter direito à promoção, o cliente deverá informar no ato da reserva o código PC# 114962 e reservar cinco diárias no mínimo e é válida para locação de carros compactos e grandes, das categorias B e F. Reservas e localidades – Considerada uma das maiores locadoras do mundo, a Hertz Internacional opera em 145 países nas Américas, Europa, Oceania, Ásia, África e Oriente Médio, é a locadora com mais lojas nos aeroportos dos Estados Unidos e a maior também em 69 dos principais aeroportos da Europa. Serviço Telefone: (11) 3035-2811www.interep.com.br
Mais Notícias
18/11/2009
Accor Hospitality quer reforçar seu programa de fidelização de agentes de viagens
Focada em estreitar os laços com as agências de viagens, a Accor Hospitality, braço hoteleiro do grupo Accor e líder em número de hotéis na América Latina, marca sua presença no 21° Festival de Turismo de Gramado com estande em parceria com o Fórum de Operadores de Hotéis do Brasil (FOHB) para comemorar o sucesso do A.gente Accor: em apenas dois meses, o programa já possui mais de 2.000 associados em todo o Brasil. Cada US$ 100 efetuados em reservas nos 80 hotéis participantes se convertem em um ponto para o agente de viagem cadastrado. A partir de 20 pontos, o associado poderá efetuar um resgate pela internet por prêmios como hospedagens, cafés da manhã, eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Inicialmente, os agentes que realizarem reservas para diversos hotéis das redes Novotel e Mercure no Brasil participarão do programa de fidelidade. O Festival acontece de 19 a 22 de novembro, no Serra Park, localizado na cidade de Gramado (RS). Emanuel Baudart (foto), diretor de distribuição, vendas e marketing de relacionamento da Accor Hospitality na América Latina comenta que “a empresa realizou uma ampla pesquisa de profundidade com os agentes de viagem para entender melhor qual é a relação entre eles e nós. Constatamos que os temas mais relevantes levantados por estes parceiros eram o comissionamento e o faturamento de diárias”. Baudart explica que a empresa implantará a centralização do pagamento de comissão. Deste modo, não será mais responsabilidade de cada unidade o repasse do valor e o agente receberá sua comissão em um prazo máximo de seis dias úteis. O executivo esclarece, ainda, que a Accor Hospitality não tem políticas de restrição ao faturamento de diária e que garante este processo de cobrança para as agências que necessitam do procedimento. A Accor Hospitality está realizando diversas ações que reforçam o relacionamento da empresa com profissionais de pequenas e médias agências de viagem. Em outubro deste ano, a empresa lançou a campanha “Accor sorri com você”, que, além do A.gente Accor, oferece workshops sobre hotéis e destinos Accor e um Call Center personalizado para atender demandas específicas e que já está disponível aos revendedores. Para desenvolver o programa, a rede reestruturou seu departamento comercial e o de relacionamento, que agora contam com gerentes de venda regionais presentes em diversas cidades na América Latina. Assim, os distribuidores podem se comunicar com os representantes Accor Hospitality de suas próprias regiões, sem depender de praças centrais. “Os pequenos e médios agentes são responsáveis por grande parte do bom cenário atual no mercado hoteleiro. Criamos um sistema de atendimento específico para esse público e queremos mostrar a eles que a rede é uma boa opção de negócios para empresas de todos os portes”, afirma Baudart. Com as ações implementadas, a rede espera ter um retorno de 20% nas vendas, bem como consolidar sua imagem com os distribuidores de menor porte. As pessoas que visitarem o estande da Accor Hospitality no 21° Festival de Turismo de Gramado terão a oportunidade de se cadastrar no A.gente Accor de maneira fácil e ágil. Além disso, poderão conhecer mais sobre todos os novos canais de comunicação dedicados aos agentes de viagem.    
18/11/2009
Aruba participa do Festival de Turismo de Gramado
A ilha de Aruba, no Caribe, participa do 21º Festival de Turismo de Gramado (RS), que ocorre de 19 a 22 de novembro, no Centro de eventos Serra Park na cidade, com a certeza de que os esforços feitos para diminuir os efeitos da crise econômica mundial deram resultado e o ano que começou com queda no número de visitantes brasileiros deverá ser o melhor da década para a ilha em nosso mercado. “No início do ano, apresentávamos alternativas para que o número de brasileiros na ilha fosse igual ou pouca coisa menor em relação a 2008. Agora, estamos otimistas de que em 2009 tenhamos o melhor crescimento da década”, comemora Ana Maria Ostrower, diretora da Aruba Tourism Authority no Brasil (ATA). Levantamento feito pela ATA aponta crescimento no número de nossos turistas em Julho, Agosto e Setembro deste ano de 53.64%, 40.69% e 25.72%, respectivamente, em relação aos mesmos meses em 2008. “Se mantivermos a média de alta no último trimestre, teremos 40% a mais de brasileiros em férias por lá, ultrapassando 12 mil visitantes, número que não é alcançado desde a década de 1990”. Acesso mais fácil e mais barato – Os pacotes para as festas de fim de ano e para as férias de verão vendidos pelas operadoras e agências de viagem do País estão até 35% mais baratos em relação ao ano passado – até US$ 800 mais em conta. Motivo: o crescimento de ofertas de voos a partir do Brasil. Em outubro, a Gol inaugurou o voo regular a partir de São Paulo com escala em Caracas, na Venezuela e manteve o fretamento aos sábados a partir de Brasília. A Avianca leva diariamente via Bogotá, na Colômbia, e a Copa Airlines, voa para a ilha quatro vezes por semana via Cidade do Panamá com saídas de  São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Manaus. “Nunca foi tão fácil e barato ir para Aruba. Podemos apontar dois motivos para a redução dos preços: promoções na ilha (hotéis) por conta da crise financeira mundial e o aumento na oferta de voos a partir do Brasil, que derrubou o preço da passagem aérea”, afirma Ana Maria. “Se acrescentarmos a desvalorização do dólar frente ao real que é de 25% em um ano a redução é ainda maior.” Ela conta ainda que não foram somente os pacotes que ficaram mais baratos. Os preços na ilha – passeios terrestres, atrações, restaurantes e compras – também estão mais em conta. No Festival de Turismo de Gramado, Aruba vai ocupar o estande 117, na Rua Jardim das Bromélias, na Área Internacional.
17/11/2009
Festival de Turismo de Gramado começa nessa semana
A 21ª edição do Festival do Turismo de Gramado, que terá como novidade este ano o primeiro Salão do Turismo GLS, começa essa semana repleta de novidades. A Associação Mundial de Turismo Gay e Lésbico (IGLTA) estará presente no evento durante a palestra A Posição do Turismo GLS no Mundo, que será apresentada pelo embaixador da entidade para o Brasil e gerente comercial da TAM, Clovis Casemiro. No festival, ele espera encontrar mais empresas interessadas em apostar no nicho GLS e aumentar a participação do Brasil como destino gay friendly.Seguindo tendência das grandes feiras mundiais, o Festival de Gramado, que será realizado no Serra Park, também apresenta uma feira em diferentes áreas e salões, segmentados por nichos de mercado. Paralelamente à feira, o congresso antecipa o que será tendência no mercado e discute os rumos da atividade turística. Para este ano o tema central é Enfrentando o futuro de forma criativa – tendências da indústria turística e de viagens.
16/11/2009
Schultz levará 100 agentes para 21ª edição do Festival do Turismo
A operadora paranaense Schultz desembarca na 21ª edição do Festival do Turismo de Gramado trazendo consigo uma caravana de 100 agentes de viagens do Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina. A empresa tambem terá a participação de suas quatro marcas nessa edição do evento -a saber, Vital Card (assistência em viagens), Schultz Vistos (assessoria em vistos consulares), Reservando (hotelaria on line em todo o mundo) e By Travel (operador Europamundo de circuitos pela Europa). Segundo a Gestora de Marketing das Empresas Schultz, Marina Leal, a empresa cresce a cada ano e, por isso, também está aumentando a sua participação no Festival. “Para todos nós, participar do Festival é satisfação garantida. Apesar da crise, da gripe A, e das catástrofes de 2009, nossa equipe não se abateu, porque mantém o otimismo e, sobretudo, o foco nas soluções. Esta é uma postura que vemos na organização do Festival e, certamente, o ponto que conquistou o seu sucesso, as nossas empresas e os nossos parceiros”, avalia. O novo produto da Schultz, o Tour Operator Systems (sistema web para operadoras de turismo), será apresentado em stand próprio por Aroldo Schultz, diretor geral das Empresas Schultz e idealizador de suas marcas e produtos. A empresa estará com dois stands, um para o Tour Operador na área de Tecnologia, e outro para as quatro empresas Schultz em conjunto com a Skyteam e a Europlus, que representa, a Vital Card e a By Travel no Rio Grande do Sul, contando com o auxílio de Sandro Conti, da TurPontoCom, representante de Schultz Vistos no Estado.