Começa o 30º FESTURIS

FESTURIS iniciou nesta quinta-feira, 08, com os ministros do Turismo do Brasil e Uruguai no Palácio dos Festivais
Solenidade de abertura do Festuris 2018 contou com a presença de autoridades do setor de turismo

A solenidade de abertura contou também com a presença de deputados, governadores, mais de dez secretários de Turismo de estados brasileiros, embaixadores de países estrangeiros e mais de 380 jornalistas. A cerimônia ocorreu no Palácio dos Festivais, e foi encerrada com shows com Cadica e Luis Carlos Borges.

Para o evento, em três dias, são esperados pelo menos 15 mil profissionais de Turismo de 65 países para o evento que reúne as principais marcas do setor no mundo e é considerado a plataforma de negócios mais efetiva do setor na América do Sul. Na última edição, em 2017, foram 280 milhões de reais em geração de negócios, segundo dados da Universidade de Caxias do Sul. O evento divide-se em: Meeting FESTURIS, no Hotel Master Gramado (nas manhãs dos dias 09 e 10), Feira de Negócios, no Serra Park (nas tardes dos dias 09 e 10), e mais de 200 ações paralelas espalhadas em Gramado e Canela por três dias.

Cada vez mais internacional, a feira atrai este ano expositores como Mônaco, EUA, Espanha, África do Sul, Cuba, Itália, Rota da Bairrada, Las Vegas, México, Aruba, Noruega, Emirates, Florida, Paraguai, Costa do Marfim, Santa Monica, Royal Air Maroc, Câmara de Comércio Árabe, Califórnia, Universal, Israel, Seychelles, Turismo de Galicia, Turks e Caicos, República Dominicana, Região da Catalunha, San Martin, Bahamas, Norwegian, Disney Destinations, entre outros.

Além dos 65 destinos internacionais, o evento terá todos os estados brasileiros representados, além das principais marcas e destinos turísticos do país. São 2.500 marcas e destinos em exposição, distribuídos em 25 mil metros de área construída.

Marta Zorzanello - Diretora do Festuris

A solenidade de abertura foi marcada por muita emoção com o discurso da diretora do Festuris, Marta Rossi. "Somos um palco de muitas histórias”, diz Marta Rossi sobre os 30 anos do Festuris e destacou que ao longo dos anos, no evento nasceram entidades, empreendedores, negócios foram impulsionados e muitos casamentos foram celerados a partir de encontros ocorridos em Gramado. Antes de iniciar, no entanto, ela chamou ao púlpito os outros dois sócios da empresa, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi.

Em seu primeiro discurso no evento, Eduardo Zorzanello destacou os números desta edição, que promete receber 15 mil profissionais. Eduardo ainda lembrou que são mais de 2,5 mil marcas expostas em 350 estandes e 24 mil m². O destaque são os 65 países representados, mostrando a internacionalização do evento. “A cada ano temos novos países e aproximamos o Rio Grande das mais diferentes culturas. O Festuris irá gerar mais de R$ 20 milhões em movimentação na região, gerando emprego e renda. O volume de negócios será de mais de R$ 300 milhões, o que nos motiva a seguir avançando”, disse.

Marcus Rossi, por sua vez, ressaltou as inovações ao longo dos anos, mas focou no futuro. Para isso, ele citou a tecnologia. Contou que observando o setor percebeu que a indústria, mesmo sendo gigante, ainda caminha a passos de bebê quando se fala em tecnologia. “Por isso criamos o Gramado Summit, focado em jovens empreendedores. Tenho certeza de que este evento poderá ser um palco para o Turismo se reinventar”, destacou.

Ministro do Turismo - Vinicius Lummertz
Segundo o Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, “O Ministério do Turismo vê no FESTURIS um espaço privilegiado no contexto do turismo nacional. Pelo fato de reunir os principais atores de todos os elos da cadeia produtiva do turismo, é também um veículo importante para a divulgação das políticas públicas desenvolvidas para impulsionar o setor”.

Já para a ministra de Turismo do Uruguai, “O Brasil é um dos maiores parceiros de turismo do Uruguai, o segundo em emissão de visitantes ao nosso país. Manter contato direto com os players desse setor é de extrema importância para nós”, afirma Lilian Kechichian. ”Destacaremos na 30ª edição do FESTURIS as principais novidades do turismo uruguaio, expandindo a visão dos brasileiros para as infinitas opções de destinos e, possibilidades do setor oferecidos por nosso país”, completa a autoridade.

Guilherme Paulus, presidente da CVC fala ao público presente durante a abertura do Festuris 2018
Homenagem

No inicio da abertura do evento a CVC foi homenageada pelos 30 anos de operações na Serra Gaúcha.

Guilherme Paulus e valter Patriani receberam uma placa em comemoração à data e em reconhecimento da contribuição da operadora para o desenvolvimento do Turismo local. Nilo Sérgio Felix, em nome do Fornatur entregou uma placa em homenagem aos 30 anos do Festuris. “Ser empresário do Turismo não é fácil. Vocês mostraram luta e perseverança nestes 30 anos”, disse o presidente de honra da entidade.

Também foram nomeados 12 novos “Amigos do Festival”. Jandir Lancini, João Jacob Mehl, Roberto Wagner, Marcelo Kaiser, Carlos Augusto Nascimento, Ingrid Davidovich, Ramón Bahamonde, Jorge Almeida, Margarete Lucca, Ricardo Acosta, Jani Quevedo e Zanis Coelho.