Espaço Green & Experience e a sustentabilidade serão destaques no 33º Festuris

Experiência, sustentabilidade e transformação. Essas são palavras que vêm norteando o mundo atualmente. No turismo não está sendo diferente.
Experiência Pará 2020

Experiência, sustentabilidade e transformação. Essas são palavras que vêm norteando o mundo atualmente. No turismo não está sendo diferente. A 33ª edição do Festuris traz esses três conceitos que estão fazendo com que negócios se reergam e se solidifiquem.

A feira deste ano, com um total de 25 mil metros quadrados, apresentará tendências como o Espaço Green & Experience. Serão destacados os segmentos de ecoturismo, sustentabilidade, turismo rural e turismo de natureza em uma área conceito de 75m². No entorno, expositores demonstrarão suas essências incluindo o participante em várias experiências. Ou seja, destinos entendem que é preciso ter e divulgar experiências para atrair o público visitante.

Aliada a essas questões de experiência, o especialista em Estratégias de Desenvolvimento e Inovação Turística na Argentina, Leandro Choi avalia que esse “novo público” não quer mais ser chamado de turista, mas sim de viajante. “Turista e anfitrião buscam ter uma vivência que supere o vínculo. É uma nova forma de aprofundar o empoderamento das comunidades locais em relação aos visitantes”, explica.

Dentre os expositores já confirmados do espaço estão empresas e destinos preocupados com o meio ambiente e que valorizam as experiências com a natureza: Ministérios do Turismo e da Agricultura, Parauapebas, Urbia Cânions Verdes, Pará, Amazonas, Mato Grosso, Bahia, Cotia, Pará, Maranhão, Espírito Santo e Goiás.

Ações de conscientização em novembro

Aliás, a preocupação com o meio ambiente também é um dos pilares do evento. Segundo especialistas, a sustentabilidade orienta princípios com os quais é necessário pensar não só em turistas e suas experiências, mas na comunidade e nos prestadores de serviços.

Por conta disso o evento terá ações de conscientização na feira, como a ‘Árvore da Integração’, que será plantada pela Itália, e o slogan ‘Plante uma Árvore’, em que serão distribuídas mudas de árvores aos participantes. “Nós acreditamos que a transformação do turismo depende de propostas e práticas sustentáveis, e que iniciem dentro de nós formando um bem para a comunidade em que vivemos. Por isso apostamos nesta transformação”, declara Marta Rossi.

Fonte: Assessoria