Setur RS lança Plano de Marketing do RS em Gramado

O objetivo é desenvolver e aumentar a oferta turística gaúcha



A Secretaria do Turismo (Setur) do Rio Grande do Sul promoveu, nesta sexta-feira (23), durante o 24º Festival de Turismo de Gramado (Festuris), uma série de atividades ligadas aos destinos e produtos turísticos gaúchos. Entre elas, o lançamento do Plano de Marketing do Turismo do Rio Grande do Sul 2012-2015, que contou com a presença do Governador Tarso Genro e da secretária do Turismo, Abgail Pereira.

O lançamento do Plano é uma das ações inovadoras que a Setur traz, neste segundo ano de gestão, como forma de investimento promocional do destino Rio Grande do Sul e seus produtos turísticos. O objetivo de trabalhar as estratégias de promoção aliadas à comunicação são essenciais para desenvolver e aumentar a oferta turística gaúcha, conforme o mapeamento dos estudos e pesquisas apontadas no Plano de Desenvolvimento do Turismo, lançado em maio deste ano.

Um dos pontos importantes a ser destacados no plano de marketing é definir quais produtos devem ser priorizados nos trabalhos de desenvolvimento e promoção. Nesse sentido, a orientação é de que o detalhamento das principais características para cada produto tenha novas e melhores oportunidades de aproveitamento. “Estamos lançando o desafio de lançar os produtos turísticos no mercado nacional e internacional. Agora saberemos o que oferecer e para quem oferecer de forma qualificada”, afirmou Abgail Pereira durante a coletiva de imprensa.

No caso do Rio Grande do Sul, foi levado em consideração o interesse dos turistas, a proximidade e a facilidade de acesso aos mercados emissores, além do potencial dos recursos naturais e culturais existentes. Categorizam-se em produtos turísticos prioritários do plano da seguinte forma: Porto Alegre e Serra Gaúcha (Produtos Consolidados) e Litoral, Pampa Gaúcho, Parques Naturais, Missões e Eventos (Produtos em Crescimento e Novos Produtos).

Programação da Setur

Também ocorrerá o encontro com blogueiros do turismo do RS, atividade que tem o propósito de reunir as experiências e impressões sobre os mais diferentes locais, a partir da ideia da integração entre a secretaria e saber de que forma a instituição possa ser parceira deste segmento e promover ainda mais o turismo gaúcho. Será realizado um tuitaço em que os internautas escolherão um destino a ser visitado futuramente.

Além disso, está previsto na programação da Setur, um encontro entre os participantes da caravana com profissionais do trade turístico, vindos de nove países da América Latina (Argentina, Uruguai, Peru, Panamá, Venezuela, Colômbia, Chile, Bolívia e Equador) para o workshop "Conhecendo o Rio Grande do Sul: Produtos e Atrativos Turísticos", onde haverá a apresentação dos principais atrativos do Estado.

Para finalizar, a Setur apresentará o aplicativo Belezas Gaúchas – Festas e Eventos no RS, que poderá ser baixado gratuitamente em www.zerohora.com/aplicativos, para tablets com sistema Android e iPad. O projeto é uma parceria do Grupo RBS, da Secretaria do Turismo do Estado e da Secretaria do Esporte e do Lazer. Na oportunidade, uma grande confraternização com o show dos "Os Fagundes" fechará as atividades da secretaria.

Fonte: Ascom

Fonte: Ascom