Suspeita de Coronavírus
• Isole o/a(s) doente(s)
• Identifique as pessoas que possam ter estado em contato com o(s) doente(s).
• Limite o acesso aos locais suscetíveis de contaminação.
• Chame um médico.
• Entre em contato com as autoridades de saúde locais.
• Entre em contato com o comitê de gestão de crises de sua marca.
Mesmo que haja pressão dos meios de comunicação solicitando informações, é importante adiar pronunciamentos com a imprensa até obter orientações da direção de comunicação.
Risco de contágio confirmado
• Crie uma célula de crise e reúna os colaboradores para estruturar as medidas que devem ser tomadas.
• Denomine um colaborador para receber e orientar serviços de emergência, autoridades e imprensa.
• Indique um colaborador para tratar das chamadas externas e dar o seu nome aos outros colaboradores.
• Reúna informações essenciais sobre o(s) doente(s), como dados pessoais, contatos de emergência e ficha médica.
• Organize os cuidados a serem prestados para evitar que haja contaminação às pessoas que se encontram nas dependências próximas ao paciente (principalmente crianças, idosos e PCD).
• Com o consentimento do portador do vírus caso ele não possa fazê-lo por si próprio:
¨ A polícia informará a família, se a regulamentação nacional o exigir.
¨ Na ausência de regulamentação e com o aval da polícia:
* Informe a família no caso de um cliente/colaborador que seja cidadão do país.
* Entre em contato com o consulado ou a embaixada do país de origem do cliente ou colaborador caso ele não seja cidadão local e esses órgãos serão encarregados de entrar em contato com a família.
* Caso seja uma viagem planejada, informe a família, coordenando o contato com o organizador da estadia ou o operador turístico.
¨ Em todos os casos, indique um número de telefone que permita contato direto com o Diretor Geral, sem passar pela recepção.
• Organize os eventuais cuidados à família e às pessoas próximas do doente, se estes se dirigirem ao hotel.
• Organize as refeições das pessoas que tenham de permanecer no quarto.
• Garanta a proteção dos bens pessoais do(s) doente(s).
Acompanhamento da situação
• Aplique todas as recomendações das autoridades médicas.
Guarde os documentos escritos relacionados com as recomendações dos profissionais de saúde.
• Informe regularmente clientes e colaboradores com fatos acerca da situação.
• Recolha testemunhos úteis dos clientes ou colaboradores.
Anote nome, sobrenome, endereço e telefone seguindo o modelo de ficha de recolha de testemunho.
• Faça uma declaração de sinistro à companhia ou agente de seguros do estabelecimento.
• Em caso de hospitalização do paciente, peça regularmente por atualizações.
• Ofereça ao doente acompanhamento nas suas atividades.
• Ofereça apoio psicológico aos colaboradores e clientes que necessitarem.
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