FOHB divulga Cartilha sobre Casos de Coronavírus (suposto ou confirmado)

Aja rapidamente: a primeira hora é a mais crítica. Procure por eficácia. Esta é uma situação delicada que deve ser controlada através do trabalho em equipe.







Suspeita de Coronavírus

• Isole o/a(s) doente(s)

• Identifique as pessoas que possam ter estado em contato com o(s) doente(s).

• Limite o acesso aos locais suscetíveis de contaminação.

• Chame um médico.

• Entre em contato com as autoridades de saúde locais.

• Entre em contato com o comitê de gestão de crises de sua marca.

Mesmo que haja pressão dos meios de comunicação solicitando informações, é importante adiar pronunciamentos com a imprensa até obter orientações da direção de comunicação.

Risco de contágio confirmado

• Crie uma célula de crise e reúna os colaboradores para estruturar as medidas que devem ser tomadas.

• Denomine um colaborador para receber e orientar serviços de emergência, autoridades e imprensa.

• Indique um colaborador para tratar das chamadas externas e dar o seu nome aos outros colaboradores.

• Reúna informações essenciais sobre o(s) doente(s), como dados pessoais, contatos de emergência e ficha médica.

• Organize os cuidados a serem prestados para evitar que haja contaminação às pessoas que se encontram nas dependências próximas ao paciente (principalmente crianças, idosos e PCD).

• Com o consentimento do portador do vírus caso ele não possa fazê-lo por si próprio:

¨ A polícia informará a família, se a regulamentação nacional o exigir.

         ¨ Na ausência de regulamentação e com o aval da polícia:

                  * Informe a família no caso de um cliente/colaborador que seja cidadão do país.

             * Entre em contato com o consulado ou a embaixada do país de origem do cliente ou colaborador caso ele não seja cidadão local e esses órgãos serão encarregados de entrar em contato com a família.

            * Caso seja uma viagem planejada, informe a família, coordenando o contato com o organizador da estadia ou o operador turístico.

        ¨ Em todos os casos, indique um número de telefone que permita contato direto com o Diretor Geral, sem passar pela recepção.

• Organize os eventuais cuidados à família e às pessoas próximas do doente, se estes se dirigirem ao hotel.

• Organize as refeições das pessoas que tenham de permanecer no quarto.

• Garanta a proteção dos bens pessoais do(s) doente(s).

Acompanhamento da situação

Aplique todas as recomendações das autoridades médicas.

Guarde os documentos escritos relacionados com as recomendações dos profissionais de saúde.

• Informe regularmente clientes e colaboradores com fatos acerca da situação.

• Recolha testemunhos úteis dos clientes ou colaboradores.

Anote nome, sobrenome, endereço e telefone seguindo o modelo de ficha de recolha de testemunho.

• Faça uma declaração de sinistro à companhia ou agente de seguros do estabelecimento.

• Em caso de hospitalização do paciente, peça regularmente por atualizações.

• Ofereça ao doente acompanhamento nas suas atividades.

• Ofereça apoio psicológico aos colaboradores e clientes que necessitarem.

Fonte: assessoria