FOHB leva reivindicações do setor ao I Encontro de Hotelaria Nacional

FOHB reafirma sua posição sobre direitos autorais e isenção de vistos em evento com ministro do Turismo e presidente da Embratur.

O I Encontro de Hotelaria Nacional, que ocorreu em Brasília na última quinta-feira, 23, foi promovido pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados e reuniu 250 pessoas, dentre os quais representantes do Poder Executivo, hoteleiros, dirigentes de entidades ligadas à hotelaria e ao turismo, empresários do setor além dos parlamentares da CPTur.

O Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, através de seu presidente executivo Orlando de Souza, apresentou o estudo em parceria com a FGV - Fundação Getúlio Vargas, que demonstra o potencial da hotelaria na criação de empregos em todo o território nacional e reafirmou, também, sua posição favorável à aprovação, pelo Senado, da isenção dos vistos para turistas dos EUA, Canadá, Austrália e Japão.

“É preciso sempre lembrar da importância do turismo para a economia brasileira. Nossos estudos demonstram que a cada 1 milhão de reais de aumento na demanda do setor de alojamentos, 25 novos postos de trabalho são criados de forma direta, indireta e induzida. Da mesma maneira, apoiamos irrestritamente a normativa de isenção de vistos, que beneficiará sobremaneira os meios de hospedagem e alimentação do país e impactará a balança comercial positivamente. Segundo o Ministério do Turismo, pode-se alcançar até a cifra de 800 milhões de reais em um ano”, explica Orlando.

O FOHB também reiterou sua posição favorável na manutenção no texto da LGT– Lei Geral do Turismo, aprovada pela Câmara, em que não cabe a cobrança de direitos autorais dentro do apartamentos dos meios de hospedagem.

“Somos favoráveis às cobranças nas áreas públicas, como bares, restaurantes, academia e áreas de evento. Já a cobrança nos quartos dos hóspedes é indevida. Há um consenso jurídico de que se trata de uma área privada", lembra o presidente executivo do FOHB.

O evento contou ainda com as presenças do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e do novo presidente da Embratur, Gilson Machado. Participaram também os presidentes Manoel Linhares, da ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Munis Kalassa, da ABR – Associação Brasileira de Resorts, da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e da FRENTUR, que também apresentaram aos senadores e deputados seus projetos, pautas e sugestões para investimentos em turismo.


Fonte: assessoria