Canais
HOTELARIA
publicado em 14 de julho de 2020 - 16h 6

Manual da Abralimp traz protocolos de limpeza para hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional relaciona quais os procedimentos de limpeza e desinfecção adequados para garantir a proteção de hóspedes e funcionários.

Da Redação

O plano elaborado pelos governos estaduais permitindo a reabertura gradativa de hotéis, pousadas e meios de hospedagem em geral traz uma série de diretrizes a serem seguidas por estes estabelecimentos em relação à limpeza e desinfecção dos ambientes. O Brasil possui mais de 32 mil meios de hospedagens, segundo estudo elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O setor precisa se adequar para atender aos clientes de forma segura desde a sua chegada.

A Abralimp destaca no Manual de Procedimentos de Limpeza durante a pandemia de Covid-19 para Meios de Hospedagem que o protocolo disponibilizado pelo Ministério do Turismo recomenda que sejam definidos dois funcionários para realizar a limpeza da unidade habitacional: um que ficará responsável pela remoção do enxoval do quarto e pela remoção do lixo e outro que deverá ser o responsável pela limpeza.

Outro ponto importante é adotar dois protocolos de limpeza nas unidades habitacionais: uma durante a estadia do hóspede, realizada em dias alternados e sem a presença dele; e a outra no check-out, incluindo procedimentos mais específicos e abrangendo toda a unidade, do teto ao piso.

De acordo com Guilherme Salla, diretor do Comitê de Sustentabilidade e Certificação da Abralimp, “nos hotéis, todas as ações são efetuadas pelo bem-estar do hóspede, do momento em que ele adentra até sua saída. Então, a limpeza profissional, neste contexto, é um ponto fundamental e significa entregar saúde ao cliente”.

Salla aponta que ter empresas especializadas na prestação de serviços como parceiras garante maior eficiência nos processos e equipamentos utilizados, produtividade e uma melhor gestão dos resultados.

Bruno Omori, presidente do IDT-CEMA (Instituto de Desenvolvimento de Turismo, Cultura Esporte e Meio Ambiente), aponta que "é fundamental seguir os protocolos para o atendimento aos hóspedes de maneira segura nesta retomada das atividades" e destaca o reconhecimento da essencialidade dos profissionais de limpeza como um dos principais aprendizados de todo o mercado com a pandemia.

Recomendações

O Manual criado pela Abralimp traz várias recomendações, entre elas:

  • Nas áreas de piscina, higienizar espreguiçadeiras, mesas e cadeiras após cada uso.
  • Nos balcões/bancadas, fazer a higienização a cada atendimento.
  • Na troca de roupa de cama e banho, as roupas usadas deverão ser acondicionadas em sacos para não terem contato com outros materiais.
  • Realizar a retirada do enxoval sem movimentos bruscos, evitando a suspensão das partículas no ambiente.
  • As roupas limpas também devem ser acondicionadas em sacos limpos para evitar contaminação.

Para informações completas, acesse aqui a íntegra do Manual de Procedimentos de Limpeza durante a pandemia de Covid-19 para Meios de Hospedagem.

Fonte: assessoria

Veja também:

27/07/2021
Resorts Brasil comemora a entrada de três empreendimentos do Grupo Tauá
A Resorts Brasil anuncia a associação de três empreendimentos do Grupo Tauá: Tauá Resort & Convention Atibaia, Tauá Resort & Convention Alexânia e Tauá Resort & Convention Caeté.
27/07/2021
Meliá conta com tecnologias emergentes para reforçar sua eficiência após Covid-19
Projeto implementado em parceria com a Uipath, referência em tecnologia, automatiza processos e libera tempo para execução de tarefas com visão estratégica.
16/07/2021
Enjoy Solar das Águas, inaugura em Olímpia (SP), no mês de agosto
Uma experiência premium para toda a família, com destaque para o bem-estar e diversão, e localização privilegiada, ao lado do parque aquático Thermas dos Laranjais
14/07/2021
Wyndham Olímpia assume gestão dos restaurantes e amplia oferta de pacotes
Com equipe própria dedicada ao departamento de alimentos e bebidas, hotel renova a gastronomia dos seus restaurantes e passa a oferecer pensão completa
Newsletter
Receba as novidades