Meliá Hotels International assina com UiPath e passa a automatizar processos com RPA

A marca é pioneira na implantação de tecnologia RPA - Robotic Process Automation na indústria hoteleira. Desde 2016, a rede passa por uma profunda transformação digital de seus canais de vendas e marketing.



A rede Meliá Hotels International tornou-se pioneira na implementação de tecnologia RPA – Robotic Process Automation na indústria hoteleira ao assinar com a líder de mercado UiPath. A Meliá já vem realizando uma significativa transformação digital de seus canais de vendas e marketing desde 2016 (com um investimento de 140 milhões de euros) e agora introduziu o RPA de forma estratégica para digitalizar seus processos mais importantes.

A implementação da plataforma de RPA da UiPath na rede Meliá foi projetada para melhorar o atendimento ao cliente e a produtividade dos funcionários. A ação faz parte do "Robotics 360", um dos pilares do Hub Digital criado pela empresa que, por sua vez, integra o “Be Digital 360”, um programa de transformação digital global.

O programa utiliza a plataforma UiPath para separar os processos transacionais dos processos de tomada de decisão e tornar os processos transacionais mais fáceis, especialmente no back office. Com isso, eles passam a ficar sob o comando de equipes especializadas, enquanto equipes de gerenciamento se concentram na tomada de decisões que agregam valor aos negócios.

Neste ano, a empresa está implementando gradualmente o RPA em diferentes áreas, como Crédito e Seguros, Hotéis, Administração e Recursos Humanos, RH, com resultados bastante positivos. Um exemplo é o uso do RPA na entrega de contratos de crédito, encurtando um processo que costumava levar meses para apenas algumas semanas.

Atualmente, o uso da plataforma de RPA da UiPath concentra-se em processos corporativos, embora alguns projetos-piloto também tenham sido implementados para automatizar processos nos hotéis. O programa começou com foco inicial na Espanha e na América, mas a rede pretende expandir o uso da tecnologia para todas as regiões onde atua no médio prazo.

Carlos Gonzalez, vice-presidente de Planejamento Estratégico da Meliá, afirmou acreditar na transformação digital da indústria hoteleira e contará com o apoio dos funcionários para isso. “Acreditamos na transformação digital da indústria hoteleira e estamos convencidos de que a Automação Robótica de Processos melhorará os resultados da empresa e o trabalho diário de nossa equipe. Para conseguir isso, democratizaremos a automação dentro da organização, convidando os funcionários a propor proativamente os processos que eles acreditam que podem ser automatizados. A médio prazo, muitos de nossos funcionários poderão contar com o suporte de um robô de software em suas tarefas diárias. A combinação de soluções RPA com inteligência artificial nos permitirá alcançar uma capacidade de automação ainda maior”, explica.

Franck López, vice-presidente regional da UiPath Iberia, disse sobre a parceria da empresa com a rede Meliá: “nosso trabalho com a Meliá Hotels International é muito inspirador porque estamos vendo uma combinação fantástica de tradição e transformação. Com uma sólida história, Meliá é agora pioneira na transformação digital da indústria hoteleira e estamos orgulhosos de ser seu parceiro de escolha na implantação do RPA”.

Fonte: assessoria