Canais
Hotéis
publicado em 27 de julho de 2021 - 11h48

Meliá conta com tecnologias emergentes para reforçar sua eficiência após Covid-19

Projeto implementado em parceria com a Uipath, referência em tecnologia, automatiza processos e libera tempo para execução de tarefas com visão estratégica.

Da Redação

A Meliá Hotels International conta com tecnologias emergentes para fortalecer sua eficiência pós-Covid-19. No início de 2020, a empresa anunciou o projeto “Robotics 360” de automação com a Uipath, pioneira na implantação da Automação Robótica de Processos (RPA) na indústria hoteleira, e um ano depois já está presente em 30% das áreas do grupo, com um total de 30 robôs de software em operação na Europa. Essa tecnologia automatiza processos e tarefas repetitivas com base em regras, liberando tempo manual e permitindo que os colaboradores se concentrem na execução de tarefas com maior valor agregado e visão estratégica.

A médio prazo, muitos dos colaboradores do grupo poderão contar com a ajuda de um software robotizado nas suas tarefas diárias, uma vez que o projeto está 100% adaptado às suas necessidades e eles próprios são fundamentais na identificação dos processos a automatizar. Ao longo de 2020, a implantação do RPA obteve resultados muito positivos em áreas como Administração, Operações, Comercial, Recursos Humanos e Gestão de Riscos, entre outras. Assim, por exemplo, esses robôs já realizam várias tarefas na empresa, como conciliar pagamentos, leitura e extração de informações, envio em massa de documentos ou gerenciamento automatizado de pedidos internos, otimizando a execução e ajudando na otimização do tempo.

Guillaume Pasquet, Diretor Geral da UiPath para Espanha e Portugal, comentou que “depois de iniciar este projeto, a Meliá Hotels International se tornou rapidamente uma pioneira na implementação de RPA na indústria hoteleira. O compromisso da Rede em melhorar a experiência dos seus colaboradores e a qualidade dos serviços através da automatização, em benefício do cliente final, estabelece um elevado padrão na indústria”.

Um dos fatores-chave desse sucesso tem sido o compromisso com a conscientização e a formação contínua de seus colaboradores. Os robôs de software tornaram-se assim grandes aliados dos funcionários do grupo. “Durante a pandemia Covid-19, tivemos que adaptar drasticamente a forma como trabalhamos e nos engajamos, e a tecnologia RPA está ajudando nossos funcionários a gerenciar um grande volume de tarefas transacionais automática e remotamente”, explica Carlos González, vice-presidente de Planejamento Estratégico da Meliá Hotels International.

O setor de hospitalidade continuará investindo em RPA, bem como em Inteligência Artificial, para atingir uma capacidade ainda maior de automação de processos. Com base no sucesso que alcançou com a automação durante a pandemia, sua meta é capacitar ainda mais seus funcionários para usar a automação e melhorar a qualidade do trabalho.

Fonte: Assessoria

Veja também:

15/09/2021
Clima ao Vivo eleva taxa de ocupação hoteleira com valor agregado aos hóspedes
Dedicada ao monitoramento de tempo e clima, empresa vê crescerem audiência e reservas dos hotéis que dispõem de câmeras da startup
10/09/2021
Localiza e Atlantica firmam parceria que oferece benefícios exclusivos
Serão concedidos descontos no aluguel de um carro e na reserva de uma hospedagem realizados pelos canais de venda diretos das empresas
03/09/2021
Atlantica Hospitality International é eleita pelo Great Place to Work como uma das melhores empresas para se trabalhar em Barueri
Mesmo em um ano atípico para o setor de turismo, empresa ficou entre as dez melhores colocadas; esse é o terceiro ano consecutivo de reconhecimento.
02/09/2021
Fundador da rede GJP Hotels & Resorts, Guilherme Paulus, vende rede de hotéis à R Capital
O empresário Guilherme Paulus anunciou hoje a venda de sua rede hoteleira, a GJP Hotels & Resorts. Segundo o comunicado o grupo de hotéis passa a ser integralmente de “um veículo de Private Equity, gerido pela R Capital, empresa que atua no mercado de capitais, especialmente nos setores imobiliário e de crédito”.
Newsletter
Receba as novidades