Meliá é nomeada rede hoteleira mais sustentável do mundo

A rede obteve a pontuação mais alta do setor, acima dos principais grupos internacionais, na mais recente Avaliação de Sustentabilidade Corporativa (CSA) do SAM.

A Meliá Hotels International obteve a maior pontuação no setor de turismo global na mais recente Avaliação de Sustentabilidade Corporativa (CSA) do SAM, Agência Internacional de Investimentos Sustentáveis, tornando-se a rede de hotéis mais sustentável do mundo em 2019. Para Gabriel Escarrer, vice-presidente e CEO do grupo, o título é marcante. “Essa notícia é, sem dúvida, o maior reconhecimento ao nosso modelo de gestão, em que a sustentabilidade e sua integração aos negócios se tornaram as principais características da Meliá, porque as empresas devem gerar um impacto positivo na sociedade e no planeta”, afirma.

Os resultados desta avaliação reforçam o excelente desempenho da empresa, compromisso com o progresso social e econômico e o papel fundamental na luta contra as mudanças climáticas na indústria hoteleira. “Somos uma empresa familiar com fortes valores, que queremos construir confiança entre nossos stakeholders e a sociedade. Tenho muito orgulho de toda a nossa equipe, porque juntos conseguimos estabelecer uma cultura transversal de comprometimento com os grandes desafios globais, respondê-los com uma visão de longo prazo, responsabilidade e respeito ao meio ambiente, motivados pela convicção de que o turismo é um poderoso motor de desenvolvimento social e econômico no mundo ", disse Escarrer.

A Avaliação de Sustentabilidade Corporativa (CSA) do SAM é uma avaliação anual das práticas de sustentabilidade de mais de 4.700 empresas em todos os setores, focada em critérios econômicos, sociais e ambientais, bem como em critérios específicos para cada setor. Em 2018, a Meliá obteve a terceira melhor pontuação do setor hoteleiro, recebendo o reconhecimento da Classe Prata no Anuário da Sustentabilidade da prestigiada SAM. Em 2019, a rede estabeleceu um novo recorde, obtendo a maior pontuação registrada até hoje: 83 pontos.

Como resultado dessa avaliação, a Meliá é confirmada como líder nas esferas econômica e social, tendo atingido 100 pontos (pontuação máxima) em critérios como: Estratégia Climática, Relatório de Assuntos Sociais, CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), Estratégia Fiscal ou Materialidade. Além disso, obteve também a melhor nota em seu setor em critérios como Direitos Humanos, Treinamento e Desenvolvimento de Talentos, Cadeia de Suprimentos, Código de Ética, Gerenciamento de Riscos e Saúde e Segurança Ocupacional.

Programa de reciclagem

Uma das maiores metrópoles do mundo, São Paulo atrai milhões de turistas todos os anos. Pensando em como minimizar o impacto ambiental gerado por cada hóspede, sete hotéis da capital paulista, administrados pela Meliá, desenvolveram um Programa de Reciclagem. Materiais como papel, óleo de cozinha e sucata metálica são devidamente enviados para a reciclagem e geram um valor que é revertido em pequenas melhorias para os colaboradores e na estrutura dos hotéis.

Só no ano passado, foram recicladas 5.538 toneladas de óleo de cozinha, 8% a mais que em 2018. Juntos, os hotéis somam uma economia de recursos naturais impactante, como a cerca de 500 árvores que não foram cortadas graças à reutilização de material.

Confira quanto cada unidade reciclou em 2019. Os números mostram a soma da reciclagem de materiais como papelão, papel misto, plásticos em geral, sucata metálica, latas de alumínio e embalagens de vidro:

- TRYP São Paulo Nações Unidas: 10.081 t

- TRYP São Paulo Iguatemi: 12.852 t

- TRYP São Paulo Tatuapé: 8.157 t

- TRYP São Paulo Higienópolis: 10.400 t

- TRYP São Paulo Jesuíno Arruda: 15.487 t

- Meliá Paulista: 6.856 t

- Meliá Jardim Europa: 26.752 t

Fonte: assessoria