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publicado em 02 de agosto de 2013 - 10h32

Resorts Brasil divulga pesquisa inédita sobre hábitos e perfil dos clientes de resorts

Importância dos eventos aumenta significativamente como negócio entre os resorts. 40% dos pesquisados não acessam redes sociais, 14% buscam informações para sua viagem em revistas e 24% em sites.

Da Redação

A Resorts Brasil (Associação Brasileira de Resorts – www.resortsbrasil.com.br) finalizou sua pesquisa anual sobre os “Hábitos e Perfil dos Clientes de Resorts”, encomendada pela entidade para a Guest Associados.

Desta vez, o levantamento foi feito durante a alta temporada (verão de 2012/2013) e ouviu 2.953 turistas, divididos de acordo com a incidência dos resorts no país (a região Nordeste, por exemplo, onde fica grande parte dos empreendimentos, ficou com 47% dos entrevistados).

Resultados

Segundo a pesquisa, a maior parte do hóspede de resort (60%) acessa redes sociais. Para informações sobre viagens, buscam uma ou mais fontes, sendo a internet a principal (45%), seguida pelas Agências de Viagens (26%), indicação de amigos (16%) e publicações especializadas (8%).

O maior peso da internet está nas regiões Sudeste e Sul. Na região Centro Oeste, a segunda fonte de informação são as revistas (20%). No Nordeste, a segunda fonte são as agências de viagens (35%). Na região Sul, a indicação tem o segundo lugar (22%), sendo superior ao item Agência de Viagens (19%).

Porém, na hora de decidir mesmo para onde viajar, o maior impacto na escolha do resort ainda é a velha indicação (33% dos entrevistados); a internet fica em segundo lugar, com 24%.

No geral, 44% utilizam a Agência de Viagens para realizar suas reservas, 32% realizam através de telefone e e-mail do hotel, 18% através do site do hotel e 6% através de Agência de Viagens On Line.

31% dos entrevistados já estiveram em 3 a 5 resorts; 28% deles já estiveram em 2 resorts, 21% em mais de 5 resorts e 20% estiveram apenas uma vez em resorts.

As regiões Centro Oeste e Nordeste (26% cada) são as que possuem o maior índice de "estreantes" em resorts.

A maioria (54%) viaja com crianças, e 70% consideram a tarifa "free" para os pequenos um diferencial preponderante na escolha do resort. O sistema all inclusive já é o preferido por 50% dos turistas de resorts.

14% dos entrevistados disseram que não programam suas viagens. O índice de turistas sem planejamento é maior na região Centro-Oeste (28%); nas outras regiões, varia de 7% a 9%.

Os principais fatores de motivação para os entrevistados irem a um resort são: praia (16%), localização (12%), indicação de amigos (10%), natureza/ecologia (9%), atividades para crianças (8%), já conhecem e a cidade onde está o resort (7% cada), indicação do agente de viagens (6%) e ter várias atividades no mesmo local (5%).

Resorts investiram R$90 milhões em ampliação e novos centros de eventos

O presidente da Resorts Brasil, Dilson Jatahy Fonseca Jr., destaca o investimento do segmento em eventos e também na preparação para os grandes eventos esportivos, começando pela Copa do Mundo em 2014, como sinal da confiança dos empreendimentos da categoria "resorts" para os próximos anos. "De 2012 para cá, somente em novos centros de eventos ou ampliação desses espaços, foram investidos mais de R$ 90 milhões por parte dos resorts", completa ele, lembrando que o sorteio final dos jogos da Copa será realizado em um resort - a Costa do Sauípe - em dezembro.

Hoje, o percentual do hóspede de eventos entre os resorts é de 30%; em 2009, era de 15%. A porcentagem de participação por resort varia bastante; em alguns, os eventos representam até 80% da ocupação, em outros ficar em torno de 5% ou menos.

Alguns exemplos de investimentos entre os resorts:

- Costão do Santinho*, deverá faturar este ano pela primeira vez mais com o hóspede de eventos do que com o hóspede de lazer.

- Transamérica Comandatuba* (Ilhéus/BA) - referência no segmento. Inaugurou uma ampla área de eventos no final de 2011.

- Costa do Sauípe* (Salvador/BA) – inaugura no final do mês uma nova área de eventos.

- Royal Plaza* (Campinas/SP) - "case" de sucesso em eventos, tem mais de 50% do faturamento com este segmento e lança ainda este ano projeto em que triplica sua área de eventos e dobra a de hospedagem.

- Vale Suíço* (Itapevi/SP) – inaugurar neste final de semana novo espaço para eventos.

- Rio Quente Resorts* (Rio Quente/GO) – anuncia até o final do ano sua entrada na área de eventos.

- Recanto do Park (Foz do Iguaçu/PR) – inaugurou este ano um amplo centro de convenções.

Abaixo alguns dados das Pesquisa:

Fonte: Assessoria

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