Uma noite da realeza no Hotel Ritta Höppner

A noite de sábado último, 5 de outubro de 2013, foi especial para a família Höppner e para a comunidade de Gramado, neste ano em que se comemora os 55 anos do tradicional Hotel Ritta Höppner e os 30 anos do Parque Mini Mundo.
Da esquerda para a direita: Guilherme, Heino e Adriana Höppner, príncipe da Baviera, Jussara Höppner e Rafaela Höppner Rodrigues,(4ª geração da Família Höppner, ao centro)



Os salões do Restaurante Otto estavam ornamentados com bandeiras da Alemanha, da Bavária e do Brasil, entre muitas flores e elementos decorativos nas cores azul e branco. Era o início da cerimônia oficial da “Semana da Baviera no Brasil”, realizada de 3 a 6 de outubro no Hotel Ritta Höppner, em Gramado, RS. Na noite, foram recepcionadas pessoas elegantemente vestidas e autoridades brasileiras e alemãs, tendo como um dos pontos altos o ato de entrega de um mimo por Rafaela, representante da 4ª geração da Família Höppner, para o príncipe Heinrich Prinz von Bayern, nascido em Landsberg am Lech, Sul da Alemanha, em 23 de janeiro de 1986 e que cresceu no Castelo de Kaltenberg.

Henrique da Baviera permaneceu no hotel por quatro dias e é o quarto filho do príncipe Heinrich Luitpold Rupprecht Prinz von Bayern e de sua esposa Katrin Beatrix Wiegand. É neto do príncipe Ludwig da Baviera e de sua esposa, a Princesa Irmingard, e trineto do último Rei, Ludwig III. Como bisneto da arquiduquesa Maria Tereza da Áustria-Este, Heinrich está também na linha de sucessão dos tronos da Inglaterra, Escócia, França e Irlanda.

Em seu pronunciamento, Heinrich Prinz Von Bayern agradeceu a Cláudio Weber, presidente da Rota Romântica por todas as atenções recebidas durante a sua estada na Região das Hortênsias, e disse ter ficado muito feliz por poder falar em alemão durante o jantar oficial, sabendo que muitos dos presentes o entendiam: “Isso é fruto do trabalho de pessoas que se dedicam para que a cultura germânica seja divulgada e preservada entre as gerações. Este fato torna esta região mais turística e atraente. Ao chegar aqui, a ideia de que no Brasil temos apenas samba, futebol e praia foi rompida. Estou surpreso com a outra realidade que aqui vejo”.

Um dos Salões do Otto Restaurante





A realeza em Gramado

Hospedado no Hotel Ritta Höppner, o Príncipe participou de todos os jantares da II Semana da Bavária, com pratos da culinária típica da Baviera desenvolvidos pelo Chef alemão Alexander Zimmermann, com o apoio do Chef consultor do Otto Restaurante, Adriano Farina. Em uma cerimônia durante a sua estada, o Príncipe recebeu do Prefeito de Gramado, Nestor Tissot, uma correspondência propondo um acordo de irmandade entre Gramado e a cidade alemã de Garmisch-Partenkirchen. O prefeito afirmou que esta irmandade pode gerar muitos benefícios e interesses, com troca de informações econômicas e turísticas.

A noite oficial

O último jantar da Semana da Baviera apresentou uma sequência de pratos harmonizados com bebidas especiais, como a cerveja König Ludwig Weissbier Hell, da cervejaria pertencente à Família Real. Recebidos com músicas especialmente escolhidas para serem interpretadas pelo Quarteto de Cordas de Gramado e com protocolo conduzido pela Associação da Rota Romântica, promotora do evento em Gramado, os convidados participaram do ato de abertura juntamente com as autoridades convidadas.

O presidente da Associação Rota Romântica, Cláudio José Weber, falou que a proposta da Semana da Gastronomia foi de valorizar a tradição alemã, difundir a sua cultura e manter a relação entre os imigrantes e a Alemanha. A diretora do Hotel Ritta Höppner e do Mini Mundo, Jussara Höppner, destacou as festividades de 55 anos e 30 anos dos empreendimentos, considerando uma honra poder receber os ilustres convidados num momento tão importante para a Família. 

O diretor do Complexo Turístico de Hohenschwangau – Sul da Alemanha, Günter Meyer, comentou que ficou orgulhoso ao ver a lista de hóspedes do Hotel e constatar a representatividade da noite. Enfatizou o importante trabalho da Rota Romântica, agradeceu de forma especial a recepção proporcionada pelo hotel, além de anunciar para o próximo ano a realização de evento semelhante na Alemanha, como uma forma de intercâmbio cultural e gastronômico. A data inicialmente prevista é de 29 de agosto a 7 de setembro de 2014. Günter foi o responsável pela vinda do Chef que desenvolveu os pratos produzidos pela cozinha do Otto Restaurante durante a Semana de Gastronomia.

O Cônsul da Alemanha Stefan Traumann, do Consulado Geral de Porto Alegre, comentou que o Sul do Brasil não podia ficar de fora das comemorações do “Ano da Alemanha no Brasil 2013-2014”. Na sua manifestação lembrou ainda a importância da Baviera na integração das tradições, cultura e trabalho, motivo pelo qual a região é muito querida em todo o mundo. Segundo o Cônsul, a gastronomia bávara é muito apreciada na Alemanha e fez um comentário final com muita satisfação, afirmando: “Nesta noite, conseguimos ter as duas coisas em Gramado: a comida e a cerveja bávaras”.

O prefeito de Gramado, Nelson Tissot, que já havia participado do jantar com o Príncipe na primeira noite da sua estada, e lembrou o protocolo de intenção para a irmandade das cidades de Gramado e da região da Baviera, saudando os Höppner por todo o trabalho que realizam em Gramado para dignificar o Turismo local.

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Jorge Alberto Duarte Grill, iniciou a sua manifestação salientando a beleza do Hotel Ritta Höppner. Além de estar inserido em todo um trabalho realizado por Gramado para o bem receber, associado às belezas naturais, o Hotel e o Mini Mundo contribuem para tornar o município este local ideal, tão desejado pelos turistas. Na ocasião, também destacou o trabalho realizado pela Rota Romântica, lembrando a presença de outros quatro Prefeitos presentes na noite, representantes dos municípios de Nova Petrópolis, Linha Nova, Presidente Lucena e Ivoti, além de seus vice-prefeitos e secretários municipais.

Príncipe Heinrich Prinz von Bayern


Fonte: Assessoria de Imprensa