AccorHotels e SNCF Group firmam parceria estratégica

Parceria visa continuar o desenvolvimento da Orient Express dentro do setor da hospitalidade de luxo em todo o mundo.





134 anos depois da primeira viagem da Orient Express entre Paris e Constantinopla (4 de outubro de 1883), o SNCF Group, proprietário da icônica marca Orient Express, estabelece uma parceria com a AccorHotels para continuar o desenvolvimento da marca dentro do setor da hospitalidade de luxo em todo o mundo.

Como parte desta parceria, a qual irá unir o conhecimento e o savoir-faire dos dois grupos, a AccorHotels adquiriu uma participação de 50% nas ações da Orient Express, que, anteriormente, era totalmente propriedade do SNCF Group.

A marca Orient Express é um símbolo atemporal da arte das viagens de luxo, uma marca rica em cultura, esplendor e requinte. O lendário trem, que, durante quase um século, ligava as maiores cidades da Europa, de Paris a Istambul, está marcado na história e na imaginação. Desde 1977, o SNCF Group tem participado ativamente no desenvolvimento da prestigiosa imagem da marca, nomeadamente por meio da restauração de vagões antigos que datam da década de 1920 (conhecidos como Pullman-Orient-Express) e da organização de eventos (como a exposição “Era uma vez na Orient Express”, no Institut du Monde Arabe, em Paris em 2014).

A AccorHotels pretende utilizar esta parceria para fortalecer a sua liderança no segmento de luxo, por meio do desenvolvimento de uma nova coleção de prestigiosos hotéis com a bandeira da Orient Express. Esta coleção, que pretende ser um destaque na arte de viajar, vai oferecer uma experiência única e mergulhada na história combinando o luxo, o exotismo e a sofisticação do Oriente e do Ocidente em locais icônicos.

Além disso, sete históricos vagões, símbolos do Art Deco francês, permanecerão como propriedade física do grupo ferroviário estatal, e serão operados pela Orient Express para eventos e viagens particulares. Eles irão proporcionar um ambiente novo e excepcional para a organização de eventos, os quais poderão ser organizados em parceria com outros negócios da AccorHotels, como Potel & Chabot, Noctis e John Paul.

A AccorHotels e o SNCF Group também estão atuando juntos no compromisso de preservar, promover e compartilhar o patrimônio relacionado aos lendários trens e suas histórias por meio do Fundo para Doações da Orient Express, uma agência de interesse público cujo objetivo é incentivar e apoiar iniciativas de conscientização para beneficiar um amplo público no campo das artes e da cultura.

Segundo Sébastien Bazin, Charmain & CEO da AccorHotels, “nós estamos encantados com esta aliança estratégica, a qual estabelece hoje a parceria entre duas grandes empresas francesas que atuam no mundo do turismo e que estão em busca de um objetivo em comum: o de proporcionar um novo impulso e um prestígio internacional a uma marca histórica e mundialmente conhecida. Graças a esta parceria, os nossos clientes poderão desfrutar de uma prestigiada gama de serviços e experiências excepcionais, com base em um portfólio de marcas de luxo".

Por sua vez, Mathias Vicherat, vice-CEO responsável por Projeto Corporativo, Comunicação e Imagem do SNCF Group fez a seguinte declaração: “O SNCF Group tem o orgulho de ter contribuído para o renascimento desta histórica marca e nós pretendemos continuar a nossa participação fornecendo a nossa experiência, adquirida ao longo de 80 anos no campo da engenharia ferroviária, para ajudar a desenvolver esse projeto. Graças a nossa política patrimonial, nós participaremos ativamente na promoção deste lendário trem para um público maior. O interesse demonstrado hoje pela AccorHotels atesta a relevância do projeto que desde 2008 tem recebido o suporte do nosso Presidente Guillaume Pepy".

Por fim, Guillaume de Saint Lager, Secretário Corporativo da Orient Express, afirmou que “no seu tempo, a Orient Express levou a arte de viajar ao seu auge. Este ambicioso e exclusivo projeto não poderia se tornar realidade sem as habilidades complementares dos nossos dois acionistas. Nós estamos orgulhosos e ansiosos para participar da escrita deste novo capítulo com um apoio tão forte. A nossa ambição é recriar esta experiência e tornar a Orient Express o padrão de ouro para o mercado de viagens de luxo e de hospitalidade”.

Fonte: Assessoria