AccorHotels recupera 241 nascentes de água na Serra da Canastra

Programa de reflorestamento do grupo pretende plantar até 2021 mais de 10 milhões de árvores.

Com o objetivo de promover novas formas de oferecer hospitalidade cada vez mais consciente, a AccorHotels investe em seu programa global de sustentabilidade, o Planet 21, para que clientes e comunidades locais trabalhem de mãos dadas para incentivar a economia positiva em prol do meio ambiente.

O Grupo criou, em 2009, o programa Plant for the Planet, iniciativa global que visa reflorestar áreas desmatadas. Parte da economia da lavagem de toalhas nos hotéis é direcionada para o plantio de mudas de árvores. “São mais de 2.100 hotéis participantes no mundo e 10.000 beneficiados diretos. Incentivamos todos os hotéis da América do Sul a participar desta iniciativa e, como recompensa, os que se destacam podem levar os colaboradores que atuam na área de governança para conhecer a sede da ONG Nordesta, nossa parceira, e conhecer o programa de reflorestamento de perto”, afirma Antonietta Varlese, vice-presidente de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da AccorHotels América do Sul. Desde 2009 foram mais de 5 milhões de mudas plantadas no mundo e o objetivo é atingir a marca de 10 milhões até 2021.

Mudas para o reflorestamento da região da Serra da Canastra

Ao reutilizar as toalhas, os hotéis alcançam uma economia significativa, e 50% do valor arrecadado é revertido para o reflorestamento da região da Canastra.

Os protagonistas do programa são os colaboradores que atuam na área de governança dos hotéis, pois eles incentivam os hóspedes a reutilizarem as toalhas em prol da causa. Cada hotel possui a responsabilidade de comunicar aos clientes sobre o programa e transmitir o quão importante é ajudar o meio ambiente.

Como forma de reconhecer estes colaboradores, a empresa leva todos os anos um grupo de representantes de hotéis do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai para conhecer a sede da Nordesta, associação que possui mais de 50 projetos com o objetivo de preservar as florestas tropicais e melhorar as condições de vida das populações rurais em todo o Brasil.

A ONG, que é parceira da AccorHotels há quase 10 anos, é responsável por todas as etapas do reflorestamento que já recuperou 332 hectares - o que equivale a 442 campos de futebol – e trabalha com a proteção de 241 nascentes, entre elas a bacia do Rio Grande, Rio Paranaíba e Rio São Francisco. “A parceria com a AccorHotels trouxe inúmeras melhoras para nossas terras, como a geração de matéria orgânica, que pode ser empregada na lavoura, garantindo a fertilidade natural. Também nos mostra como podemos contribuir para aumentar o nível da água no Rio São Francisco”, declara o produtor rural Marcelo José Gazotti, beneficiário do Plant for the Planet.

Benefícios econômicos se somam aos ecológicos, uma vez que o plantio das árvores recuperam não só as nascentes, mas também áreas de recarga de lençóis freáticos. O aumento da produção de água é uma das principais conquistas do programa, tanto para os agricultores quanto para a população. Além disso, as árvores melhoram os rendimentos das culturas já plantadas, a qualidade da colheita, a recuperação da fauna e flora, a prevenção de processos erosivos, a diminuição do assoreamento de rios e lagos e a melhoria da qualidade das águas e do clima, ao mesmo tempo em que proporcionam aos agricultores recursos adicionais (como venda de biomassa, frutas etc).

Este ano, os 30 colaboradores que estiveram presentes plantaram as mudas e puderam interagir com alguns dos 71 produtores locais beneficiados pelo reflorestamento. “Conhecer as áreas recuperadas me causou uma emoção muito grande em ver quão significante é nosso trabalho em incentivar o reuso das toalhas. A visita ao viveiro me proporcionou satisfação em impulsionar nossos hóspedes a fazer parte deste programa sustentável”, revela Edvaldo Batista, colaborador do hotel ibis Styles Barra Funda.

Grupo de colaboradores que visitou a Serra da Canastra em março


Fonte: Assessoria