Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel ingressa na Associação Roteiros de Charme

O Hotel, que acaba de ganhar o selo da grife, está instalado em uma histórica fazenda de café de 1850.

A grife Roteiros de Charme - mais tradicional associação de hotéis de luxo do Brasil, que mantém um acordo pioneiro em prol do desenvolvimento sustentável do turismo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - ganhará seu primeiro integrante na cidade do Rio de Janeiro, que passa a fazer parte da associação a partir de 2019.

Instalado em uma histórica fazenda de café de 1850, o Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel foi escolhido para fazer parte da associação, que conta atualmente com 71 hotéis em 64 destinos e 16 estados brasileiros. A entrada do hotel para a associação Roteiros de Charme será anunciada oficialmente no dia 23 de agosto, em um café da manhã no Bar dos Descasados, que fica no próprio hotel.

A proposta do Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel está alinhada aos princípios da Associação Roteiros de Charme. Para ganhar o selo da grife, os hotéis devem estar estabelecidos em uma localização privilegiada pela beleza natural ou pela importância histórica. O cuidado na decoração e no serviço também são exigências da associação. Além disso, os hotéis devem seguir princípios sustentáveis, ter responsabilidade social e cuidar da valorização da cultura local.

“Este é o primeiro hotel da associação na cidade do Rio e o segundo em uma capital do país. Nossos hotéis estão localizados em destinos mais distantes dos centros urbanos por conta das características que são exigidas pela associação, mas o Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel é muito autêntico: um verdadeiro refúgio urbano com ambiente original e inspirador. Quem busca a Roteiros de Charme certamente encontrará nossa essência neste hotel”, comenta o presidente da Roteiros de Charme, Helenio Waddington.

Lobby do Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel

A seleção dos hotéis que integram a associação é feita anualmente por uma comissão formada por hoteleiros da Roteiros de Charme. Dezenas de hotéis se candidatam todos os anos.

Único cinco estrelas do bairro de Santa Teresa, o Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel é premiado pela Forbes Travel Guide, The Telegraph e Gold List 2017 da Condé Nast Traveler. A decoração e arquitetura do hotel se inspiram nas áureas épocas do café e do cacau. Sofisticação e elegância nos materiais nobres e ecológicos das terras e culturas do Brasil podem ser vistos em todas as partes do hotel.

“É um privilégio para o MGallery estar entre os hotéis da Roteiros de Charme. Esse reconhecimento reforça o DNA da marca, que tem como objetivo refletir a cultura local onde o hotel está inserido, proporcionando momentos memoráveis, além de manter práticas de envolvimento com a comunidade e de sustentabilidade”, revela Philippe Seigle, Area Manager Luxe da AccorHotels do Rio de Janeiro.

Outra característica do Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel é o design: a decoração e os móveis são originais e feitos por artistas do bairro. O piso, por exemplo, é de madeira reciclada e os móveis são de madeira de demolição. O jardim é composto de plantas que não precisam ser regadas e existe um sistema de reuso de água da chuva nos jardins e na piscina. Esses detalhes também se estendem ao restaurante Térèze, onde o chef de cozinha, Esteban Mateu, utiliza PANCS (plantas alimentícias não-convencionais) da região e louças feitas por artesãos locais.

O Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel será o 15º hotel da Roteiros de Charme no estado do Rio de Janeiro e o primeiro na capital. A associação conta com hotéis na Região Serrana, no Vale do Café, na Região dos Lagos, Costa Verde Fluminense e Região de Mauá. Os hotéis são: Hotel Capim Limão (Itaipava), Pousada Les Roches (Itaipava), Quinta da Paz Resort (Itaipava), Parador Lumiar (Nova Friburgo), Hotel Solar do Império (Petrópolis), Hotel Rosa dos Ventos (Teresópolis), Pousada & Spa Pedra da Laguna (Búzios), Vila D’Este Handmade Hospitality Hotel (Búzios), Enseada das Garças (São Pedro da Aldeia), Hotel Fazenda União (Rio das Flores), Hotel Fazenda Florença (Conservatória), Pousada Porto Imperial (Paraty), Pousada do Sandi (Paraty) e Pousada Mauá Brasil (Visconde de Mauá).

Fonte: assessoria