Marriott International eliminará canudos de plástico em seus hotéis

A partir de julho de 2019, aempresa deixará de usar mais de um bilhão de canudos de plástico por ano, reduzindo seu impacto ambiental.

A Marriott International anunciou hoje que deu início a um plano para acabar com o uso de canudos de plástico e palitos descartáveis para misturar feitos de plástico em todas as suas mais de 6,5 mil propriedades de 30 marcas ao redor do mundo. O plano será completamente implementado no prazo de um ano e espera-se que, a partir dessa data, a empresa deixe de usar mais de um bilhão de canudos de plástico por ano, além de cerca 250 milhões de palitos para misturar. Um único canudo de plástico, utilizado por apenas 15 minutos, nunca vai se decompor por completo.

“Temos orgulho de estarmos entre as primeiras grandes empresas dos Estados Unidos a anunciar a eliminação de canudos de plástico em todas as nossas propriedades ao redor do mundo“, disse Arne Sorenson, presidente e CEO da Marriott International. “A eliminação de canudos de plástico é uma das maneiras mais simples para nossos hóspedes contribuírem com a redução do uso de plástico quando se hospedam em uma de nossas propriedades. Isso é algo que é cada vez mais importante para eles, que já o fazem em suas próprias casas. Mantemos o compromisso de operar de maneira responsável e, com mais de um milhão de hóspedes pernoitando em nossas propriedades todas as noites, acreditamos que esse é um importante passo em direção à redução da nossa dependência do plástico”, concluiu.

A iniciativa da Marriott de acabar com o uso de canudos da plástico é a mais nova mudança adotada pela empresa hoteleira para aumentar a sustentabilidade de suas operações e reduzir o consumo do material descartável. No início do ano, a Marriott começou a substituir os pequenos frascos usados para distribuição de produtos de higiene pessoal - disponibilizados nos banheiros de cerca de 450 hotéis com serviço diferenciado - por frascos maiores, montados diretamente dentro dos chuveiros, que oferecem mais produtos para uso dos hóspedes ao mesmo tempo que reduzem a geração de resíduos. A expectativa é de que os novos frascos para distribuição de produtos de higiene pessoal sejam instalados em mais de 1,5 mil hotéis na América do Norte até o final desse ano, permitindo que a Marriott elimine anualmente mais de 35 milhões de pequenos frascos de plástico, que normalmente seriam enviados para descarte em aterros sanitários.

Essas iniciativas fazem parte do compromisso da Marriott Internacional com a redução do seu impacto ambiental. No ano passado, a companhia estabeleceu as metas sociais e de sustentabilidade mais ambiciosas de sua história, se comprometendo a reduzir em 45% o volume de resíduos destinado a aterros sanitários, além de obter de forma responsável as suas 10 principais categorias de produtos até 2025. Essas metas e outros programas ecológicos ajudam a reduzir nossa pegada ambiental e fazem parte da iniciativa Serve 360: Doing Good in Every Direction (Serviço 360°: Fazendo o bem em todas as direções), criada pela empresa para combater problemas sociais, ambientais e econômicos.

Hotéis ao redor do mundo vêm eliminando o uso de canudos de plástico

Em fevereiro, mais de 60 hotéis no Reino Unido eliminaram o uso de canudos de plástico, passando a oferecer sob demanda canudos alternativos aos hóspedes. Diversas propriedades individuais, desde hotéis butique em centros urbanos a resorts de praia, também fizeram parte dessa iniciativa pioneira. Confira aqui alguns exemplos:

  • O St. Pancras Renaissance Hotel London é um dos 60 hotéis britânicos que removeram canudos de plástico de suas propriedades em fevereiro. Desde então, o hotel vem recebendo feedback positivo dos hóspedes e diminuiu pela metade o número de canudos usados em duas dependências
  • O Los Sueños Marriott Ocean & Golf Resort, na Costa Rica, eliminou o uso de canudos de plástico no começo desse ano
  • Em março, o JW Marriott Marco Island Beach Resort se tornou um dos primeiros hotéis localizados na Paradise Coast, no sudoeste da Flórida, a eliminar o uso de canudos de plástico, eliminando cerca de 65 mil canudos por mês
  • Em junho, o Four Points by Sheraton Brisbane eliminou o uso canudos e palitos para misturar de plástico, adotando produtos alternativos em todo o hotel, incluindo no Sazerac, bar localizado no 30º andar no hotel, que é o bar mais alto de Brisbane
  • Em agosto, o Sheraton Maui Resort & Spa se tornou o primeiro resort do Havaí a eliminar o uso de canudos de plástico em seus restaurantes, luaus e demais estabelecimentos, eliminando o uso de cerca de 30 mil canudos de plástico por mês.

“Nossos hóspedes optam por nossos hotéis para desfrutar das belas paisagens e incrível ambiente marinho que temos aqui em Maui. Por isso, eles se preocupam tanto quanto a gente com a redução de poluição prejudicial", disse Tetsuji Yamazaki, Gerente Geral do Sheraton Maui Resort & Spa. “Ao eliminar o uso de canudos de plástico, conseguimos dar início a um diálogo significativo com nossos hóspedes sobre a importância de proteger oceanos e animais ameaçados, como a honu (tartaruga marinha verde)”, finalizou.

Em conjunto com o anúncio da iniciativa para acabar com o uso de canudos de plástico, a empresa também vai eliminar o uso de canudos de plástico em sua sede corporativa.

A iniciativa da Marriott International visando a eliminação do uso de canudos de plástico será implementada tanto em propriedades próprias quanto propriedades franquiadas até julho de 2019, permitindo que donos dos hotéis e franqueados tenham tempo para acabar com o estoque que possuem de canudos de plástico, identificar fontes para fornecimento de canudos alternativos e educar seus funcionários para modificarem o atendimento aos hóspedes. Como parte da iniciativa, os hotéis passarão a oferecer canudos alternativos sob demanda.

Fonte: assessoria