Canais
Internacional
publicado em 12 de março de 2021 - 18h22

China lançou o primeiro passaporte sanitário do mundo

Um certificado “verde” acessível através da plataforma WeChat certifica desde a semana passada o estado de vacinação dos cidadãos chineses e os resultados de testes realizados.

Sergio Junqueira Arantes

WeChat
Um certificado “verde” acessível através da plataforma WeChat certifica desde a semana passada o estado de vacinação dos cidadãos chineses e os resultados de testes realizados.

Se trata, na prática, do primeiro passaporte sanitário ou o “passaporte digital de saúde” do mundo e se lançou “para ajudar a promover a recuperação econômica mundial e facilitar as viagens trans-fronteiriças”, segundo manifestou um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China. O programa da China inclui um código QR encriptado que permite às autoridades de outros países obter a informação de saúde dos viajantes chineses.

Os códigos de saúde QR dentro de WeChat e outras aplicações para smartphone do país já são necessários para acessar o transporte nacional e a muitos espaços públicos da China. Sem embargo, atualmente o certificado sanitário internacional somente está disponível para seu uso por cidadãos chineses e ainda não é obrigatório.

Estados Unidos e Grã Bretanha se encontram entre os países que estão considerando implementar certificações similares. A União Europeia também está trabalhando em um “passe verde” de vacinas que permitiria aos cidadãos viajar entre os países membros e o estrangeiros. As companhias aéreas, liderada pela IATA, também se organizaram para produzir um passaporte sanitário digital que seja o mais uniforme possível para o maior número de Aerolíneas.

O desafio pra reiniciar as viagens ao redor do mundo, como já assinalaram numerosos especialistas do setor de viagens, será compartilhar uma tecnologia ou adotar uma ferramenta que garanta um sistema uniforme de passaportes de saúde compartilhado pela maioria dos países e a indústria. China já deu um passo importante para esse propósito.

Veja também:

13/06/2021
Ainda sem data para reabrir, Argentina aposta no Passaporte Vacinal
A Argentina ainda não tem previsão de quando reabrirá suas fronteiras para o turismo internacional, mas está trabalhando firme na geração de confiança desse público, para isso participou recentemente na Espanha, da FITUR e nesta semana participará da Anato, na Colômbia, visando apresentar sua Campanha de Verão, fortemente direcionada para o Turismo de Natureza.
20/05/2021
SPCVB apresenta pesquisa "Rumo à nova indústria de eventos"
Os Convention & Visitors Bureaux de São Paulo, Bogotá, Buenos Aires, Lima e Quito, apresentaram em um evento híbrido, nesta sexta-feira, 14 de maio, os resultados da pesquisa “Rumo à nova indústria de eventos”. O relatório tem como objetivo divulgar a nova realidade da indústria de eventos, no mercado associativo e corporativo, a partir de pesquisas de ambos os setores nos níveis latino-americano, interamericano, ibero-americano, pan-americano e mundial.
19/05/2021
Xcaret e Aeromexico Hotels Apoiam A Retomada de Incentivos e Convenções Para A Riviera Maya
Os hotéis Xcaret e Aeromexico retomam fortemente as ações promocionais voltadas para o segmento de Turismo de Eventos convidando seis das principais agências especializadas em Incentivos e Convenções do Brasil.
04/04/2021
Impacto da Covid-19 na Indústria de Feiras Comerciais
Insights produzidos pela Exhibitor Magazine, editados por Travis Stanton
Newsletter
Receba as novidades