O resultado do projeto realizado pela Alianza MICE Sudamerica oferece um amplo panorama de como o setor se redesenhou na conjuntura atual. Nesse sentido, apresentaram os principais indicadores e análises de resultados:
O mercado associativo continua a apostar na realização de eventos, o que sugere uma recuperação sustentada da indústria no médio prazo; exemplo claro disso são 60% das associações, que planejam realizar menos 3 eventos nos próximos 5 anos.
Os eventos presenciais continuam sendo prioridade para o setor associativo. Mesmo o segundo semestre de 2021 apresenta uma tendência projetada, que aumenta até 2022. Nota-se que o retorno dos eventos presenciais também apresenta um novo espaço para o componente híbrido, com a qual as associações esperam atingir o objetivo usual de assistentes, e até aumentá-lo.
Apesar de muitas incertezas que se mantêm neste cenário, a pesquisa mostra que a reativação não será apenas a nível de realização de eventos, mas também do turismo de lazer, o bleisure (em inglês business + leisure, ou seja, negócios + lazer) uma vez que 70% das associações demonstram interesse em conhecer o destino e oferecer pré e pós tours no período do evento.
Em relação ao mercado corporativo, o relatório final apresenta contribuições importantes para a indústria: o setor corporativo reflete a recuperação mais próxima frente às viagens de incentivo, mesmo podendo se falar no curto prazo (segundo semestre de 2021 e 2022). Dois terços da amostra já receberam solicitações e fizeram orçamentos para esses períodos.
Os seguintes aspectos marcam a tendência que regerá este segmento na nova era pós-COVID:
- Grupos de 100 pessoas no máximo
- Duração de 3 a 6 dias
- Orçamento de USD 1000 por pessoa
- Tendência para hotéis 5 estrelas
Por fim, a era pós-COVID estabelece uma diretriz precisa para a escolha do destino para realização de eventos associativos e também para as viagens de incentivo: protocolos de biossegurança, condições de entrada no país, plano de vacinação do destino, custos e políticas de cancelamento, são os fatores determinantes para se manter em vigor perante à indústria de eventos neste novo cenário.
Com esta contribuição, a Alianza MICE Sudamerica renova seu compromisso de trabalhar pela reativação da indústria na região.
O São Paulo Convention & Visitors Bureau faz parte da Alianza MICE Sudamerica, um grupo formado por associações de fomento à indústria de eventos e Convention & Visitors Bureaux. Bogotá, Buenos Aires, Lima, Quito e São Paulo se uniram durante a pandemia para trabalharem na retomada de seus negócios, de seus associados e da indústria de eventos da região Sul Americana.
O resultado completo do estudo se encontra neste link: "Rumo à nova indústria de eventos".
https://www.canva.com/design/DAEeOvwh97I/M9eRNMnyb2yBHGeJ2peqSQ/view?utm_content=DAEeOvwh97I
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