Manoel Linhares recebe o Troféu Habib Ary

Presidente da ABIH Nacional é Personalidade Turística do Ceará de 2018.
Eliseu Barros, presidente da ABIH-CE, Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, e Vinicius Lummertz, ministro do Turismo

Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, foi o vencedor da 30ª edição do Troféu Habib Ary - Personalidade Turística de 2018, concedido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - Ceará (ABIH-CE).

O prêmio foi entregue na noite de ontem, em Fortaleza, e entre os amigos de todo o país, que foram a Fortaleza exclusivamente para a cerimônia, estavam Vinicius Lummertz, ministro do Turismo; Herculano Passos, presidente da Frente Parlamentar do Turismo e sua esposa, Rita de Cássia, deputada Estadual; Bob Santos, secretário Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo; Arialdo Pinho, secretário de Estado de Turismo do Ceará; Luciano de Castro Carneiro, vice presidente da ABIH Nacional; Edilson Baldez, presidente FIEMA; Geraldo Rocha, presidente da ABAV Nacional; Eduardo Fontes Neto, presidente do Conselho Fiscal da ABIH Nacional; Orlando Kubo, presidente ABIH Paraná; José Odécio; presidente da ABIH Rio Grande do Norte; Julio Cesar Cosentino, diretor Executivo RENTV; Paulo Renato Fonseca Junior, secretário de Turismo do Estado do Espírito Santo; Toni Sando, presidente da UneDestinos; Orlando de Sousa, presidente Executivo do FOBH; Clóvis Armando Lemos Carneiro, ex presidente da ABIH Pará e João Jacob Mehl, presidente do SEHA Curitiba e Sérgio Gaspar, diretor da ABIH Nacional.

Veja a seguir o discurso de Manoel Linhares na cerimônia de posse.

Manoel Linhares

Excelentíssimas Autoridades, Senhoras e Senhores Convidados,

Há momentos e circunstâncias em nossas vidas que nos convidam à reflexão e nos fazem retornar a outros instantes de nossa própria trajetória, quando acalentávamos os sonhos da juventude e nos envolvíamos com os projetos do futuro e os caminhos que o destino haveria de nos oferecer.

Naquele luminoso tempo da adolescência, eu sonhava com o dia em que pudesse me orgulhar de mim por serviços prestados à sociedade e dela receber o reconhecimento como um afago benfazejo, um abraço carinhoso de quem, por receber, quer retribuir.

No idealismo que me dominava, sempre tive uma intenção e uma prioridade: minha força de trabalho e minha capacidade de empreender seriam muito menos para mim do que para o meu tempo, para a minha terra, para a minha gente, para a sociedade e para o meu país.

Depois andaram me explicando que as atitudes que tomei a partir de então tinham o nome de ABNEGAÇÃO; e quando entendi seu significado fiquei satisfeito, porque aquilo correspondia ao meu sonho juvenil de dar mais do que receber e, quando recebesse, saber retribuir com empenho e dedicação ao coletivo, trabalhando no espaço que me fosse destinado, com todas as minhas forças, em prol do desenvolvimento da nação e, especialmente, de minha região.

Hoje, recebendo o TROFÉU HABIB ARY, conferida à PERSONALIDADE TURÍSTICA DO ANO, outorgado pela ABIH-CE, vivo um desses momentos de encontro do sonho antigo com a realidade.

Depois de uma longa caminhada em favor da indústria do turismo, inicialmente como empresário no campo hoteleiro e, em seguida, como líder classista nessa vertente da economia nacional, estou cada vez mais convencido de que estava certo quando sonhava com o futuro.

Porque eu e todos os que aqui se encontram sabem, de franca e honesta consciência, que a atividade turística, com suas numerosas linhas de exercício e aplicação, se consolida como a melhor indústria de resultados, hoje o grande negócio em que o pragmatismo capitalista investe, fator de impulso e sustentação econômica de tantas nações, fonte objetiva e geradora de emprego e renda e de milhares de outros benefícios decorrentes, inclusive, o maior deles, que é produzir a felicidade humana.

Estou muito feliz, confesso humildemente, e quero repartir esta felicidade com todos os que me ajudaram a construí-la.

Com a minha esposa Morgana, que tem a paciência e a compreensão de ver o seu marido como um eterno e irrequieto viajante, cortando os ares deste país para divulgar o turismo nacional e defender a causa do setor hoteleiro.

Com os meus filhos, noras e genros, que ficam em seus postos tocando os negócios da família, enquanto eu pratico a ausência particular para marcar presença em todo o Brasil, cumprindo a minha missão.

Com os meus companheiros do setor hoteleiro, de quem recebi a delegação de representar e a confiança para exercer a presidência da ABIH, assumindo, juntamente com os demais membros da diretoria, as atribuições e os compromissos desta importante entidade.

Com as autoridades brasileiras, ministros, secretários de governo, deputados, presidentes seccionais das ABIHs estaduais, detentores do poder executivo, governadores e prefeitos... todos os que, por compreender a importância da indústria do turismo, me apoiaram e comigo se engajaram na defesa deste grandioso setor da economia.

E à IMPRENSA BRASILEIRA, minha grande aliada que, de todas as formas, por imagem, voz e letra, tem dado imensa cobertura ao meu trabalho.

Aos jornalistas de meu país agradeço penhorado, não por vaidade pessoal, mas pela importância da missão que desempenho, agradeço, sim, a divulgação generosa de nossas atividades e a vasta proclamação dos resultados decorrentes de nossa representação classista.

Por isso, senhoras e senhores convidados, posso dizer que, ao receber a homenagem desta noite, me sinto porta-voz de uma emoção plural, vivenciando a sensação de quem está no caminho certo, ajudado pelas forças naturais da vida e dos homens e pelas bênçãos de Deus, supremo Senhor de todos os destinos.

MUITO OBRIGADO.

Fonte: assessoria