Assisti um estudo sobre os números do YouTube de 2020: "YouTube Culture & Trends Report: A New Age of Creators", e o perfil dos canais que cresceram durante 2020 surpreendeu, apesar do cenário promotor de más notícias por todo o mundo: os YouTubers tem perfis diversos, por exemplo, o canal "Dad, how do I?" que mostra dicas de um pai para auto cuidado e como fazer diversas coisas do dia a dia sozinho. Há vários personal trainers ao redor do mundo que ensinam a fazer exercícios em casa. Pessoas idosas abrem suas casas e passam dicas que facilitam e deixam os dias mais gostosos para elas e seus seguidores; outras jogam games de ação, compartilhando pela câmera momentos de seus dias e divertindo-se.
Há um grande número de canais e crescimento de seguidores, o isolamento social criou uma bolha na internet que parece mais acessível, inclusiva, segura e democrática, no entanto, o uso ainda é forte para denúncias, por exemplo, são mulheres que denunciam as violências que sofrem através de músicas, poesias, rodas de conversas entre outras manifestações espalhadas nas regiões de todo o Brasil. Nem o tom de humor da programação, esconde as provocações por trás de conversas aparentemente despretensiosas como em ‘Avós da Razão’ que fala de temas polêmicos diversos, abrindo espaço para conversas seguras e educativas sem pesar no modelo de "conselhos" com tom de superioridade. Na mesma direção o Tempero Drag, Saia Justa, Papo de Segunda entre outros, trazem conversas muito sérias, e o tom leve de provocação gera reflexões inevitáveis ante os dados e as histórias que são pauta, o que humaniza o formato identitário de manifesto nas mensagens.
Novos perfis de influencers surgiram e outros se fortaleceram, idade, gênero entre outras características deixaram de ditar o modelo de sucesso, há audiência para cada um e os interesses audiência crescem todos os dias, quanto mais diverso e divertido, acolhedor ou fofo como os canais sobre pets, maior a possibilidade de crescimento orgânico da audiência.
O reflexo adentra as casas e empresas, vemos em qualquer lugar, diversos debates e atitudes, muitas ao extremo da intolerância. A política do cancelamento promoveu separação entre amigos, casais, famílias, pessoas que antes eram contidas por um certo verniz social, e que agora não se contém. Os choque sociais promovidos por racismo, machismo, homofobia, entre outros tipos de preconceito, explodem, há uma licença subentendida de que podemos ser quem somos, e algumas pessoas mostram-se abusivas, violentas, esquecem do direito mais básico de uma sociedade: o direito de alguém vai até onde o do outro começa.
Por outro lado, a diversidade da população se fez presente mais uma vez, grupos inteiros se uniram para resistir e mostrar que não há mais tolerância para esse tipo de postura, principalmente por parte das empresas. Movimentos importantes como o Black Lives Matter cresceram e ganharam novas pessoas aliadas, protagonistas começaram a reagir. Enquanto algumas empresas perderam talentos, outras lucraram com a inclusão. É o caso da Natura, que viu suas ações subirem após a campanha publicitária de dia dos pais que contou com um homem transexual.
Algumas empresas em 2020, entenderam que nesse ambiente, é necessário assumir um posicionamento, esse cenário de identificação e busca por grupos de afinidade, é um espaço seguro onde criam-se relações de fidelidade e apoio, pessoas que se tornam defensoras naturais, que consomem e se aliam, que seguem nas redes sociais, querem ser colaboradoras e concorrem a vagas de trabalho, concedem likes e compartilham publicações e experiências que consideram significativas, geram crescimento na audiência e branding.
Aqui é importante frisar que promover uma imagem inclusiva e não ser na prática, em algum momento, devido a grande exposição que todos estão sujeitos, irá vazar e o risco de ser cancelado ou virar alvo de linchamento virtual, pode causar grandes prejuízos que passam pelo financeiro e resistência a marca. 2020 foi um ano em que várias marcas sofreram perdas que talvez sejam irreversíveis.
Por outro lado, muitos grupos se organizaram e enfrentam carência e escassez, promovendo em rede apesar do isolamento social, apoio a comunidades inteiras ao garantir alimentos, itens básicos e presença solidária.
A diversidade que compõe o Brasil é incalculável, somos um país rico e esse discurso de miséria que impede a mobilidade social está sendo questionado, a resistência ao achatamento social e apagamento das histórias e das vidas, agora é publicado e gera reações, a consciência e a tolerância da população aos abusos estão em ordem inversamente proporcional e promovem mudanças.
Agora um convite: potencialize a diversidade, inclua! Depois dessas histórias incríveis, que tal fazer o experimento do pescoço, olhar e identificar quais diversidades surpreendentes estão ao seu lado, pertinho da sua empresa e de você?
* Samanta Lopes é coordenadora MDI da um.a #DiversidadeCriativa, agência de live marketing
Sobre a um.a
Fundada em 1996, a um.a #diversidadeCriativa está entre as mais estruturadas agências de live marketing do Brasil, especializada em eventos, incentivos e trade. Entre seus principais clientes estão Anbima, Atento, Bristol, B3, Citi, Carrefour, Corteva, Cielo, Motorola, Nextel, Mapfre, Pandora, Sanofi, Sumup, Tigre, Via Varejo, Visa e Motorola entre outras. Ao longo de sua história, ganhou mais de 40 “jacarés” do Prêmio Caio, um dos mais importantes da área de eventos.
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