Canais
Artigo
publicado em 01 de março de 2018 - 23h25

5 dicas para quem quer empreender

Juliana Escandura, CEO da Elu! Live Marketing, conta suas experiências e dá algumas orientações para quem quer abrir o próprio negócio.

Da Redação
 Juliana Escandura, CEO da Elu! Live Marketing

Um das partes mais difíceis de empreender é dar o passo inicial. A motivação de abrir o negócio próprio e ser independente vem, na maioria das vezes, aliada ao medo de arriscar. Se tornar um empreendedor segue como o sonho de muitas pessoas, que, no entanto, acabam adiando por não saberem como começar.

Juliana Escandura, CEO da Elu! Live Marketing, agência especializada em ações de live marketing que produz projetos com execução impecável e resultados além do esperado, passou pela mesma situação. Insatisfeita com o trabalho em uma multinacional e com ânsia de empreender, ela apostou em criar seu próprio negócio. “No começo foi difícil, a empresa se resumia a dois funcionários. Atualmente, temos mais de 40 colaboradores, que desenvolvem, em média, 500 projetos por ano”, conta.

O caminho entre a ideia do próprio negócio e o sucesso do mesmo não foi fácil. Hoje, com nomes como Sanofi, Pfizer e Adobe no portfólio da Elu!, Juliana revela algumas dicas para quem quer começar a empreender.

1. Estude bastante

Antes de se arriscar, procure saber mais sobre o ramo, vendas, marketing e inovação. Também há diversos cursos sobre empreendedorismo, inclusive alguns gratuitos. Segundo Juliana, buscar por informação é uma das primeiras coisas que devem ser feitas. Ela ainda relata: “fiquei um ano estudando a área e montando meu planejamento estratégico, queria saber onde entrar primeiro”.

2. Use as desvantagens a seu favor

Dificilmente alguém que está começando um negócio já vai estourar e aumentar os horizontes. Toda empresa de sucesso, um dia, foi pequena e desconhecida. De acordo com a empreendedora, ser pequeno pode ser uma vantagem quando não é visto como um limitador. “Muitas vezes competimos com empresas com o dobro do nosso tamanho, mas aí encontramos vantagens também: ter uma estrutura enxuta nos dá mais agilidade”, diz.

3. Inove

Oferecer algo novo para os clientes é essencial para impulsionar sua empresa. Por isso, inovar é a chave para abrir um negócio de sucesso. Juliana ainda conta: “É preciso buscar conhecimento e oferecer o inovador. Sempre me preocupei em ver o que agências do exterior estavam fazendo e trazer isso para o Brasil, mesmo com a nossa limitação inicial de tamanho”.

4. Dedique-se

Engana-se quem acredita que ter o próprio negócio resume em delegar funções e não ter horário fixo. Para Juliana, lidar pessoalmente com tudo é imprescindível para conhecer todas as faces de uma empresa. “É ilusório pensar que um negócio vai vingar se você não estiver 100% presente. Tocar diretamente em tudo, no começo, é essencial para criar uma visão do todo”, afirma.

5. Não desista nos primeiros obstáculos

Como já foi dito antes, empreender e fazer com que a empresa vingue não é fácil. Quem quiser abrir um negócio tem que ter em mente que enfrentará muitos obstáculos. Por isso, a persistência e a capacidade de evoluir a partir dos erros são fatores muito importantes. “Com a experiência, descobri que não existe fórmula para lidar com os desafios diários. Acredito que o êxito vem de como você enfrenta as situações, se vai aprender com os fracassos anteriores”, pontua Juliana.

Fonte: Assessoria

Veja também:

06/06/2018
Campus Experience - Uma viagem de conhecimento
Quem diria que um dia eu teria a oportunidade de entender realmente como funciona o mercado global do entretenimento através de um curso internacional onde a vivência e a experiência do “aprender fazendo” são o ponto chave e o grande diferencial neste programa.
01/06/2018
Tendências de iluminação em eventos corporativos
Artigo de Paulo Amorim, Gerente de Relacionamento B2B da R1 Soluções Audiovisuais
25/05/2018
Reflexos da greve no setor de Eventos e Turismo
Levantamento ainda é incipiente, mas, pelo pouco que se sabe, centenas de eventos foram ou estão sendo cancelados.
23/05/2018
Preparando as operações hoteleiras para o futuro
E abordando as novas realidades do relacionamento com os hóspedes.
Newsletter
Receba as novidades