Canais
Live Marketing
publicado em 08 de março de 2021 - 16h 9

Ambev lança movimento inédito e reivindica o uso certo do termo 'CERVEJEIRA'

Enquanto os homens são reconhecidos como especialistas e apreciadores, mulheres ainda são associadas a eletrodomésticos em buscas na internet. Por isso, a Ambev lança, neste domingo, manifesto #CervejeiraSouEu para a ressignificação da palavra

Da Redação

Os resultados de pesquisas das palavras “cervejeira” e “cervejeiro” em mecanismos de buscas escancara o longo caminho que ainda precisa ser percorrido pela equidade de gênero, começando pela maneira correta como as mulheres são referenciadas. Em um movimento inédito iniciado pela Ambev em busca de reconhecimento e visibilidade das profissionais que atuam no mercado cervejeiro, e pela dissociação do termo ‘cervejeira’, relacionado a eletrodomésticos, a companhia reivindica o uso correto da palavra no movimento #CervejeiraSouEu. Para incentivar essa mudança, o Empório da Cerveja deu o pontapé inicial com a alteração do nome do produto para geladeira de cerveja.

O manifesto #CervejeiraSouEu, lançado hoje pela Ambev, junto com profissionais do mercado cervejeiro e apreciadoras da bebida, levanta o debate em torno do machismo na sociedade e, em especial, no meio cervejeiro, para promover mudanças na forma como as profissionais são reconhecidas e pela equidade de gênero. “Nossas vozes, juntas, têm força para promover mudanças estruturais. É importante garantir que cada vez mais pessoas conheçam e entendam a importância do trabalho desempenhado pelas cervejeiras e, assim, garantir que todas sejam reconhecidas e respeitadas como merecem”, reforça Laura Aguiar, Mestre-Cervejeira e Head de Conhecimento e Cultura Cervejeira da Ambev.

Para Fabio Glezer, Head do Empório da Cerveja “é gratificante ver a movimentação do mercado pela equidade de gênero, agora com a ressignificação do termo nos mecanismos de busca. A palavra cervejeira não pode se restringir a um eletrodoméstico, quando ela é a profissão desempenhada por tantas mulheres Brasil afora, e poder ser agente de mudança para que cada uma delas possa ser reconhecida é uma honra”.

De profissionais a apreciadoras, as forças se unem para mudança

O debate sobre equidade de gênero tem ganhado cada vez mais urgência dentro das empresas, em especial no meio cervejeiro. Na Ambev, é possível assistir a mudanças expressivas em todas as áreas da companhia. “Hoje, as mestres-cervejeiras representam 50% do quadro de especialistas em processos de produção. Queremos que o mercado como um todo encare a equidade de gênero também como uma prioridade. Por isso, esse movimento surge como o despertar”, conta Laura. Segundo a especialista, a união do setor e de outros componentes do mercado é essencial para promover mudanças estruturais reais.

O movimento teve início no Twitter com uma mobilização reivindicado o uso correto do termo, realizado entre cervejeiras da companhia e especialistas do mercado. Com a hashtag #CervejeiraSouEu, mulheres estão sendo convidadas a compartilharem suas vivências. O vídeo manifesto pode ser acessado na íntegra aqui https://www.youtube.com/watch?v=Hf0B2aOLOhg.

Ficha Técnica:

Título: Cervejeira Sou Eu

Marca: Cervejaria Ambev (Institucional)

Cliente: Alexandre Alvez, Isabela Graça, Lucas Junqueira

Agência: Mutato/draftLine

Diretora Executiva de Criação : Alessandra Muccillo

Criação: Alessandra Muccillo, Marcella Nunes e Gabriela Barreira

Redação: Marcella Nunes e Paula Baselice

Direção de arte: Adriano Brodbeck

Social Media: Marcella Nunes, Paula Baselice, Nara Nazari, Beatriz Montalvão, Adriano Brodbeck e Diego Velanga.

Head of Account: Thiago Galdi

Diretora de Atendimento: Camila Assad

Gerente de Projetos: Nagila Nunes

Head of Media and Audience: Stella Lopes

Mídia Online (Sapient): Camila Celis

RTV: Equipe Modo Integrado

Gerente de Operações: Bárbara Marques

Produtora Vídeo: Surreal Hotel Arts

Direção: Luiza Villaça

COO: Cris Chacon

Produção Executiva: Milena Trindade

Head de Produção: Lu Martins

CCO: Carlão Busato

Direção Criativa: Heitor Caetano

Line Producer: Olivia Fuchs e Silvia Neri

Assistente Executiva: Buba Kore

Coordenação de Produção Jr: Debora Lemes

Assistentes de Coordenação: Bruna Brito e Beatriz Prado

Direção de Fotografia: Milena Seta

Direção de Arte: Debora Pascotto

Assistente de Direção: Iuri Santos

Finalização: Marcelo Barbosa

Montagem: Gabriel Lancman

Pós-Produção: OCTOPOST

Correção de Cor: Bleach

Produtora de Som: Cabaret

Produção Musical: Letícia Medeiros

Compositor: André Henrique

Mixagem e Finalização: Gab Scatolin

Atendimento: Ingrid Lopes e Flávia Caparelli

Coordenação: Verusca Garcia, Junior Freitas e Carol Oliveira

Fonte: Assessoria

Veja também:

11/04/2021
Bethe B assina rebranding da AMMS, que passa a ser SOU SEGURA
A Associação Mulheres do Mercado de Seguros – AMMS agora é SOU SEGURA. O rebranding da instituição, que amadureceu e se tornou uma causa em prol da equidade de gênero por um mercado mais inclusivo, diverso e produtivo, leva a assinatura da Bethe B.
08/04/2021
Dio Marketing apresenta nova Sócia-Diretora
Especialista em liderança, criação, planejamento de projetos de eventos e campanhas digitais integradas, Michele Chaves é a nova sócia-diretora da Dio Marketing, do empresário Dio Trotta, voltada para o mercado de marketing digital.
11/03/2021
Com Upload, Globo inicia a cobertura especial do SXSW 2021
Personalidades femininas compartilharam suas expectativas e dicas para quem vai acompanhar o festival
11/03/2021
Jüssi conquista conta da Mary Kay Brasil
Agência será responsável pela estratégia de comunicação focada tanto na Consultora, principal ativo da marca, como nos Consumidores da multinacional de cosméticos
Newsletter
Receba as novidades