GloboNews promove debates no Rio Market, do Festival do Rio

A GloboNews marca presença no Festival do Rio pelo terceiro ano consecutivo levando para o RioMarket, a área de negócios do evento, três painéis que discutem as novas formas de se comunicar, a diversidade de identidades e gêneros e a onda conservadora.

Com entrada gratuita, os painéis acontecem nos dias 5 e 8 de outubro e contam com nomes como Jorge Pontual, Elisabete Pacheco e Regina Navarro Lins.

No dia 5, às 18h, Anna Karina Bernardoni, supervisora executiva da GloboNews, e Carolline Leite, produtora do canal, conversam com o público sobre novas formas de se comunicar, tendo como gancho o lançamento do aplicativo ‘Na Rua GloboNews’, que permite que qualquer pessoa envie para o canal uma notícia em vídeo, foto ou texto. O ‘Na Rua’ é uma aposta do canal de que a notícia acontece quando e onde menos se espera e precisa ser registrada. Grande parte do conteúdo recebido através do aplicativo é exibido pelo canal.

No dia 8, estão programados dois eventos. Às 15h, Elisabete Pacheco media uma conversa intitulada “Somos Todos os Gêneros” entre a psicanalista Regina Navarro Lins, a advogada transgênero Giowana Cambrone, o estudante de Direito e vítima de homofobia André Baliera, e Mariluce Mariá, da Favela Art do Alemão. Eles conversam sobre a diversidade de identidades e gêneros, extrapolando classificações excludentes e trazendo outros temas para o debate, como assédio, estupro, transfeminismo, cultura e intolerância.

Às 17h, o correspondente Jorge Pontual, a repórter especial da Folha de São Paulo, Patrícia Campos Mello, e a supervisora da GloboNews Renée Castelo Branco encerram a programação do canal com um painel sobre as consequências das tensões entre povos e países provocadas pelo terrorismo, chamadas de “Onda Conservadora”. Em um momento de grande extremismo mundial, o debate pretende ser uma discussão sobre a intolerância, liberdade, valores e sistemas sociais ameaçados pelo fundamentalismo.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas pelo site www.riomarket.com.br.

Documentários no Festival do Rio

Além do Rio Market, a GloboNews também marca presença no Festival do Rio 2016 com três documentários coproduzidos em parceria com a Globo Filmes e com produtoras independentes. Os inéditos ‘Pitanga’, de Beto Brant e Camila Pitanga, ‘Intolerância.doc’, de Susanna Lira, e ‘Galeria F’, de Emilia Silveira, foram selecionados para o Festival do Rio 2016, que ocorre de 6 a 16 de outubro.

O longa ‘Pitanga’, sobre o percurso estético, político e existencial do ator Antonio Pitanga, terá exibição Hors Concours. O ator foi destaque em alguns dos momentos de maior inquietação artística do cinema brasileiro, e foi dirigido por grandes cineastas como Glauber Rocha, Cacá Diegues e Walter Lima Jr.

‘Intolerância.doc’ e ‘Galeria F’ estão na Mostra Retratos Falados, que reúne filmes que abordam temas políticos e sociais relevantes na história do país. ‘Intolerância.doc’ investiga o crescimento dos crimes de ódio no Brasil, envolvendo racismo, xenofobia, homofobia e disputas sangrentas por causa de religião e futebol. Já ‘Galeria F’ revisita a história de Theodomiro Romeiro dos Santos, ex-preso político condenado à morte que escapou da ditadura militar.

As coproduções GloboNews e Globo Filmes têm como objetivo estimular e fortalecer os documentários no mercado audiovisual brasileiro. Os filmes contemplados ganham acesso ao acervo de imagens da Rede Globo, sem ônus para a produção, e, após a estreia nos cinemas, também garantem a exibição na faixa de documentários da GloboNews, aos sábados às 21h.