Helicóptero joga água em ‘aglomeração’ para estimular que pessoas fiquem em casa

A Skol vai incentivar, por meio de ações e promoções, que as pessoas curtam o feriado em casa
HeliSkolpetero Skol

Este ano, com o carnaval cancelado por causa da pandemia da Covid-19, a Skol resolveu inovar e trouxe uma ação de marketing que vai despejar água fria em aglomerações causadas por conta do feriado.

O “HeliSkolpetero” é equipado para jogar uma “tromba d’água” em grande grupos de pessoas e a ação foi gravada apenas para divulgação. O objetivo da marca é desincentivar a aglomeração nesses dias.

Marcas de cerveja mudam estratégia de marketing e comunicação com o consumidor

Com a pandemia da covid-19 sem dar trégua no Brasil – são mais de 20 dias seguidos com a média de mortes por covid-19 acima de 1.000 –, as cervejarias tiveram que mudar suas estratégias de vendas e comunicação durante o período do Carnaval, uma época que costuma ter incremento de 100 milhões de litros vendidos. Se antes a regra era patrocinar blocos de rua e grandes eventos com muita aglomeração, agora, a intenção é incentivar o consumo em casa e oferecer atrativos para que isto aconteça.

Quem mais está investindo em marketing para o período é a fabricante de bebidas Ambev. Há ações diferentes para cada marca. Com a Skol a empresa traz o Heliskolptero, testando um possível banho de chuva naqueles que porventura desrespeitem a orientação oficial de não se aglomerar. O teste aconteceu sobre um campo aberto cheio de manequins, simulando uma aglomeração. O vídeo do teste vai circular nas redes sociais da marca e de influenciadores, provocando o público a ficar em casa, mas não fará voos reais pelas cidades brasileiras.

Já a Brahma promove transmissões ao vivo com artistas que nunca cantaram juntos: Zeca Pagodinho se une a Zé Neto & Cristiano; e Matheus e Kauan com Os Barões da Pisadinha. O local escolhido para as apresentações é o Sambódromo do Anhembi, com transmissão no Multishow e no YouTube.

A marca de bebidas mistas Skol Beats também incentiva o Carnaval em casa ao promover um inédito reality show com a cantora Anitta, que estará ilhada com nove amigos. Apesar da transmissão começar somente no dia 17, a cantora está deixando os fãs atentos às redes sociais ao divulgar aos poucos ou participantes.

Por estar em período de silêncio, nenhuma estimativa de faturamento foi comentada. Nos três primeiros trimestres de 2020, a receita da cervejaria foi de 39,8 bilhões de reais, um crescimento de 8% em relação ao mesmo período de 2019. Mas o lucro líquido despencou de 7,9 bilhões de reais em 2019 para 4,8 bilhões de reais em 2020.

Enquanto a Ambev se compromete a lançar tantas ações e ser escolhida pelos consumidores neste momento, inclusive oferecendo entregas grátis no aplicativo Zé Delivery, a concorrente Heineken não realiza nenhuma ação específica com a sua marca principal.

Nem mesmo a Amstel, que no ano passado patrocinou o Carnaval de São Paulo vai focar no tema desta vez, apesar de patrocinar lives de alguns blocos parceiros. 

Assim, a estrela do Carnaval na fabricante Heineken é a marca Devassa, que fará em Salvador uma ação na qual 13 grandes artistas, como Ivete Sangalo e Carlinhos Brown, aparecerão em varandas escolhidas de maneira aleatória e sem muito alarde, para não provocar aglomerações.

A ideia da marca é transmitir essa espécie de pocket show pelas redes sociais. “A estratégia de companhia é buscar inovar em um momento no qual muitas marcas duelam a atenção do consumidor. Escolhemos Devassa por ser uma marca forte em Salvador, um dos berços do Carnaval brasileiro, com uma iniciativa que evita aglomeração”, afirma Vanessa Brandão, diretora de marketing do segmento mainstream do Grupo Heineken Brasil.