Liq celebra as principais tendências e inovações do Trade Marketing

O evento “O Varejo 4.0 e a Era do Omnishopper” reuniu especialistas e clientes da Liq em debate sobre as principais inovações do varejo e a constante evolução do perfil do shopper.

A Liq, empresa de customer experience, reuniu ontem mais 100 profissionais do setor de varejo e marketing para discutir as principais tendências e as inovações do setor de trade e live marketing, que tem passado por constante atualização diante do perfil atual do shopper.

Com o tema “O Varejo 4.0 e a Era do Omnishopper”, o evento teve como principais speakers os profissionais Edmour Saiani, consultor, facilitador e idealizador da Ponto Referência e Fabíola Paes, cofundadora da Neomode e gestora do OasisLab. Professor convidado da FGV-SP e da Fundação Dom Cabral em programas in company, Saiani abordou os desafios enfrentados atualmente pelas empresas; as características que os clientes mais valorizam e os fatores que os levam a trocar suas marcas de preferência. Dados apresentados pelo speaker apontam que uma das principais razões que levam consumidores a abandonarem marcas está na baixa qualidade do atendimento. Dessa maneira, as empresas precisam investir no compromisso com o treinamento e a seleção de bons colaboradores, além do incentivo e estímulo constante a essa equipe de trabalho, o que resultará em um bom retorno do público final. “Temos que fazer pontos de contato capazes de gerar uma sensação boa no cliente. Logo, as marcas serão percebidas como as preferidas por ele”, abordou Saiani.

Liq Varejo 4.0

Especialista em varejo e omnichannel, Fabíola Paes abordou a evolução do varejo no Brasil ao longo dos últimos anos, abordando as mudanças e transformações vividas pelo setor com o conceito de varejo 4.0. “O principal desafio nada mais é que juntar as oportunidades do mundo físico com o digital”, afirmou Fabíola, ao citar como exemplo a consumidora “Charlotte”, consumidora que, em qualquer lugar do mundo, fará suas compras físicas sempre acompanhada do smartphone, integrando a sua jornada de compras ao mundo online.

“É preciso contar com muita inteligência tecnológica. Por traz desse novo consumidor, há ferramentas como Mobile, QR Code, um e-commerce totalmente conectado com o estoque das suas lojas preferidas para dizer ao consumidor onde está o produto. Assim, há muito aprendizado para ativar esse shopper de uma maneira diferente, principalmente no trade”, abordou Fabíola. Responsável pelo laboratório de startups do OasisLab, hub de inovação especializado em varejo, a profissional também falou sobre as variadas iniciativas desenvolvidas sob medida para varejistas com as mais diversas tecnologias, entre cases internacionais e aplicados no Brasil.

O evento também contou com os debatedores, Marcelo Chianello, Diretor Executivo de Negócios e Marketing da Liq, Maria Eduarda Cyreno, Sales A. Director da Procter&Gamble e Rafael Gouveia, Chief Operating Officer, da Vulcabras Azaleia. Os participantes responderam questões enviadas pelo público e tiveram a chance de compartilhar as experiências bem-sucedidas de suas marcas em relação a consumidores, e as novidades capazes de melhorar a experiência no ponto de venda.

“Esse encontro é um exemplo de como a atuação disruptiva é capaz de levar mais tecnologia e eficiência aos pontos de venda, além de mostrar como o atual shopper exige cada vez mais criatividade em um cenário omnichannel”, afirmou Marcelo Chianello, Diretor de Negócios e Marketing da Liq. “Para fortalecer o nosso posicionamento diante deste cenário, e alinhar a estratégia à necessidade dos nossos clientes e mercado, realizamos uma pesquisa em profundidade com mais de 40 clientes, prospects e influenciadores. O resultado desta iniciativa gerou insights relevantes para trabalharmos em diferentes pilares, envolvendo pessoas, inteligência, tecnologia e inovação. Acredito que a integração dessas frentes de atuação será decisiva para termos destaque neste mercado 4.0”, concluiu Chianello.

Marcelo Chianello

Crescimento no mercado

Com cerca de 3 mil promotores que operam mais de 10 mil pontos de venda em todo o Brasil, a Liq registrou um crescimento de 77% em trade marketing no primeiro trimestre desse ano em comparação com o mesmo período de 2017, resultado que se deve em grande parte à conquista de 12 novos clientes dos segmentos de telecom, alimentos e bens de consumo de alto giro.

Com projetos desenvolvidos de maneira customizada, a Liq também conta com um forte investimento em capacitação e treinamento de pessoal, que contribuem para a geração de empregos em todo o País. Com o conceito de Smart People, a empresa busca potencializar as ferramentas de trabalho disponíveis em linha com o perfil de seus colaboradores. Assim, a atuação da Liq está alinhada à estratégia de investir nas pessoas para a formação de um ambiente melhor dentro e fora da empresa, o que dará o melhor atendimento aos consumidores de seus mais variados segmentos.

A Liq conta ainda com um amplo portfólio de soluções, com a possibilidade de agregar em um único projeto, a identificação dos melhores pontos de venda utilizando ferramentas de geomarketing e estratégias multicanais de atendimento, por meio de especialistas de trade, além de ativações e campanhas de incentivo com o time de live marketing.

“A Liq acompanha o movimento do mercado e as tendências do varejo 4.0; e com atuação all-line é capaz de direcionar um melhor processo de execução e potencialização de ações de branding e vendas no PDV. Trabalhamos dados e percepções extraídos diretamente (na vida real) da ponta, o que nos permite desenvolver estratégias eficientes para encantar este shopper exigente”, afirma Nelson Armbrust, CEO da Liq.


Fonte: Assessoria