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publicado em 01 de junho de 2017 - 20h29

Localiza aposta em robô para agilizar reservas

Chatbot permite que clientes solicitem serviços pelo Facebook Messenger na página oficial da Localiza.

Da Redação

A Localiza, maior rede de aluguel de carros da América do Sul, lançou uma nova ferramenta tecnológica para agilizar e facilitar o processo de reserva. O “Chatbot da Localiza” foi idealizado pela Take, empresa pioneira no mercado mobile e criadora da plataforma BLiP - que permite desenvolver chatbots. Dados de uma recente pesquisa da Opinion Box revelam que 70% dos brasileiros estão dispostos a interagir com as empresas por aplicativos como Facebook Messenger e WhatsApp.

Com o “Chatbot da Localiza” os clientes podem, via Facebook Messenger na página oficial da empresa, realizar uma reserva da mesma forma que fazem via site. Todas as informações do chatbot são extraídas do sistema da empresa via API. Vale ressaltar que os chatbots são softwares que funcionam dentro de aplicações de mensagens. Portanto, eles são serviços de comunicação inteligentes e estruturados, onde é possível conversar e interagir através de aplicações/aplicativos de mensagens.

Em todas as funcionalidades, o cliente está em contato com um atendente virtual com opções pré-determinadas de atendimento e resposta. Quando o usuário opta por falar com o atendente, ele desativa o assistente virtual e ativa o atendimento com um profissional da Localiza. Todas as ações são pensadas para agilizar e melhorar o relacionamento e a experiência do cliente”, comenta Rodrigo Sales, responsável pela área de Marketing Digital da Localiza.

Segundo o CEO e co-fundador da Take, Roberto Oliveira, tudo que pode ser feito hoje através de uma conversa telefônica, ou através do uso de um aplicativo, poderá ser feito por meio de conversas multimídia com Contatos Inteligentes dentro das aplicações de mensagens. “Automatizar esse atendimento é importante para trazer agilidade, mas a conversa com um robô também pode ser frustrante. Por isso, mais do que construir um bot, é preciso preparar muito bem o chat”, explica Roberto.

Funcionalidades do Chatbot da Localiza

No “Reservar Carro” o cliente pode escolher local, data e hora da retirada e devolução do veículo, tipo do carro escolhido, seguro, itens adicionais e dados do cliente. Já no “Alterar Reserva” o cliente usa seu código da reserva para mudar detalhes do serviço. Outra opção disponível é “Cancelar Reserva”, onde é possível desistir do serviço de maneira simples, utilizando o código de reserva.

Fonte: Assessoria

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