Canais
Lollapalooza
publicado em 04 de abril de 2014 -  8h37

Lollapalooza movimenta quase R$ 60 milhões no turismo da cidade

Evento musical acontece pela primeira vez no Autódromo de Interlagos nos dias 5 e 6 de abril; maioria do público vem de fora de São Paulo.

Da Redação




De acordo com estimativas do Observatório do Turismo, núcleo de estudos e pesquisa da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), o turismo gerado com o evento movimentou mais de R$ 58 milhões na economia da cidade no ano passado. O dado foi obtido depois de uma pesquisa realizada pelo órgão no evento de 2013.

Segundo o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, os eventos musicais e shows de grandes artistas nacionais e internacionais trazem muito retorno para a cidade porque recebem milhares de visitantes. "As pessoas que vêm aos shows também costumam aproveitar mais alguns dias na cidade, principalmente se for fim de semana, como é o caso do Lollapalooza, já que a vida noturna e cultural paulistanas são famosas e agitadíssimas", explica.

O levantamento feito pelo Observatório também apurou o perfil do público do festival em 2013 e apontou que quase 58% eram turistas, o que representa mais de 96,8 mil pessoas. Além disso, os principais meios de hospedagem dessas pessoas foram hotel ou flat (33,8%) e casa de amigos ou parentes (29,7%), enquanto 32,1%do público foi e voltou à residência no mesmo dia.

"A hotelaria teve grande impacto. Cerca de 80 dos 132 hotéis consultados em regiões próximas ao local registraram aumento na ocupação por conta do evento no ano passado", destaca Poit. Outro número revelado pela pesquisa foi o gasto médio de R$ 600 pelos turistas que foram ao Lollapalooza Brasil 2013 e permaneceram, em média, quase dois dias e meio na cidade.

Uma das questões com as quais a organização do evento se preocupa é que as pessoas priorizem o transporte público para chegar ao local. Em 2013, o estudo mostrou que quase 38% foram ao festival de metrô, e este ano, mesmo com a mudança do local de realização do festival, uma das entradas do Autódromo de Interlagos fica a menos de mil metros da estação de trem "Autódromo", na linha 9 - Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Para conferir a pesquisa de 2013 na íntegra, acesse www.observatoriodoturismo.com.br

#Lollapalooza nas redes sociais

No ano passado, foi feito um monitoramento das redes sociais para analisar a percepção dos usuários de algumas plataformas digitais sobre o Lollapalooza e termos relacionados.

A maioria dos comentários foi feito pelo público masculino (60,3%) e houve 14 mil citações feitas por paulistas. "O evento repercutiu tanto que foram detectadas menções sobre o Lollapalooza nos três Estados da região Sul do país, no Ceará e em Pernambuco, ambos na região Nordeste, e até do Pará, no Norte do Brasil", enumera Poit.

O Twitter foi a ferramenta utilizada pela esmagadora maioria do público, representando mais de 85% das citações ligadas ao evento. O microblog foi seguido pelo Instagram (10,3%) - que destaca principalmente as fotos -, pelo Facebook (4,5%), já amplamente conhecido, e pelo Foursquare (0,04%), que permite à pessoa indicar o local onde está em determinado momento e fazer um comentário a respeito do evento ou do espaço.

Um dos recursos utilizados por quem usa o Twitter é a hashtag, identificada pelo símbolo de "#" antes da palavra-chave ou expressão a ser citada, como #Lollapalooza ou #LollaNoAutódromo. Dessa forma, outros usuários que estão conectados podem aproveitar e listar o mesmo assunto por meio de uma busca interna da ferramenta.

Para interagir nas redes sociais, o Autódromo de Interlagos também possui perfis em duas redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/autodromodeinterlagos

Twitter: http://twitter.com/interlagostrack

Sobre o Lollapalooza Brasil

Neste fim de semana, dias 5 e 6 de abril, o festival Lollapalooza Brasil contará com apresentações de dezenas de bandas, especialmente de rock e gêneros afins, que serão distribuídas em diferentes espaços nos cerca de um milhão de metros quadrados de área do local. Entre os destaques estão grupos estrangeiros renomados como New Order, Pixies, Soundgarden e Nine Inch Nails, os brasileiros do Nação Zumbi e Raimundos, além de novos artistas como Muse, Imagine Dragons, Lorde, Jake Bugg e Ellie Goulding. Para quem quiser levar os filhos, haverá ainda programação e atrações voltadas às crianças no Kidzapalooza. Mais informações no site: www.lollapaloozabr.com

Fonte: SPturis

Veja também:

05/04/2019
Estações de metrô e trem viram show de ativações de marcas no trajeto até o Lollapalooza
Karaokê, brindes e adesivagem são algumas das estratégias de Bradesco, Budweiser, Chevrolet, Doritos, Vivo, Samsung, Mentos e Crocantíssimo para conquistar a preferência do público.
05/04/2019
Tênis Nite Jogger inspira participação da adidas no Lollapalloza 2019
Marca é uma das patrocinadoras do evento e preparou uma série de ações de ativação; campanha é assinada pela Ogilvy Brasil.
04/04/2019
Coca-Cola e SRCOM no Lollapalooza
Coca-Cola leva instalação interativa para Lollapalooza.
03/04/2019
Bradesco e next ativam Lollapalooza Brasil
Evento acontece entre os dias 5 e 7 de abril no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Newsletter
Receba as novidades