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publicado em 20 de setembro de 2017 -  0h10

A tecnologia: aliada das companhias aéreas durante toda a viagem

Durante o CAPA Latin American Aviation Summit, especialistas do setor debateram a importância de como as tecnologias digitais podem ajudar a se conectar com os passageiros e apresentar a oferta mais atraente.

Da Redação



Nos dias 11 e 12 de setembro, foi realizado, em Cartagena, Colômbia, o CAPA Latin American Aviation Summit 2017, no qual estiveram presentes diretores de companhias aéreas, de aeroportos, representantes de governo e prestadores de serviços para a indústria da aviação, para participar de discussões de alto nível sobre o panorama do setor aéreo e suas perspectivas.

Foi a primeira vez que o evento foi realizado na região, e a Amadeus, fornecedor líder mundial de soluções de tecnologia avançada para a indústria de viagens, participou de três palestras e painéis durante o evento.

Elena Ávila, que recentemente foi nomeada vice-presidente executiva e diretora de companhias aéreas nas Américas da Amadeus, falou das implicações da revolução digital nesse setor. Esta apresentação é baseada no novo relatório do Amadeus “Embracing airline digital transformation: a spotlight on what travellers value”, e desenvolve uma discussão sobre o que os viajantes valorizam quando compram uma passagem.

Ávila salientou a importância de conhecer o cliente, saber onde ele está, quem é e o que quer. “Com a revolução digital e a conectividade constante, as expectativas dos clientes mudaram significativamente. Isso representa uma oportunidade para as marcas que souberem estabelecer uma conexão com seus clientes, mas, para isso, devem evoluir e entender o que seus clientes querem para que possam apresentar seu produto adequadamente, oferecendo um valor real. Mas o que eles valorizam e como devemos comunicar as nossas ofertas a eles? Existem oportunidades adicionais de venda?”, comentou.

Por outro lado, defendeu um modelo baseado na combinação de produto, serviço e conveniência, para que as companhias aéreas possam comercializar seus produtos de forma mais intuitiva e aproveitar todas as oportunidades. No que diz respeito a serviços, o viajante quer saber, por exemplo, onde conseguir as informações de que precisa. Quanto ao produto, as empresas precisam apresentar uma oferta que atenda às necessidades de um cliente que, durante um voo de 8 horas, por exemplo, vai precisar esticar as pernas. Quanto à conveniência, é preciso levar em conta, por exemplo, que o cliente não quer fazer mais de uma escala. Esses três fatores devem ser considerados em todos os momentos pela companhia aérea.

O evento também incluiu um painel sobre o viajante latino-americano do futuro, no qual estiveram presentes Sergio Vargas, Head of Online Travel de Amadeus; Marcelo Bento Ribeiro, Diretor de Parcerias e Distribuição da Azul; e Carolina Piber, Managing Director da Expedia América Latina, entre outros. A América Latina tem uma população enorme de “millenials”, que não têm medo de usar as novas tecnologias. “Como indústria, precisamos usar a tecnologia para nos comunicarmos com eles, não podemos ignorar esta realidade”, disse Vargas.

No segundo dia, foi realizado um painel sobre as perspectivas do Brasil. O painel contou com a participação de Gustavo Murad, Diretor de Contas da Amadeus Brasil, que reafirmou que o mercado brasileiro é enorme e que continua crescendo. “O Brasil tem um mercado enorme e continua crescendo. No início da década de 2000, tínhamos uma relação de 0,2 passageiros/habitante; atualmente, é de 0,6, e ainda há muito trabalho a ser feito”, relata.

Murad acrescentou que, para continuar crescendo, é fundamental que o passageiro esteja no centro das decisões. “Precisamos estar conscientes da importância de nos relacionarmos adequadamente com o passageiro em todos os pontos de contato, e, para isso, a tecnologia é crucial. Eu acho que as companhias aéreas da América Latina e, especificamente, do Brasil são ‘early adopters’ de tecnologia”, avalia.

“Para a Amadeus, participar deste tipo de evento é fundamental, porque é uma oportunidade de compartilhar com os principais atores da indústria de viagens e das companhias aéreas. Participamos de debates muito enriquecedores sobre o panorama e as tendências da indústria, em que parceiros de tecnologia como a Amadeus devem participar ativamente”, afirmou Elena Ávila.

Fonte: Assessoria

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