Flytour MMT aposta na tecnologia

Em constante desenvolvimento, portal conta com telemetria, personalização e ferramentas que agilizam o dia a dia dos profissionais.

Com a fusão das marcas, Flytour Viagens e MMT Gapnet - operadoras do Grupo Flytour - alguns objetivos foram primordiais para os primeiros passos da nova Flytour MMT Viagens, anunciada em fevereiro deste ano. A tecnologia e o investimento no atendimento e na capacitação do agente de viagem foram pontos fortes que o presidente da empresa, Michael Barkoczy, ressaltou no primeiro momento da união das marcas: “Assim que estudamos e prosseguimos com a fusão, um dos principais objetivos, além de agregar produtos com as marcas, era otimizar e oferecer tecnologia aos nossos parceiros. Pensamos num canal direto, dentro da plataforma, totalmente reconfigurado, com vantagens ao agente de viagem. Assim começamos alguns estudos com a nossa área de Tecnologia para criar, desde o início, uma ferramenta inovadora no turismo. Manter um site para cada uma das marcas não é viável. Então o projeto foi desenvolvido com a colaboração e ideias dos próprios agentes, junto com a inovação do nosso setor de TI”, afirma o presidente.

Emerson Amaral

Assim, a Flytour MMT Viagens anuncia essa plataforma digital com produtos personalizados de acordo com a agência e relatório completo que mensura o histórico de venda e demanda do agente. “A equipe de vendas tem visitado as agências para entender o público e ouvir as necessidades dos profissionais na hora de pesquisar e fechar uma compra pelo portal”, explica Emerson Amaral, diretor de estratégia e vendas da Flytour MMT Viagens. Segundo o executivo, a ideia era – e ainda é – empoderar e dar voz aos agentes e entregar uma ferramenta com engrenagens que facilitem o dia a dia de todos.

A nova “plataforma de distribuição” oferece às agências uma gama de opções, unindo as variações das antigas Flytour Viagens e MMT GAPNET em um único lugar e aumentando o portfólio àqueles que costumavam vender apenas uma delas. “Os agentes Flytour Viagens ganham com a adição de produtos internacionais, como os pacotes para a Disney – carro chefe da antiga MMT -, já os acostumados com a força dos internacionais da MMTGAPNET garantem os melhores produtos nacionais do mercado”, continua o executivo.

Mais tecnologia

Entre todas as grandes atualizações, a que mais se destaca é o uso da tecnologia a favor do agente e da Flytour MMT Viagens. Isso porque o novo portal não é um “produto final”. Segundo Fernando Campos, diretor de Tecnologia da operadora e responsável pela nova ferramenta, a plataforma estará sempre em desenvolvimento, em buscar de atender as necessidades dos agentes e personalizar de acordo com a demanda e o perfil de cada um.

Um dos destaques vai para a telemetria, uma leitura inteligente de informações, que promete ser o carro-chefe da nova plataforma, fazendo com que as informações não sejam apenas dados, mas sim formas de tornar o profissional e o negócio mais eficiente. São materiais importantes para os agentes e para a operadora, já que é possível identificar o que agrada ou não o público na prateleira de produtos. É uma ferramenta que permite o questionamento do agente, como um termômetro do negócio. “O sistema compila e indica as demandas, comparando às ofertas. Por exemplo, uma agência no Sul não vai ter como destaque na página um produto para as Serras Gaúchas, por exemplo. Eles terão destinos de calor como Nordeste ou internacionais. Mas, caso o viajante busque por localidades no frio, o agente consegue encontrar os produtos ideais na base de dados, só não estará em destaque“, explica Campos.

Em conjunto com a inteligência de dados, a Flytour MMT Viagens também investiu em um portal white label, ou seja, ‘personalizável’ de acordo com as preferências das empresas que o utilizam. São templates básicos, mas que podem conter o logo e as cores da agência e os produtos mais procurados pelo público da mesma, facilitando a venda e entregando sempre o que a operadora tem de melhor no nicho.

Seguindo o perfil de personalização, a plataforma também conta com ferramentas inteligentes que analisam vendas e pesquisas realizadas e emitem – para o agente e para a operadora - uma série de relatórios customizados, possibilitando melhor compreensão do público e da procura, realizando assim a customização de produtos disponibilizados para a mesma. “Se uma agência é especializada em neve, por exemplo, conseguimos decifrar a mensagem pelos dados que nos são fornecidos pela telemetria e passamos a enviar produtos especiais, como promoções de destinos de neve. Isso otimiza a venda e gera business ao agente”, explica o executivo de TI.

Estas mesmas ferramentas ainda oferecem um “rastreador” que mostra onde está cada um de seus clientes em um mapa, tornando possível o acompanhamento do mesmo durante a viagem e vendas last minute. “As agências poderão contatar os clientes com dicas e opções de entretenimento especiais, de acordo com o destino em que estejam. Ou seja, caso tenhamos um passageiro em Orlando, na Flórida, poderemos entrar em contato com ele por mensagem ou e-mail e indicar locais de compra ou bares e restaurantes que ele pode visitar durante a viagem. É uma forma de potencializar e fidelizar o cliente”, explica Amaral.

As análises realizadas pela inteligência online ainda garantem uma melhor experiência do usuário dentro da ferramenta, já que oferece prontamente o que ele procura e em diferentes telas. O site se tornou responsivo, o que não era anteriormente.

A tecnologia também revolucionou a segurança e a forma de pagamento da plataforma. Entrar no site se tornou mais seguro já que foi criado o token de acesso, um número único que é recebido via aplicativo de celular a cada novo login. Já o pagamento recebeu um update com a possibilidade de entrada de diversos cartões, facilitando a compra de grupos em um único carrinho.

Ainda sobre o carrinho de compras, a Flytour MMT Viagens atualizou os códigos do programa que, além de possibilitar “esvaziar” – pedido feito pelos próprios agentes, visando mais agilidade na hora de iniciar uma nova consulta -, também manterá os orçamentos realizados e salvos, automaticamente. Assim, ao voltar a falar com o viajante após dias, o documento se manterá atualizado, com preços alterados de acordo com os fornecedores.

“Toda criação foi para atender o agente de viagem. Para torná-lo mais competitivo frente às novas dificuldades que apareceram com a internet”, afirma Emerson Amaral. O executivo ainda compartilha que o novo sistema estará disponível para todos os agentes a partir deste mês.


Fonte: Assessoria