Canais
M.I.C.E
publicado em 04 de junho de 2018 - 20h47

Toni Sando eleito vice-presidente da Associação de CVBx Latin Caribe

O próximo Encuentro Latin Caribe será realizado em abril de 2019, junto ao Fórum Eventos, na cidade de São Paulo/SP.

Sergio Junqueira Arantes

Nos dias 2 e 3 de junho, realizou-se, em Santiago do Chile, o 11º Encuentro Latin Caribe de Convention & Visitors Bureau, evento que busca gerar um espaço de conversação entre os bureaux para analisar problemas, compartilhar conhecimentos e detectar oportunidades na indústria de eventos latino-americana. Na tarde do sábado e na manhã do domingo foram realizadas reuniões do Conselho Diretor e, às 12h, uma Assembleia Ordinária na qual foi eleita a diretoria para o biênio 2018/2020.

 Toni Sando

Foram eleitos:

  • Presidente: Gustavo Staufert (Guadalajara/MEX)
  • Vice-presidente 1: Silvana Biagiotti (Mendonza/ARG)
  • Vice-presidente 2: Toni Sando (São Paulo/BR)
  • Vice-presidente 3: David Hidalgo (Yucatan/MEX)
  • Secretária: Maria Clara Faciolince (Cartagena de índias/COL)
  • Tesoureira: Jazmin Nava Inda (Culiacan/MEX)
  • Conselheiro Vogal 1: Raquel Gavagnin (Assunção/PAR)
  • Conselheiro Vogal 2: Jorge Lion Benavides (Lima/PER)
  • Conselheiro Vogal 3 – David Manillo (Monterrey/MEX)
  • Conselheiro Vogal 4 – Robert Schmitz (Santiago/CH)
  • Conselheiro Vogal Suplente 1 – Ferdinando Lucena (João Pessoa/BR)
  • Conselheiro Vogal Suplente 2 – Migdalia Vazquez (Guatemala)
  • Conselheiro Vogal Suplente 3 – Linda Garzon (Bogota/BOL)
  • Síndico: Georgina Espinozza (Guadalajara/MEX)

Nas reuniões também foi deliberado um menor intervalo entre as reuniões, sendo que os Encuentros serão intercalados entre o Brasil, México e demais países da região. As próximas reuniões serão realizadas durante a IBTM Americas, na Cidade do México, nos dias 5 ou 6 de setembro; a IBTM World, em Barcelona, nos dias 27 a 29 de novembro e, finalmente, durante o Fórum Eventos, na cidade de São Paulo, em abril de 2019.

 Raíces Borderío: Experience Chile

O Encuentro começou no sábado com um jantar inaugural no restaurante El Apero, localizado no Borde Rio, conjunto gastronômico que reúne uma dezena de restaurantes e bares. O jantar foi animado pelo show Raíces Borderío: Experience Chile.

Em breve discurso ao término do evento, o presidente do Santiago Convention Bureau, anfitrião do jantar, Robert Schmitz, agradeceu a presença dos representantes de bureaux de toda América Latina. “A partir de terça-feira, na Fiexpo, parte novamente um desafio, o segundo que teremos. Momento importante de colaboração e de novos negócios para Santiago e para o Chile”.

O 11º. Encuentro é um espaço para a promoção de destinos e o intercâmbio de experiências que permitem potencializar o trabalho continuo dos bureaux, fortalecendo a retroalimentação que estas entidades têm gerado nos períodos anteriores.

Silvia Ramírez, gerente general do Santiago Convention Bureau, destacou que o encontro permitirá a todos os convidados atualizar-se sobre as novidades da indústria de eventos: “Para o SCB é uma grande honra ser anfitrião, pela segunda vez, do Encuentro que reúne os bureaux da América Latina e Caribe, em Santiago. Esperamos que seja uma jornada chave para interiorizarmos o atual estado do mercado MICE, assim como conhecer o trabalho realizado pelos diferentes bureaux em suas respectivas cidades”.

 Plenária do 5o Foro Político

Na parte da tarde do dia 3, Eduardo Chaillo Ortiz, Global General Manager, Latin America, da Maritz Global Events, fez uma palestra sobre "O Mercado Corporativo e sua relação com os CVBx", na qual apresentou aspectos que diferenciam o mercado corporativo do associativo, buscando mostrar o enorme potencial do corporativo – enquanto este aporta US$1.354.651 no mercado norte-americano, os eventos associativos aportam apenas US$248.485, podendo-se ainda acrescer aos valores do corporativo as cifras referentes os Eventos de Incentivo = US$84.997 e Feiras = US$9.422. Em termos de participantes, o Corporativo movimenta 189.387 pax e o Associativo, apenas 44.727 participantes.

Chaillo mostrou ainda que os números na Austrália e no México são semelhantes e deu exemplos de destinos que estão “promovendo os clusters industriais como destinos” (Alemanha), “promovendo um ecossistema de colaboração” (Rotterdam), finalizando com o case do México, que inicia um trabalho “com componentes promocionais alinhados às demandas do mercado corporativo”, desenvolvendo “uma estrutura colaborativa e de liderança através dos CVBx”.

Brasil marca presença no 11º Encuentro Latin Caribe de Convention & Visitors Bureau


Sérgio Junqueira Arantes viajou a convite da FIEXPO, com o apoio do NH Hotels e a cobertura da GTA Global Travel Assistance.

Veja também:

20/04/2019
Bariloche cresce no segmento de MICE
A cidade apresenta nova infraestrutura e serviços para se tornar uma das mais procuradas da Argentina.
19/03/2019
Segundo semestre de 2018 tem melhora de reservas por países com novo visto eletrônico
Dados da Amadeus mostram maturação do modelo seis meses após implementação no Brasil.
26/02/2019
Gi Group aumenta em 90% a verba de marketing para fortalecer suas marcas em âmbito global
As mídias digitais serão o principal alvo de investimento da multinacional de recursos humanos para engajar candidatos.
25/02/2019
Amadeus integra solução de cartão virtual do Barclaycard para otimizar pagamentos B2B na indústria de viagens
A parceria possibilitará que clientes da Amadeus se beneficiem do acesso integrado ao Precisionpay, solução de cartões virtuais do Barclaycard.
Newsletter
Receba as novidades