ADVB: Confiança na economia tem alta de 50% para profissionais de vendas e marketing

Estudo inédito realizado pela ADVB revela que as expectativas sobre o futuro dos negócios segue otimista.

De acordo com o estudo referente ao primeiro trimestre de 2018 realizado pela ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil com apoio da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), cerca de 50% dos entrevistados acreditam que as condições da economia brasileira, do setor econômico e das empresas, melhoram nos últimos seis meses. Os profissionais também responderam que estão otimistas com o futuro dos negócios (68%), com o setor econômico (62%) e com a economia brasileira (57%). Ainda sobre as expectativas, 74% dos profissionais esperam um incremento no valor das vendas nos 12 meses seguintes à pesquisa, e 49% têm perspectiva de aumento na verba destina ao marketing. 40% registraram um aumento de até 10% no valor das vendas no período.

Para Latif Abrão Jr., presidente da ADVB, o crescimento da confiança dos profissionais do setor sinaliza uma retomada econômica no País. “O empresariado brasileiro está confiante em relação à economia e otimista com seus negócios, reflexo do crescimento esperado para o cenário econômico este ano, principalmente para os setores de vendas e marketing, que são o motor para o desenvolvimento econômico do Brasil”, destaca Latif.

De acordo como estudo, divulgado este mês, a maioria dos representantes do setor são do sexo masculino (78%), com 45 anos ou mais (77%). Já na questão demográfica, 84% afirmaram trabalhar em empresas sediadas em São Paulo, e 5% no Rio de Janeiro. Em relação ao setor empresarial, 37% ocupam cargos de presidência, direção e gerência, 77% ocupam cargos em empresas de comércio e serviços e 20% em segmentos industriais.

A pesquisa foi realizada entre 20/3/2018 e 4/4/2018 e coletou um total de 237 respostas. Foram convidados a participar da sondagem indivíduos com cargos nas áreas de vendas e marketing, dirigentes e ocupantes de cargos relevantes em suas empresas e instituições.

Fonte: Assessoria