‘Contra-Algoritmo’ do Itaú convida pessoas a descobrirem novos sons e músicas do Rock in Rio

Em aquecimento para os shows, ação criada pela Africa incentiva usuários a conhecerem artistas diferentes de suas playlists no Spotify, player oficial do festival.

Ao buscar e conhecer coisas diferentes, somos apresentados a novos sons e novas experiências. Com base nesse conceito, o Itaú Unibanco convida os fãs de música a buscarem as diferenças por meio da ferramenta “Contra-Algoritmo”. A ação, feita em parceria com a agência Africa, faz parte da campanha do banco – patrocinador master do Rock in Rio – para a edição 2019 do festival. Confira aqui.

A novidade está integrada ao perfil do usuário do Spotify – serviço de streaming de áudio mais popular do mundo – oferecendo acesso a todas as músicas e podcasts que você adora a qualquer hora e em qualquer lugar. Player oficial do Rock in Rio, o Spotify é a plataforma ideal para que as pessoas possam descobrir novas músicas e podcasts por meio de uma experiência verdadeiramente personalizada.

“Acreditamos que a música pode ser um caminho para que as pessoas busquem o diferente. Criamos o ´Contra-Algoritmo´ para convidá-las a experimentarem novos artistas e ritmos musicais. Uma ação digital que visa levar essas pessoas a novas experiências na vida real, e totalmente integrada à nossa crença de que a música tem um poder transformador muito forte”, diz Eduardo Tracanella, diretor de Marketing do Itaú Unibanco.

"Durante toda a comunicação para o Rock in Rio, temos enfatizado a diversidade e a importância da busca por essas diferenças. De forma prática, é estar mais disposto a ouvir opiniões contrárias, conversar com pessoas não tão parecidas com você e, claro, se abrir para diferentes gostos e experiências”, comenta Sophie Schonburg, Diretora Executiva de Criação da Africa. “O ´Contra-Algoritmo´ é uma ferramenta que possibilita essa busca pela música e mostra como a diversidade de artistas está, de fato, presente no Rock in Rio”, finaliza.

A ação do "Contra-Algoritmo" faz parte da campanha do Itaú para o Rock in Rio – “Quem busca as diferenças se encontra” – e está inserido em uma série de ativações que convidam e incentivam às pessoas a buscarem as diferenças.

Como funciona

“Abra a cabeça com o lineup do festival de música mais diverso do mundo”. Com essa mensagem encorajadora, o Itaú convida as pessoas a experimentarem o “Contra-Algoritmo”.

Para utilizá-lo, é preciso primeiro fazer login com a conta do Spotify. Intuitiva, a experiência apresenta, em um primeiro momento, os artistas e músicas mais ouvidos de acordo com o histórico do usuário. Quem está no lineup do Rock in Rio aparece destacado em laranja, com as informações de sua agenda no evento.

Em seguida, todos são convidados a seguir um caminho diferente. “Queremos que as pessoas conheçam novos sons e novas experiências e busquem as diferenças”. É aí que surge a novidade: os 50 artistas mais ouvidos pelo usuário dão lugar às sugestões de novos nomes – todos eles com apresentações programadas para os diversos palcos do Rock in Rio. No site ainda é possível conferir o dia, horário e lugar de cada atração sugerida, e filtrar as novidades por diferentes temas: artista, palcos do Rock in Rio e dias do festival.

Ao final, uma playlist com as descobertas é oferecida no Spotify, assim como uma cartela compartilhável nas redes sociais, incentivando as pessoas ouvirem músicas diferentes das que já estão acostumadas.

Esta é a quinta vez consecutiva que o Itaú patrocina o maior festival de música e entretenimento do mundo, que acontece entre os dias 27 e 29 de setembro e entre 3 e 6 de outubro no Rio de Janeiro (RJ). Patrocinador máster do evento, o banco acredita que a música tem o poder de transformar e aproximar as pessoas, e vai aplicar isso durante o festival por meio do conceito “Quem busca as diferenças se encontra”, materializado na hashtag #BusqueAsDiferenças.


Fonte: assessoria