Santa Clara reúne empresários para falar do Brasil em 2014, 2015 e 2016

2014 será um ano de incertezas; 2015 de ajustes e 2016 de retomada.

A Santa Clara – uma das principais agências de publicidade do país – reuniu cerca de 50 dos seus principais clientes para um bate-papo econômico com a ex-diretora de redação da revista Exame, Claudia Vassallo e atual superintendente do Grupo Negócios e Tecnologia da Editora Abril. O encontro, que foi realizado em parceria com a própria Abril, discutiu questões que muito preocupam os empresários brasileiros, entre eles, o de como será o ano de 2014; o cenário político nacional; a Copa do Mundo no Brasil e projeções para 2015 e 2016.

Para o presidente da Santa Clara, Ulisses Zamboni, 2014 será realmente um ano de ajustes e o mercado publicitário precisa ter coragem para enfrentá-lo. A mesma opinião foi compartilhada pela jornalista da Exame. “Realmente será um ano de incertezas em todos os mercados e também na publicidade. Por conta da Copa, alguns anunciantes estão antecipando seus investimentos para esse começo de ano, que começou a 200km/h. Teremos uma intensidade até maio e depois da Copa até o final do ano uma grande desaceleração de investimentos, produções em fábricas, entre outros. A julgar, teremos 1 ano em 5 meses”, projetou a jornalista diante de uma plateia seleta de executivos das principais empresas do país.

Vassalo disse, ainda, que o Brasil está melhor, mas ainda tem muita coisa para fazer. “Os processos brasileiros são lentos – diferente de outros países que é tudo muito rápido e os regimes de governo funcionam. Já vivemos o clima de Copa, mas temos problemas de segurança, transporte, desemprego, desqualificação profissional, estrutura, falta de investimento em obras importantes, aeroportos, etc. Como preparar uma Copa com tanto problema? A salvação do Brasil está em atos, não em palavras. Precisamos tirar essa nuvem de desconfiança que está nos assombrando e agir”, sugeriu a jornalista.

Por fim, Claudia Vassallo disse que 2015 será um ano de ajustes, de baixo crescimento e de muitas mudanças por conta de um 2014 atípico que o Brasil vai enfrentar. Em 2016, o país vai viver a retomada dos investimentos e do crescimento econômico.

O presidente da Santa Clara ficou muito satisfeito com o evento, que contou com executivos do Grupo Boticário, Editora Abril, TAM, Alpargatas, Hospital Sírio Libanês, Grupo Takeda, J Macedo, Diageo, entre outros convidados da agência. “Essa troca de experiências é importante para nortear clientes sobre os caminhos da economia e os rumos que o Brasil tomará nos próximos anos. Hoje, tivemos uma aula de economia com uma jornalista que tem contato de primeiro grau com as mais importantes fontes envolvidas na economia e política brasileira. Este ano será bem confuso para todo o mercado, mas nós da Santa Clara como consultores de comunicação, queremos colaborar com iniciativas como esta para o negócio dos nossos clientes”, finaliza Ulisses.

Fonte: Assessoria de imprensa