Mulheres no Comando: Lídice da Mata, deputada federal

A deputada Federal, Lídice da Mata, considera o ambiente político hostil para as mulheres. Isso porque, segundo ela, a predominância masculina é uma realidade. “Tem que ser muito forte e gostar muito para aguentar conviver num lugar onde o machismo fala mais alto. Desde cedo fomos afastadas da política e isso culminou no ingresso tardio das mulheres neste segmento. Só conquistamos o direito de votar a 77 anos. Fomos criadas e acostumadas a entender que política era coisa de homem”, conta.

 

Segundo ela, atualmente apenas 8.9% da Câmara dos Deputados é ocupada por mulheres e somente 11% delas estão no senado. “Apesar dessa diferença estamos conquistando o nosso espaço e a tendência é que mais e mais mulheres se coloquem em posição de destaque na política”, diz lembrando que há 20 anos não havia sequer banheiro feminino na Câmara dos Deputados. “Prova de que aquele lugar não havia sido feito para nós”, revolta-se.

 

Para a deputada, pesquisas realizadas recentemente revelam que as mulheres transmitem mais confiança para os eleitores que os homens. “Eles ainda acreditam mais em nós. Principalmente quando abordamos temas como família e saúde”.