Abertas as inscrições para o Prêmio Caio 2020

Foram feitas três adequações principais: a data de corte dos trabalhos que podem ser inscritos na 21ª Edição foi estendida para 30 de agosto; o regulamento e os tutoriais das categorias foram readequados, para recepcionar os eventos híbridos e/ ou 100% online; e foram criadas excepcionalmente três novas categorias, que avaliarão projetos já contratados, mas ainda não executados.

Estão abertas as inscrições para a 21ª Edição do Prêmio Caio. Cases nos segmentos de Eventos e Serviços podem ser inscritos até 10 de setembro de 2020. Todo o processo de participação no Prêmio Caio 2020 é feito 100% online, através da plataforma da premiação (www.premiocaio.com.br), desde a inscrição, cadastro e montagem dos trabalhos, até a curadoria e julgamento por parte do Júri.

Em função dos efeitos do enfrentamento à pandemia da Covid-19 no mercado como um todo, a organização do Prêmio Caio atrasou em quase 2 meses a abertura das inscrições, para avaliar e adequar o Regulamento e as categorias do Prêmio Caio aos seus propósitos e a atual conjuntura.

Foram feitas três adequações principais: a data de corte dos trabalhos que podem ser inscritos na 21ª Edição foi estendida para 30 de agosto; o regulamento e os tutoriais das categorias foram readequados, para recepcionar os eventos híbridos e/ ou 100% online; e foram criadas excepcionalmente três novas categorias, que avaliarão projetos já contratados, mas ainda não executados.

A indústria de eventos e turismo é uma das mais importantes, seja por seu impacto econômico direto, seja pelos indiretos e seja pela transmissão de conhecimentos que proporciona” explica Sergio Junqueira Arantes, CEO da Eventos Expo Editora, responsável pela realização do evento, e idealizador do Prêmio Caio. “Essa é a indústria mais afetada pela pandemia, mas seus componentes são resilientes, criativos e tem enorme capacidade de transformação. É o que pretendemos conferir no Prêmio Caio deste ano”.

Com os slogans: Trazendo inovação e criatividade neste momento de Mudança e Seja Protagonista desta transformação! Celebre o Novo!, a campanha do Prêmio Caio 2020 é assinada pela Hathor Business & Marketing, que pelo terceiro ano consecutivo é patrocinadora da premiação e responsável pela criação da campanha e comunicação visual do prêmio. “O Prêmio Caio é considerado o ´Oscar dos Eventos`, consagrando os principais profissionais e empresas que contribuem para o desenvolvimento desta indústria no Brasil. Está na cabeça de muitos, mas na estante de poucos”, afirma Marcos Araújo, diretor executivo da Eventos Expo Editora.

As categorias abertas para concorrência no Prêmio Caio 2020 tem suas definições estabelecidas com base nas normas ABNT, e subsídios das entidades que compõem seu Conselho Diretor.

PERÍODO DE CONCORRÊNCIA DOS CASES

A data final de corte dos trabalhos que podem concorrer nesta edição foi estendida. Tradicionalmente, a data de corte do Prêmio Caio é de trabalhos executados entre 1 de julho do ano anterior à 30 de junho do ano corrente. Em 2020, a data de corte final foi estendida para 30 de agosto. Isto é, poderão concorrer trabalhos executados entre 01 de julho de 2019 e 30 de agosto de 2020.

Esta é a primeira vez na história da premiação que esta data de corte é alterada”, disse Sergio Junqueira Filho, diretor da Comissão Organizadora do Prêmio Caio 2020. “Com o início da pandemia em fevereiro, houve um gap nos eventos que estavam programados para ocorrer no primeiro semestre. As empresas – agências, organizadoras e clientes – levaram um tempo para entender a realidade posta, se reorganizar, e colocar em prática os primeiros projetos pós início da pandemia”.

O objetivo principal do Prêmio Caio é mostrar a excelência do nosso mercado. Mas paralelo a este, também temos como objetivo mostrar o que está sendo feito. E esta segunda perna ficaria extremamente prejudicada se não alterássemos a data de corte final, dando a impressão de que o mercado estava 100% parado. O que não condiz com a realidade”, enfatiza Junqueira.

ADEQUAÇÃO DE CATEGORIAS

Os tutoriais de todas as categorias do Prêmio Caio foram revisados, detalhando melhor a previsão dos eventos realizados 100% online, ou híbridos. “Agora o concorrente poderá verificar no tutorial de cada categoria se, dentro dos critérios do Prêmio Caio, ela se enquadra para recepcionar este tipo de evento”, explica Sergio Junqueira Filho.

No Regulamento de 2020 também foi feita uma adequação, prevendo a divisão de cada categoria que tenha quórum suficiente para avaliação de eventos presenciais e híbridos, e os 100% online. Assim, se uma categoria tiver quatro ou mais trabalhos de evento presencial inscritos, e quatro ou mais trabalhos de eventos online, a categoria será dividida, e os dois perfis de trabalhos (presencial e híbrido de um lado, e 100% online do outro) serão avaliados como se fossem categorias diferentes.

A condição sine qua non para que ocorra a divisão, é quórum de trabalhos inscritos de cada perfil. Havendo quórum para avaliarmos eventos presenciais e online separadamente, a análise será mais criteriosa, já que os dois perfis possuem objetivos, métodos de execução e métricas de mensuração de retorno bastante distintas”, explica Junqueira Filho.

CATEGORIAS PARA PROJETOS FUTUROS

A terceira grande adequação na 21ª Edição do Prêmio Caio foi a criação, excepcional para esta edição, de três categorias para projetos futuros, ainda não executados.

Em tese, os projetos executados no primeiro semestre são adequações rápidas, de eventos já programados, para a realidade do online em função do isolamento social imposto pela pandemia. Os novos cases, com projetos elaborados já para uma nova realidade social e econômica, já estão sendo criados, gestados, pelas agências, organizadoras, promotoras e clientes, mas só serão executados a partir do segundo semestre de 2020.

Entendemos que um dos objetivos de Prêmio Caio sempre foi mostrar o que estava acontecendo de melhor no mercado em termos de criatividade, execução, tecnologia e resultados. E se não criássemos estas categorias, possibilitando a inscrição do que foi elaborado para execução futura, haveria um vácuo de inovação em 2020, o que não condiz com a realidade”, ressalta Junqueira. “Nunca se criou e se inovou tanto quanto em 2020. E o Prêmio Caio precisa refletir, precisa mostrar para o mercado em geral, esta dinâmica”.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o Prêmio Caio vão até o dia 10 de setembro, e a entrega dos trabalhos até 30 de setembro. Durante o mês de outubro serão feitos os trabalhos de curadoria e Julgamento, e anúncio dos finalistas ainda no final de outubro.

Os critérios adotados pelo Júri para avaliar os cases incluem, principalmente, estratégias, desafios, soluções, execução e entrega dos Eventos, além de aspectos específicos que pautam os Serviços de cenografia, montagem de estande, recurso audiovisual e inovações tecnológicas.

As incrições devem ser feitas direto no site do Prêmio Caio: www.premiocaio.com.br

DESTINOS E EMPREENDIMENTOS PARA EVENTOS

Nos segmentos “Destinos para Eventos” e “Empreendimentos para Eventos” não há necessidade de inscrição e submissão de defesa; uma vez que os concorrentes são indicados pelo Conselho Diretor do Prêmio Caio.

CONSELHO DIRETOR

O Prêmio Caio é realizado pela Eventos Expo Editora, e supervisionado pelo Conselho Diretor do Prêmio Caio, formado pelas entidades mais representativas dos segmentos de eventos: Abeoc Brasil, ABIH, Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Ampro, Unedestinos e pelas personalidades da indústria de eventos que conquistaram o título de Hors Concourts do Prêmio Caio, por terem sido eleitos em três edições da premiação como Grand Prix Prêmio Caio.

Um dos diferenciais do Prêmio Caio é que todos os cases, desde 2007, estão disponíveis para consulta. Assim, além de identificar e reconhecer os profissionais de Eventos, todos os participantes do Prêmio Caio doam conhecimento ao mercado com difusão de cases de sucesso a partir do link “Edições Anteriores”, divulgado em nosso site”, complementa Sérgio Junqueira Arantes, CEO da Eventos Expo Editora.

Confira CLIP OFICIAL DA 20a EDIÇÃO DO PRÊMIO CAIO