Entrega do Prêmio Caio se transforma em evento memorável

Na noite de 11 de dezembro, nas dependência do Expo Center Norte, em São Paulo, realizou-se a cerimônia de entrega da 19ª edição do Prêmio Caio – consagrado como o ‘Oscar dos Eventos’. Em meio a efeitos desconcertantes de cenografia (leds) e presença superior a 800 pessoas, coquetel de boas-vindas e jantar de gala, o Prêmio Caio ratificou seu peso e prestígio em âmbito nacional. Catalisou, de forma maiúscula, a força da indústria nacional de eventos e turismo e o seu papel de propulsora do turismo brasileiro.
Cerimônia de premiação do Prêmio Caio 2018

O Expo Center Norte, patrocinador máster do evento, mostrou uma vez mais sua condição de espaço privilegiado, pela logística, qualidade receptiva e infraestrutura irrepreensível. Depois de meses de trabalho, com apoio das entidades mais representativas do país nos segmentos de eventos, promoção comercial, marketing promocional e turismo de negócios; envolvimento direto de centenas de profissionais, a apoteose foi marcada pelo discurso do idealizador e CEO da Eventos Expo Editora, Sergio Junqueira Arantes.

Apresentou números, mostrou a relevância e apontou valores que permeiam toda a atividade do universos dos eventos. “No Brasil, representamos 25 milhões de empregos. 854 bilhões de reais em faturamento. Representamos 13% do PIB Nacional. E no mundo, o impacto é superior a 8 trilhões de dólares”, pontuou Arantes. “São números grandiosos, que demonstram a força da indústria de eventos, entretenimento e turismo. Parafraseando Rodrigo Cordeiro, somos protagonistas da equação MICE²+FT: Meeting, Incentive, Congress, Exhibition, Experience, Festivals and Tourism”, acrescentou.

Tecnologia e Humanização

Ante uma audiência seleta e atenta, Sergio Junqueira Arantes lembrou que “pesquisas indicam que 70% dos empregos existentes no começo do século deixarão de existir nos próximos sete anos. O homem será substituído pelos robôs, sempre que o serviço prescindir do emocional, do pensar fora da caixa. Mas, neste mundo dos contatos mediados nas nuvens, cada vez mais o contato pessoal será valorizado. O ser humano precisa do olho-no-olho, de sentir o contato pele-com-pele”.

Na continuação do contraponto, Arantes assegurou: “Fazer o previsível, a inteligência artificial fará melhor do que nós. Nosso diferencial é trabalhar o inesperado, o imprevisível, o inexistente. E nesse mundo, o MICE²+FT é imbatível, insubstituível. Se hoje somos cerca de 15% da força de trabalho do mundo, no futuro seremos ainda mais. Porém, a chave deste crescimento é o conhecimento. A visão 360° do mundo. Temos que voltar a ser enciclopedistas. Saber de tudo um pouco, e do pouco, muito. Só assim teremos os insights que transformarão, senão o mundo, pelo menos o nosso entorno”.

Ancorado pela apresentação e imagens e referências, anfitrião falou dos 25 anos da Eventos Expo Editora; dos 22 anos da Revista Eventos; do Fórum Eventos e da pesquisa assinada pela Revista Eventos – “Termômetro do Mercado Nacional de Eventos”.

Extrato da Pesquisa

A edição 2018/2019 arrola empresas de diversos setores, com predomínio daquelas que atuam na área de serviços, possuem mais de 500 funcionários, realizaram acima de 21 eventos por ano, com participação de 499 até 2.499 pessoas (incluindo público interno e externo), nas seguintes tipologias:

Treinamentos/workshops; estandes em feiras; eventos de relacionamento; confraternizações; congressos/simpósios/congressos; comemorações; entre outros. Potencial de compra das empresas entrevistadas está presente no total do orçamento declarado: 44% delas possuem de R$ 2,5 milhões a mais de R$ 100 milhões por ano para realizar seus eventos.

Os principais resultados apontam que o mercado corporativo de eventos no Brasil está mais otimista que em 2016. Mais da metade das empresas pesquisadas disseram que seu orçamento para eventos cresceu em 2018 e 44% afirmam que aumentará em 2019.

No campo das tendências, verifica-se o crescimento de eventos exclusivos e técnicos-científicos; que reconhecem mais a importância do gerenciamento, contratam ou fazem análise completa da sustentabilidade. Os eventos de grande porte tendem a utilizar mais tecnologia, com foco no perfil dos participantes e envolver mais profissionais especializados.

Nos próximos 5 anos, os entrevistados afirmam que haverá aumento na quantidade dos eventos que realizam, em todas as categorias de análise. Ou seja: aumento dos eventos de pequeno, médio e grande porte.

Vencedores do Grand Prix

Por meio de processo democrático e criterioso, o Prêmio Caio 2019 elegeu, entre 21 Personalidades do Ano, os sete ganhadores do Grand Prix: Bibiana Berg - Banco Santander; Fátima Facuri - ABEOC Brasil - Associação Brasileira de Empresas de Eventos; Juarez Carvalho Filho – MCI Brasil; Leila Bueno - Bueno Arquitetura Cenográfica; Lizete Ribeiro - Rede Tauá de Hotéis; Paulo Renato Fonseca - Secretaria de Turismo do Espírito Santo; e Paulo Ventura - Expo Center Norte.

Presença da ABIH

Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, sucedendo o discurso de Sergio Arantes Junqueira, congratulou-se com a organização do Prêmio Caio e lembrou que a indústria nacional de eventos mantém sintonia fina com a hotelaria. "Não há dúvida de que o setor de eventos constitui verdadeira alavanca para o trade de turismo, no seu todo. O crescimento do segmento MICE se dá no mundo todo e hoje, é praticamente impossível desvincular a atividade hoteleira do desenvolvimento extraordinário dos eventos corporativos. O Prêmio Caio, uma vez mais, supera todas as expectativas. E injeta, em todos os players da cadeia turística, a chama do otimismo e da esperança”.

LATAM – Cia Aérea Oficial do Prêmio Caio

Camila Belinelli, gerente do Núcleo de Negócios da LATAM, manifestou a posição da empresa aérea sobre o evento. "O ano de 2018 foi desafiador e de muitas escolhas para a LATAM Airlines Brasil. Além de decisões estruturais, como ampliar ainda mais a nossa malha internacional, escolhemos continuar focados no negócio de feiras e eventos por entendermos que se trata de um mercado de alta relevância para a economia do país. Neste contexto, o Prêmio Caio se conecta com o nosso trabalho e, em razão disso, é uma honra e uma satisfação apoiarmos esse prêmio".

Expo Center Norte

Instituição foi homenageada e reconhecida como hors-concours na categoria Centro de Convenções, recebido, pelo sexto ano consecutivo. Paulo Ventura, diretor superintendente do Expo Center Norte, manifestou “ser uma grande honra e satisfação sediar e, claro, participar da Noite do Jacaré. Essa premiação é fundamental para valorizar e incentivar nosso mercado de atuação”, afirma Paulo Ventura, diretor superintendente do Expo Center Norte”.

Novidades para 2019

O Fórum Eventos 2019, dias 29 e 30 de abril, estará com inscrições abertas a partir de 5 de janeiro, anunciou Sergio Junqueira Arantes no seu discurso. “Espero revê-los em abril, no Fórum”.

Instituído em 2012, por iniciativa da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, o Dia do Profissional de Eventos, comemorado no dia 30 de abril, carecia de uma comemoração condizente com a importância da indústria. No ano que vem, com apoio do Fórum das Entidades do Trade de Eventos, será realizado um Jantar de Gala, uma noite black-tie, no último dia do Fórum Eventos, no Centro de Convenções Rebouças”.

Em 2019, o Prêmio Caio completa 20 anos. E muitas comemorações estão programadas. Arantes fechou seu discurso com agradecimento a Júlio Feijó, pela iniciativa de homenagear os 20 anos do Prêmio Caio. “Estar na capa do Anuário Brasileiro de Live Marketing e ter sua história e performance reportados em uma ampla reportagem em suas páginas é a comprovação de que o Prêmio Caio atingiu sua maturidade”.

Confira a lista completa dos vencedores do Prêmio Caio 2018 em: www.premiocaio.com.br