Canais
PRÊMIO CAIO
publicado em 28 de outubro de 2018 -  6h 3

Prêmio Caio é fonte de informação para estudos acadêmicos

A professora Ana Maria Malvezzi de Souza é a autora da tese.

Da Redação

Cases vencedores do Prêmio Caio de Sustentabilidade constituem estudos de casos à dissertação de pós-graduação “Eventos organizacionais: a sustentabilidade como fator de inovação” defendida pela professora Ana Maria Malvezzi de Souza. Além de conceituar e caracterizar três eventos vencedores, realizados nos anos de 2010 a 2014, no âmbito das áreas de relações públicas e da comunicação, a tese aprovada analisou o escopo da sustentabilidade ambiental como possível fator de inovação para a oferta de eventos organizacionais, fundamentada nas normas ABNT ISO 20121.

Reconhecido como Oscar dos Eventos, o Prêmio Caio mantém no seu site o conteúdo dos cases vencedores desde a sua sexta edição – o que também ajuda a referenciar a realização de outras teses acadêmicas. “Incentivar, reconhecer e valorizar o trabalho das empresas e dos profissionais da Indústria Brasileira de Eventos e Turismo, nós compartilhamos cases sobre a utilização das mais modernas e eficazes ferramentas de marketing e, assim, contribuímos para resgatar memória e preservar a cultura do setor”, afirma Sérgio Junqueira Arantes, criador da premiação.

“Respeitando o caráter prático e operacional em que se desenvolve boa parte do objeto de estudo, este trabalho apoia-se em estudo de caso com eventos reais que lidaram com a sustentabilidade ambiental, algo que se tornou factível metodologicamente com a edição do Prêmio Caio de Sustentabilidade, realizado pela Eventos Expo Editores, que também edita a Revista Eventos”, reconhece a autora.

A pesquisa dá ênfase ao estudo dos aspectos ambientais, comunicacionais e de inovação dos seguintes eventos premiados: Couromoda, 2010, Rio+Social, 2012 e Planeta no Parque, 2013. De acordo com os resultados analisados, inscrever um evento no Prêmio Caio, na categoria Sustentabilidade, e aproveitar essa oportunidade para divulgar suas práticas sustentáveis, é outra importante ação de comunicação sobre as políticas de sustentabilidade. “A conquista do Prêmio traz ainda mais evidência para o evento, uma vez que tal distinção é noticiada e divulgada em vários veículos de comunicação especializados”, afirma Souza.

 Professora Ana Maria Malvezzi de Souza

Cases de sucesso

O pioneirismo da Couromoda como evento sustentável parte do fato de ser o primeiro evento de moda no Brasil que incluiu práticas sustentáveis, como o processo de gerenciamento de resíduos produzidos na feira, gerando trabalho e renda para cooperativas de reciclagem, além de promover a neutralização de carbono com ação carbon free, por meio do plantio de árvores para compensar o gás carbônico emitido.

O estudo sobre o Rio+Social, do mesmo modo, revela como desde então a tecnologia e as mídias sociais podem ser unidas para discutir, em nível global, ações de sustentabilidade para a construção de um mundo melhor. Energia, cidades, empregos, alimentos, água, mulheres, saúde, oceanos e desastres foram alguns dos temas abordados para difundir ideias de como o cidadão comum pode participar e influenciar os chefes de estados integrados ao evento Rio+20.

O Planeta no Parque, evento lúdico, com shows, dança, teatro, oficinas, caminhadas ecológicas, exposições, entre outras atividades, para todas as idades, dissemina conhecimento e conscientização ambiental para o público. Iniciativa multiplataforma de comunicação da Editora Abril (São Paulo), foi capaz de reuniu 12 mil visitantes no Parque Ibirapuera, em apenas dois dias. Foram gerados 1,2 toneladas de resíduos, separados na coleta seletiva, com 140 quilos de lixo eletrônico recolhidos nos pontos de coleta, gerenciados por empresa especializada nesse tipo de descarte.

A professora conclui que a categoria “Evento Sustentável” no Prêmio Caio se transformou em estratégia de comunicação com o público da indústria de eventos, promovendo ideias e práticas de ações sustentáveis. Isso, segundo ela, proporciona que pessoas do setor tomem conhecimento não só dos projetos em si, mas também associem nomes de patrocinadores; uma vez que cada programação está ligada diretamente a estratégias de disseminação das marcas envolvidas.

Pelo 6º ano consecutivo, a 19ª edição da cerimônia de entrega do Prêmio Caio se dará no Centro de Convenções Expo Center Norte, em São Paulo. O complexo, com seus cinco pavilhões, é patrocinador master do certame, cuja apoteose será no dia 11 de dezembro. Depois do coquetel, no térreo, o jantar e a cerimônia de entrega dos troféus ocupará todo o último andar do recinto.

Perfil da professora Ana Maria Malvezzi de Souza.

 18ª edição do Prêmio Caio


Fonte: assessoria

Veja também:

21/08/2019
Prêmio Caio 2019 prorroga inscrições
Inscrições foram prorrogadas para 15 de setembro. Entrega das defesas para 25 de setembro.
13/08/2019
Evento Vuca constitui nova categoria do Prêmio Caio
Uma das marcas do mundo contemporâneo é a explosão intermitente de novas nomenclaturas. E o termo Vuca está entre elas – surgiu, originalmente, no meio militar dos EUA, nos anos 90. Constitui um acrônimo (V.U.C.A.), formado pelas iniciais de Volatility-Uncertainty-Complexity-Ambiguity (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), na língua portuguesa. Logo foi adotado pelos administradores, pois traduz muito bem as condições do mundo dos negócios nos dias atuais.
12/08/2019
Prêmio Caio 2019: categorias de Estandes passam a ser exclusivas para montadoras
A realidade das feiras, não importa o porte, sugere de imediato a presença de estandes. São estruturas pré-moldadas, que abrigam pessoas e tudo aquilo que se queira exibir e apresentar ao público. Alinhados em ruas e identificados no mapa do evento, diferenciam-se em tamanho, formato, design, funcionalidades e atrativos visuais. Estandes bem resolvidos demandam serviços profissionais e empresas especializados. Abrigam a marca do expositor e os colaboradores destacados para maximizar o retorno sobre investimento (ROI).
30/07/2019
Prêmio Caio Sustentabilidade inclui empresas, em 2019
Desde a 1ª edição, em 1999, questões pertinentes à sustentabilidade estiveram presentes no ideário do Prêmio Caio. Idealizado por Sergio Junqueira Arantes, CEO da Eventos Expo Editora e figura reconhecida pelo pioneirismo na indústria brasileira MICE²+FDT, o certame sempre levou em conta a importância da sustentabilidade como critério de avaliação dos cases inscritos no certame. E assim, há oito anos, foi instituído, para integrar o concurso, o Prêmio Caio Sustentabilidade.
Newsletter
Receba as novidades