Prêmio Caio revela ganhadores do Grand Prix e premia Personalidades do Ano 2016

Premiação também teve surpresas, como a atuação da primeira turma do A.M.E - Atendentes Muito Especiais

Além da premiação das categorias nos segmentos de Eventos, Serviços, Empreendimentos e Destinos, o Prêmio Caio, a mais influente premiação da indústria de Eventos e Turismo do país, premiou as Personalidades do Ano de 2016, e revelou o Grand Prix Prêmio Caio dos respectivos segmentos, no último dia 13.

Abel Gomes (P&G Cenografia), Ana Claudia Panneitz (Pfizer Pharmaceuticals), Ana Luiza Diniz Cintra (Centro de Convenções Rebouças), Anita Silveira Pires (ForEventos), Chieko Aoki (Blue Tree Hotels), Rodrigo Cordeiro (MCI Group) e Tatiana Turra (Curitiba CVB) levaram o prêmio máximo nos segmentos Serviços para Eventos, Clientes, Centro de Convenções, Institucional, Hotelaria, Eventos e Marketing de Destinos, respectivamente.

Além deles, outros 14 profissionais também levaram o prêmio Personalidade do Ano Prêmio Caio 2016: Arthur Repsold (Gl Events/RioCentro/São Paulo Expo) e Fernando Horta (Centro de Convenções SulAmérica), no segmento Centro de Convenções; Daniela Cachich (ex-Heineken) e Roberta Nonis (AstraZeneca), no segmento Clientes; Marcelo Lenhard (Hands Agência), e Ronaldo Ferreira Junior (Agência Um), no segmento Eventos; Antônio Mauricio Dias (Royal Palm Plaza Resorts), e Rubens Regis (Costão do Santinho), no segmento Hotelaria; Alexandre Sampaio (FBHA), e Wilson Ferreira Junior (Ampro), no segmento Institucional; Elenice Zaparoli (SPCVB) e Michael Nagy (RIO CVB), em Marketing de Destinos; e Chris Ayrosa (Ayrosa Design) e Getúlio Tamada (Hotma Cenografia), em Serviços para Eventos.

Novidades

Novidades também despertaram curiosidade e encheram os olhos do público da premiação, na Noite do Jacaré. A criação de troféus com nomes de patrocinadores foi um dos destaques. Expo Center Norte, Bradesco Cartões, Levitatur, LedCom e Projesom premiaram diferentes categorias. O sorteio de uma viagem para a África do Sul com acompanhante como cortesia da LATAM chamou atenção.

Outra surpresa, logo na entrada do evento, foi um túnel de LED de 8 m, dando boas-vindas aos convidados, um aperitivo dos quase 100 m² nas telas da premiação.

Mas, o principal ficou para a parte de atendimento. Na entrada do evento, do elevador ou da escada rolante, aqueles que se dirigiam ao salão de premiação foram surpreendidos pelo carisma e energia contagiante de jovens portadores de Síndrome de Down. O grupo integra a primeira turma do A.M.E (Atendentes Muito Especiais) projeto iniciado em 2007 e que, agora, vai se tornar uma entidade jurídica. O responsável é o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc), Marcelo Acquaviva, que observa a iniciativa como mais do que uma inclusão social.

“Considero o aproveitamento de uma força de trabalho, que não estava sendo aproveitada. Na verdade, eles não foram excluídos, mas sim esquecidos de serem incluídos. Estamos descobrindo talentos. Vejo que eles têm uma especialidade muito grande, aptidão para eventos, capacidade de repetição, dedicação”, destacou o presidente da Abeoc, garantindo que já existe um numero grande de interessados nos jovens para os seus eventos.

O objetivo é capacitar 50 jovens a cada seis meses. Porém, não basta treiná-los, é preciso preparar o outro lado também. “É complexo, temos que capacitar os pais, o profissional, o empregador, o coordenador. É um projeto amplo, no qual temos envolvidos médicos, psicólogos, pedagogos, profissionais de eventos, muita gente”.

A mãe de um dos integrantes do A.M.E, Maria Clélia da Silva, acredita que a iniciativa ajuda a acabar com o preconceito. “Onde existem jovens trabalhando com síndrome de down, o ambiente se torna mais humano. A gente acha que estamos ajudando, mas eles que estão ajudando a gente”, afirmou. Seu filho de 24 anos, Alessandro Cerabino Júnior, recebeu um Jacaré de Ouro por seu esforço. “Pra ele é muito bom porque normalmente quando pensamos em pessoas com deficiência, pensamos em fazendo trabalhos repetitivos, limitados, mas a limitação está na nossa cabeça”.

O Prêmio Caio reuniu mais de 700 participantes no Expo Center Norte, em São Paulo. A lista completa dos premiados já está no site oficial: www.premiocaio.com.br

O Prêmio Caio é a única premiação brasileira que prestigia os 52 segmentos da economia que tem nos eventos seu motor socioeconômico. Realizado pela Eventos Expo Editora, é coordenado por um Conselho Diretor composto pelas entidades mais representativas do setor: Abeoc Brasil, Abih, Abraccef, Academia, Ampro e Unidestinos, e apoiado oficialmente pelas principais entidades representativas dos segmentos de eventos, promoção comercial, live marketing e turismo de negócios: Abbtur, Abetar, ABLA, Abracorp, Abrace, Abrafec, Abrajet, Abrasel, Abremar, ADVB, Anetur, Braztoa, FBHA, Fenactur, FOHB, Fornatur, IFEA Brasil, OBME, Resorts Brasil, Sindepat e Sindiprom.