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publicado em 01 de fevereiro de 2017 - 14h51

Expo D. Pedro anuncia a venda de Naming Rights

Maior espaço multiuso do interior de São Paulo procura parceria que viabilize os objetivos de expandir os negócios de turismo na região de Campinas

Álvaro Arantes
 Expo Dom Pedro

Buscando acompanhar as tendências e a crescente demanda de negócios de turismo da Região Metropolitana de Campinas (RMC), o Expo D. Pedro realizou novos investimentos, passou por uma reestruturação operacional e firmou parcerias com grandes empresas, de alcance nacional e regional, que resultaram ao maior espaço multiuso para eventos do interior de São Paulo um crescimento expressivo de três dígitos, entre os anos de 2015 e 2016.

O espaço versátil de 13.000 m², divididos em um Centro de Convenções de 5.000 m², e um Centro de Exposições de 7.000 m², comporta eventos pequenos com 20 participantes até grandes feiras com expectativa de 10 mil pessoas. Para os próximos anos estão previstos novos investimentos, incluindo a realização de um lounge com capacidade para até 500 pessoas. Trata-se de uma área VIP para feiras e eventos corporativos e sociais, camarote exclusivo durante shows e festas, confraternizações de empresas e Private Parties.

Para concretizar esses objetivos a nova gestão do Expo D. Pedro pretende explorar uma estratégia de parceria de longo prazo já muito utilizada em outros países e que começa a atrair, cada vez mais, empresas de diversos segmentos no Brasil: a negociação dos Naming Rights.

A venda dos direitos de nome é uma ferramenta que possibilita que uma empresa associe sua imagem a uma causa, o que permite uma abertura maior em relação ao seu público de interesse e consumidores finais.

Aliar o nome de uma organização a um espaço de eventos gera a oportunidade de construir uma imagem de marca que vai muito além das campanhas publicitárias e de marketing tradicionais: somente no ano de 2016 o Expo D. Pedro recebeu mais de 100 eventos - a previsão é que em 2017 esse número suba para 150 - e cada um deles é amplamente divulgado para mídias específicas, criando impactos em milhares de pessoas diariamente de maneira espontânea. Os visitantes únicos do site e de todas as redes sociais do Expo D. Pedro também seriam expostos às marcas que comprarem os naming rights do espaço, seguindo exemplos como Citibank Hall, Teatro Renault e Theatro Net. Além disso, o Expo D. Pedro fica anexo ao Parque D. Pedro Shopping, um dos maiores da América Latina, e passam por ele cerca de 2 milhões de pessoas por mês que estariam diretamente expostas à marca parceira.

A região onde fica localizada é outro atrativo para as empresas que decidirem se associar à marca: a região de Campinas, um dos maiores centros industriais do Brasil. A RMC abriga cerca de 50 das 500 grandes empresas instaladas no Brasil, o que alavanca a rede hoteleira e de negócios de turismo, uma vez que se tornam necessários espaços para show, convenções, congressos e reuniões empresariais.

A ideia é que essa expansão atraia mais eventos para a região, o que traria um acréscimo de milhares de turistas para a cidade que já recebe, em média, 6 mil eventos por ano, fazendo com que Campinas se insira definitivamente no circuito dos grandes espetáculos, feiras e eventos do País, oferecendo uma programação variada e de primeira qualidade.

Para Ricardo Teixeira, diretor geral do Expo D. Pedro, associar a imagem de uma marca ao espaço é uma grande oportunidade para os dois lados, pois viabiliza novos investimentos que trazem maior qualidade e cultura para a região e, também, gera visibilidade, simpatia do consumidor final e posicionamento de marca para o detentor dos direitos. “Pode ser uma grande estratégia para a empresa mostrar ao seu público alvo a participação e incentivo à produção artística e ao desenvolvimento cultural da população. Além disso, a iniciativa tem muito a acrescentar e movimentar em relação ao turismo de negócios na região de Campinas, trazendo grandes eventos corporativos para o Expo D. Pedro” ressalta.

Fonte: Assessoria

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