Canais
Pesquisa
publicado em 06 de dezembro de 2018 - 16h20

49,2% dos profissionais de vendas e marketing no Brasil estão otimistas

Pesquisa ADVB/FIPE aponta quadro deteriorado de confiança na economia brasileira, mas destaca ligeiro otimismo em relação às condições futuras da empresa e do setor de atuação no 3º trimestre.

Da Redação

Os resultados do 3º trimestre de 2018 da Sondagem de Confiança e Expectativa dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, realizada pela ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) com apoio técnico da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), indicam que, apesar da piora recente do desempenho da economia brasileira, do setor econômico e das empresas, houve um ligeiro otimismo em relação ao futuro dos negócios para 49,2% dos profissionais em comparação ao segundo trimestre, em que o percentual era de 36,9%.

Em termos de confiança, as condições da economia brasileira pioraram ou pioraram muito para 44,2% dos entrevistados – no segundo trimestre esse percentual era de 53,9%, apontando uma ligeira melhoria nas expectativas. Para 25,6%, o cenário melhorou ou melhorou muito e na pesquisa anterior, esse número correspondia a 16,4%.

A respeito das expectativas em relação ao futuro da economia do país, 52,4% dos profissionais estão otimistas em relação à empresa que atuam; na pesquisa anterior, esse número era de 47,5%. Neste trimestre, 35,7% dos respondentes estão otimistas com o futuro da economia, contra 28,7% do estudo anterior. Ainda, 30,2% dos profissionais se mostraram pessimistas ou muito pessimistas; no trimestre passado, esse número era maior, 38,8%.

A pesquisa também revelou que 77,3% dos profissionais esperam um incremento no valor das vendas nos 12 meses seguintes à pesquisa e 41,2% esperam um aumento na verba destinada ao marketing. No que diz respeito às próximas atividades da ADVB, 62,2% dos participantes destacaram as ações de relacionamento e networking entre profissionais e empresas do mercado e, 28%, as ações de compartilhamento.

A sondagem de confiança e expectativa foi realizada entre 25 de setembro e 19 de outubro de 2018 por meio de questionário eletrônico e coletou 188 respostas. A maioria dos entrevistados é do sexo masculino (82%) com 45 anos ou mais (81,4%); 80,2% atuam em empresas sediadas em São Paulo. A maior parte dos respondentes, 40,6%, ocupa cargos de presidência, direção e gerência; 78,2% são de empresas de comércio e serviços e 20,6% em segmentos industriais.

O estudo tem como objetivos avaliar a opinião de ocupantes de cargos de vendas e marketing, bem como de outras áreas estratégicas de empresas e outras organizações, com respeito à situação atual e expectativa de evolução da economia, setores e empresas; avaliar a expectativa dos agentes em relação ao comportamento das vendas e da verba de marketing disponibilizada pelas suas respectivas empresas; Identificar áreas prioritárias para pautar as próximas atividades da entidade.

Fonte: assessoria

Veja também:

15/05/2019
Festas: Empreendedores encontram oportunidades de crescimento no principal evento do setor
Mais completo evento do setor de festas no Brasil auxilia empreendedores e movimenta o varejo com ampla oferta de produtos, serviços e conteúdo para profissionalização.
15/05/2019
Vendas do mercado de viagens corporativas crescem 11,14% no 1º trimestre
Pesquisa processada pelo BI da entidade contempla o total das transações realizadas pelas associadas, na comparação de igual período 2018 e 2019.
14/05/2019
Pesquisa da YOUPIX revela cenário do mercado e relação entre influenciadores e marcas
O estudo é dividido em quatro temas: Perfil dos Criadores, Plataformas, Modelos de Remuneração e Publicidade.
10/05/2019
Brasil tem dois aeroportos entre os melhores do mundo segundo ranking internacional
No total, 12 aeroportos brasileiros ficaram entre os Top 50. Afonso Pena, em Curitiba, e Viracopos, em Campinas, estão entre os dez melhores segundo o AirHelp Score.
Newsletter
Receba as novidades