Canais
Pesquisa
publicado em 02 de dezembro de 2017 - 22h19

Indicadores apontam recuperação do turismo no país

Na última pesquisa mensal de serviços, divulgada pelo IBGE, as atividades turísticas cresceram 2% no mês de setembro em relação a agosto.

Da Redação




O turismo brasileiro apresenta sinais de reação. O gasto de estrangeiros em território nacional teve salto de 6% em outubro, gerando uma receita de R$ 463 milhões. Na última pesquisa mensal de serviços, divulgada pelo IBGE, as atividades turísticas cresceram 2% no mês de setembro em relação a agosto.

“Sabemos o quanto é importante a entrada de mais receitas, para continuarmos a retomada da economia nacional. O turismo tem grande potencial para ser ainda mais importante na geração de renda e empregos no Brasil”, declara Vinicius Lummertz, presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).

Os brasileiros que viajaram para fora do Brasil também gastaram mais. Em outubro, R$ 1,6 bi foi o montante gasto por brasileiros no exterior. Este valor representa aumento de 15%, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Os índices da indústria e de serviços mostram a retomada do crescimento econômico. Isto se deve a confiança do mercado, que vê um avanço do país com as reformas que estão sendo implementadas. Para o turismo, as mudanças que modernizam o setor devem chegar logo também. O projeto de lei 2724/2015, que transforma a Embratur em agência, permite a abertura de capita das companhias aéreas para investimentos estrangeiros e mais atualização de 132 artigos da Lei Geral do Turismo deve entrar para votação em caráter de urgência na Câmara dos Deputados na próxima semana. “Ações pontuais e isoladas não vão gerar o mesmo resultado do que uma mudança completa no segmento turístico. Este conjunto de inovações pode mudar completamente o panorama do setor no Brasil”, completa Lummertz.

Atividades do turismo, regionalmente, de acordo com pesquisa do IBGE

O turismo teve crescimento de agosto para setembro no Rio de Janeiro (6,3%), Pernambuco (6,2%), Santa Catarina (2,7%), Paraná (2,1%), Bahia (1,0%), Distrito Federal (0,9%), São Paulo (0,8%), Rio Grande do Sul (0,3%) e Minas Gerais (0,2%). Em comparação a setembro do ano passado, quem teve melhor desempenho foram o Paraná, com crescimento de 10,2%, Pernambuco (7,8%), Santa Catarina (7,2%), Goiás (5,2%), Espírito Santo (4,8%), Minas Gerais (1,2%).

Fonte: Assessoria

Veja também:

18/06/2018
São Paulo é o principal destino dos brasileiros nas férias de julho
Segundo levantamento da ViajaNet, do total de compras de passagens aéreas para o recesso escolar a capital paulista é a preferida, seguida por Fortaleza, Porto Alegre e Brasília.
16/06/2018
Turismo reativa contratações nos primeiros quatro meses de 2018
Foram criados 2.477 novos empregos em abril que contribuíram para um saldo positivo de 2.762 postos de trabalho neste ano.
31/05/2018
Paraty tem incremento de 250% na Contribuição ao Turismo Sustentável
Levantamento foi realizado pelo Paraty Convention & Visitors Bureau (Paraty CVB).
29/05/2018
Setor de Franquias cresce e gera mais de 1,1 milhão de empregos
Hotelaria e Turismo, com 14,9% no faturamento, e Serviços e Outros Negócios, com 9,3%, foram os segmentos que mais cresceram de janeiro a março deste ano.
Newsletter
Receba as novidades