Canais
Pesquisas
publicado em 30 de julho de 2020 - 15h34

Abracorp sinaliza retomada das viagens corporativas domésticas

Os players dedicados à indústria de viagens corporativas demonstram maturidade, espírito colaborativo e desejo irrefreável de superação.

Da Redação

Mais que números frios, capazes de traduzir o caráter quantitativo do desempenho desse ou daquele setor, os dados apurados pelo BI (Business Intelligence) Abracorp corroboram a percepção de um clima positivamente diferenciado no enfrentamento da pandemia.

A bordo dos protocolos, do reequacionamento estratégico e operacional, o mundo dos negócios volta a viajar. O propalado novo normal não se alcança por meio de ‘receita de bolo’, que não existe. Nesse sentido, os players dedicados à indústria de viagens corporativas demonstram maturidade, espírito colaborativo e desejo irrefreável de superação.

No segundo trimestre de 2020, a Gol mantém a liderança no ranking das cias aéreas com maior emissão de passagens para voos domésticos, com 41,1% de market share; seguida pela Azul (36,1%) e Latam (22,8%). Em volume de vendas, entretanto, a Azul assume a primeira posição, com 40,8% da movimentação que foi gerada no período; seguida da Gol (38,0%) e da Latam (21,2%).

A inversão de posições ocorre em razão das tarifas praticadas. Ou seja: enquanto a tarifa média da Gol foi de R$ 485,00 e da Latam R$ 488,00, o valor praticado pela Azul foi de R$ 593,00.

Interessante observar que, no segundo trimestre de 2020, o preço das passagens comercializadas para voos domésticos no mercado de viagens corporativas caiu 34,9% (de R$ 807,00 para R$ 525,00), comparado a igual período de 2019.

“O fato é que, apesar da crise, verifica-se a retomada das viagens de negócios. Em um país continental como o nosso, não podemos prescindir do transporte aéreo”, afirma Carlos Prado, presidente do Conselho de Administração da Abracorp.

“Fica evidente que a curva descendente foi revertida e a partir de abril teve início a retomada”, constata Gervasio Tanabe, presidente executivo da entidade. O total das vendas registradas no segundo trimestre de 2020, superior a R$ 96 milhões – o que equivale a 42,7% de aumento, de abril a junho – consolida a tendência de recuperação.

Acrescente-se que o potencial de crescimento é ainda muito maior. Pesquisa realizada pela Abracorp apurou que 48% das corporações atendidas pelas agências de viagens liberaram menos de 10% dos seus colaboradores a realizarem viagens, enquanto 43% delas liberaram até 30%; e 9% até 50%.


Fonte: assessoria

Veja também:

09/09/2020
Pesquisa da .be comunica aponta tendências prioritárias para marcas e agências
Investimentos em segurança são prioridade unânime, seguidos da implementação ou aprimoramento de lives e ações com menos público presencial e maior alcance
01/09/2020
Pesquisa da ABIH-SP mede desempenho da hotelaria em Julho
Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH-SP passa a divulgar, mensalmente, resultados atualizados da pesquisa que abrange 11 RTs (Regiões Turísticas).
01/09/2020
Eventos virtuais movimentarão US$774bi pelo mundo em 2030
Tendência pós-pandemia é investir em eventos online para economizar recursos e garantir segurança dos participantes.
01/09/2020
Foz do Iguaçu pode recuperar 93% da conectividade aérea até dezembro
O levantamento foi feito com base na programação das companhias áreas registrada no sistema de gestão de vendas Sabre.
Newsletter
Receba as novidades