Associadas à BRAZTOA acreditam que 2019 será um ano de crescimento

Um ano otimista e de muito trabalho. Isso é o que mostra a pesquisa feita pela BRAZTOA com suas associadas, responsáveis por cerca de 90% das viagens de lazer comercializadas no Brasil.
Magda Nassar, presidente da Braztoa

Perguntados se o próximo período seria de crescimento ou estabilidade, dentro da amostra da pesquisa, 94% acreditam que 2019 será um ano de evolução. Isso fica ainda mais evidente pela intenção, por parte de 77% dos entrevistados, de continuar investindo no desenvolvimento do seu negócio.

Quando o assunto foi o quadro de colaboradores, os números estão bem divididos: 48% apostam que, com o crescimento da empresa, o quadro de colaboradores deverá ser ampliado, enquanto 45% acreditam na estabilidade de seus times.

A Inovação, que tem perpassado o dia a dia dos associados, esteve entre os questionamentos. 84% adotaram alguma inovação no último ano e a porcentagem dos que pretendem investir no próximo ano permanece igual. As áreas de tecnologia e gestão interna são alvo de investimentos prioritárias para 62% dos respondentes, 23% direcionarão os recursos para vendas e 15% para produtos.

Aparecem como norteadores do ano que está por vir: a expectativa de retomada da economia, expansão do portfólio de produtos e a especialização e aprimoramento do trabalho para atuar em nichos de mercado, entre outras questões.

Do ponto de vista da entidade, 2018 marcou o início do Braztoa Desvenda, um novo formato de evento, que começou a tratar o turismo de nichos e abriu espaço para o diálogo entre profissionais do setor, consumidor e imprensa e influenciadores. Para 2019, quando completará 30 anos, a Braztoa terá a inovação e sustentabilidade como transversal de suas atividades.

Fonte: assessoria