Brasileiro pretende investir mais com experiências do que com produtos

Pesquisa realizada com viajantes de todo o Brasil confirma tendência de viagens domésticas de curta e média distância e mostra como o brasileiro está interessado e se preparando para as próximas viagens.

Com o intuito de entender mais a fundo como está o sentimento e o ânimo dos viajantes brasileiros nesse momento em que a vacinação avança e os números de infectados e mortos pela covid-19 diminuem, a MATCHER e o Opinion Box fazem em parceria uma pesquisa inédita e exclusiva que mapeia o perfil do viajante brasileiro. “Nosso objetivo foi apontar tendências e oportunidades para trazer perspectivas para empresas de todo o ecossistema turístico. E já começamos com uma boa notícia: o brasileiro está muito ansioso para voltar a viajar e vem se preparando para isso”, reforça Ana Maria Donato, sócia e diretora da MATCHER.

A pesquisa foi realizada no período de 28/07 a 05/08. Foram feitas 2.070 entrevistas online com pessoas que tinham o costume de viajar pelo menos uma vez por ano antes da pandemia. A coleta foi feita pelo Painel de Consumidores do Opinion Box com viajantes de todas as regiões do país.

Após um ano e meio de pandemia, os dados se consolidam e a maioria dos entrevistados entende que o Brasil tem ótimas opções de destinos e querem viajar mais pelo país: 66% pretendem viajar mais pelo Brasil do que antes da pandemia. As fronteiras fechadas propiciam que os brasileiros foquem seus desejos e suas buscas por destinos domésticos.

A pesquisa confirma também que as viagens para outros estados no Brasil são a grande tendência no momento a médio prazo. Além disso, a pandemia trouxe reflexões significativas: investir dinheiro em viagens é mais importante do que gastar com compras de bens materiais.

Essa pesquisa traz outra reflexão relevante para o trade turístico: 31% dos entrevistados consideram difícil encontrar informações sobre os destinos, hospedagens e atividades durante a viagem, o que é uma grande oportunidade de atuação para empresas do setor e dos destinos turísticos. Ficou evidente também que, apesar da penetração da internet e da autonomia proporcionada nas pesquisas e nas compras de viagens, as agências de viagens permanecem com importância, sobretudo nas buscas de informações sobre os destinos, para 45% dos entrevistados.

Temos um mercado imenso a ser trabalhado e uma demanda reprimida por viagens. Além disso, grande parte dessas pessoas já iniciaram um movimento de planejamento, pesquisas e compra das próximas viagens. Tudo indica que, para os próximos meses, o turismo interno brasileiro vai permanecer altamente aquecido”, reforça Dani Schermann, head de marketing do Opinion Box.

No dia 28/09 das 17h às 18h será realizado um webinar de lançamento e debate sobre a pesquisa. Estarão presentes: Bruno Reis, Presidente da EMPROTUR-RN; Roberta Vernaglia, Vice-presidente sênior de Marketing e Estratégia Digital da Accor; Ana Maria Donato, Diretora do MATCHER e CEO da Imaginadora e Dani Schermann, Head de Marketing e especialista em pesquisa de mercado do Opinion Box. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal do youtube da Opinion Box.

O conteúdo completo da pesquisa e a inscrição para o webinar você encontra aqui: pesquisa PERFIL DO VIAJANTE BRASILEIRO.

O Opinion Box é uma empresa de tecnologia referência em pesquisa de mercado e customer experience. Com as soluções de consumer insights, ajudam empresas a tomar decisões mais inteligentes, baseadas em dados e não em achismos. Ao combinar o conhecimento e a experiência do time com tecnologias inovadoras, entendem o comportamento e os desejos dos consumidores com agilidade, qualidade e a um preço acessível. Com soluções multiplataformas, já atenderam mais de 1.000 empresas de diversos tamanhos e segmentos

O propósito da Matcher Travel Business Opportunities é promover os produtos do Brasil nos mercados mundiais de uma forma inovadora e eficiente, com foco integral nos negócios. Com um modelo de negócio que coloca frente a frente os melhores fornecedores e destinos turísticos nacionais com compradores do mundo inteiro, está cada vez mais consolidada como uma eficiente forma de se trabalhar e promover o turismo receptivo brasileiro

Para mais informações, acesse: www.travelmatcher.com.br. ou www.opinionbox.com.br