Destinos turísticos de São Paulo estimam retomada apenas no segundo semestre

Projeção é feita com base em pesquisa realizada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo, núcleo de estudos e pesquisas da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, as atividades turísticas nos municípios com potencial turístico do estado devem ser retomadas no segundo semestre.

É o que estimam 69,4% das 146 cidades paulistas participantes da pesquisa realizada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo, núcleo de estudos e pesquisas da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

Ainda, 45,1% dos representantes locais acreditam também que a retomada pode vir somente em 2021.

As pesquisas fazem parte de um amplo projeto de apoio aos destinos turísticos paulistas, que além das pesquisas inclui campanhas de conscientização, orientações ao crédito turístico e divulgação de boas práticas de enfrentamento da crise gerada pela Covid-19.

A pesquisa com os destinos turísticos paulistas ainda permitiu que os municípios relatassem, em formato aberto, quais foram os principais instrumentos utilizados para organizar e atender as medidas restritivas de circulação impostas pelo governo estadual.

A nuvem de palavras (abaixo) mostra que os decretos municipais, determinando fechamentos de atrativos, cancelamentos de eventos, acesso à praias,parques e áreas verdes e até proibição de circulação de ônibus e vans turísticas foram os instrumentos mais utilizados pelas administrações locais.

Além disso, os destinos recorreram a campanhas para incentivo de empreendimentos e comércio local para venda de produtos por sistema eletrônico e entregas em domicílio.

Nos relatos, as prefeituras reconhecem os impactos negativos da falta de visitação turística nas cidades, principalmente os destinos que têm o turismo como uma de suas principais atividades econômicas. Os municípios seguem monitorando os efeitos da crise nas atividades turísticas e atuando nas atividades de enfrentamento ao contágio por Coronavírus nos moradores das cidades.