Eventos médicos em São Paulo batem recorde

Congressos do setor já representam quase 30% do turismo de negócios da cidade e devem injetar R$ 1,5 bilhão na economia local em 2008

 

De uma coisa os profissionais de medicina não poderão se queixar em 2008. Da falta de oportunidades de conhecer São Paulo. De acordo com o São Paulo Convention & Visitors Bureau, a cidade tem confirmados 181 congressos ligados à área no calendário oficial de eventos neste ano, o que já representa 76% de total de 236 realizados em 2007.

 

O segmento, aliás, equivale a 28% das grandes feiras e congressos em solo paulistano. E, na avaliação da entidade, pode acarretar uma injeção de R$ 1,5 bilhão na economia local. "O turista de eventos gasta, em média, 25% a mais que o de lazer. Porém, os participantes e visitantes dos congressos médicos costumam ficar mais tempo na cidade, até para conhecer a infra-estrutura médica de excelência mundial. Além disso, sabem de nossa programação social em detalhes, o que gera gastos mais elevados", comenta o presidente da entidade, Orlando de Souza.

 

Entre os congressos médicos de 2008, destaque para o XXIV Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo e a 38ª Jornada Paulista de Radiologia, que acontecem simultaneamente no feriado prolongado de 1º de maio e devem atrair em torno de 15 mil participantes.

 

A agenda prevê também o 35º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (abril), 22º Congresso Brasileiro de Cosmetologia (maio), XII Congresso Brasileiro de Transplante de Medula Óssea, XXIX Congresso Brasileiro de Homeopatia e IX Congresso Brasileiro de Homeopatia em Odontologia (setembro) e 55º Congresso Brasileiro de Anestesiologia (novembro). A cidade recebe ainda a Hospitalar 2008, em junho, que deve reunir 76 mil visitantes, e o 16º Congresso Científico Internacional de Estética - Estétika 2008, em agosto.

 

VB