Canais
Pesquisas
publicado em 17 de maio de 2021 - 15h55

Faturamento do Turismo deve voltar aos índices pré-pandemia apenas em 2022

Sebrae realiza estudo sobre as novas tendências do setor

Da Redação

Desde o início da pandemia, o Turismo é um dos segmentos que mais tem sido atingido pela crise que afetou diretamente milhões de vidas e a economia global. De acordo com pesquisa feita pelo Sebrae sobre os impactos da vacinação na retomada das atividades dos pequenos negócios, esse segmento deve voltar ao patamar de faturamento anterior à pandemia somente em 2022, mesmo que 100% da população já tenha sido vacinada até dezembro desse ano.

Além do setor depender da vacinação em massa da população, os empreendedores desse segmento deverão se adaptar aos novos desejos e necessidades dos clientes. Para entender melhor esse contexto e mapear as oportunidades que surgem nesse novo normal, o Sebrae elaborou estudo que mostra pontualmente as principais tendências do Turismo para o Brasil e também revela os desejos e anseios do público fluminense quando pensa em turismo. “Esse material orienta as empresas do trade turístico e ajuda na elaboração de políticas públicas que permitam que o turismo volte a ser uma das principais fontes de recursos e de geração de empregos, tanto no Rio de Janeiro quanto no resto do país”, ressalta o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

De acordo com o estudo, para que as empresas do setor voltem a faturar, elas terão que adotar os protocolos de segurança e aderir às novas tecnologias com o intuito de garantir aos clientes mais confiança no empreendimento. Como inovações sugeridas pelo estudo do Sebrae, estão a inclusão de check-in e check-out digitais, identificação digital, pagamento por aproximação, internet das coisas, realidade virtual e inteligência artificial.

No período pré-Covid, o turismo representava 3% do PIB do Estado do Rio de Janeiro e era o destino preferido de 40% do total de turistas do país. Para fugir da crise, o empreendedor precisa encontrar as melhores estratégias que façam a diferença no seu negócio. A aproximação com o cliente; a diversificação do portfólio; lições de boas práticas; adoção de mecanismos que assegurem ao cliente segurança sanitária; utilização de tecnologias que possibilitem o Low Touch (pouco contato); a implantação nos seus modelos de negócios e serviços de tendências como: workation, ecoturismo e experiências, e uma organização para lidar com necessidade de adiamentos, cancelamentos de reservas são caminhos que o empresário deve seguir. Para acompanhar essas mudanças, os empreendedores podem contar com o nosso apoio. Elaboramos um conjunto de soluções e conteúdos para ajudá-los a passar por esse momento”, reforça o diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga.

O levantamento do Sebrae também aponta o turismo de luxo com uma forte demanda e indica caminhos para que as empresas possam atingir esse nicho. Dentre as dicas da instituição, estão o turismo gastronômico, prestação de serviços exclusivos de bem-estar, aluguel de suítes para microcelebrações ou de espaços inteiros e a oferta de passeios personalizados. O Turismo de Charme também é uma boa oportunidade para atrair turistas.

Em alta

O estudo revela que os empreendedores que investirem no turismo de proximidade e ecoturismo poderão se beneficiar dessa retomada das atividades com maior agilidade. De acordo com o levantamento, os turistas desejam conhecer cidades do interior, viajar de carro ou em voos com até 3h de duração e estão atentos às medidas de proteção adotadas pelas empresas. “Com a pandemia do coronavírus, o turismo nacional precisará se reinventar. As pessoas têm procurado viajar para lugares mais próximos e que ofereçam recursos naturais, como praias, cachoeiras, reservas e parques. Além disso, a execução de ações de impacto social pode ser um diferencial para atrair novos turistas”, pontua o presidente do Sebrae.

Fonte: Assessoria

Veja também:

02/08/2021
Turismo é a atividade que mais se digitalizou durante a pandemia
Canais eletrônicos mais utilizados pelos pequenos negócios são o WhatsApp e as redes sociais
28/07/2021
Sondagem ABIH-SP: desempenho da hotelaria em junho continuou negativo
A tabulação da 12ª edição da pesquisa Associação Brasileira da Indústria Hotelaria do Estado de São Paulo – ABIH-SP mostra desempenho da hotelaria paulista no mês de junho/21. Roberto Gracioso, coordenador da iniciativa, lembra que esse trabalho acaba de completar um ano, no cumprimento do objetivo de medir, mês a mês, a performance das associadas à ABIH.
27/07/2021
Pesquisa Abracorp: 2º trimestre traz sinais de recuperação para Agências de Viagens Corporativas
A Abracorp – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas, por meio do BI da entidade, concluiu a compilação dos dados do 2º trimestre de 2021.
20/07/2021
Pandemia modificou o perfil de compra do consumidor e as operadoras têm respondido às novas demanda
Desde abril de 2020, a BRAZTOA tem provido o mercado com levantamentos mensais sobre o setor de Turismo.
Newsletter
Receba as novidades