Pandemia no RJ e SP: demanda por eventos cai mais de 80%

Pesquisa feita pelo GetNinjas mostra que o setor foi o mais afetado nos dois estados.

Para combater o novo coronavírus, 23 estados aderiram à quarentena até o momento. Entre as restrições há a proibição da realização de eventos, o que impacta diretamente os profissionais do ramo, principalmente os autônomos. Tal impacto é analisado em um levantamento feito pelo GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina. Segundo a pesquisa, a categoria "Eventos" é a mais afetada nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, registrando uma queda de 85% desde a semana do dia 15 de março até o momento.

A categoria "Eventos", que engloba desde churrasqueiros a animadores de festa, começou com um declínio de 67% em março e foi decaindo progressivamente até alcançar os atuais 85%. Além disso, o levantamento da plataforma também revela que os serviços de garçons e copeiras, churrasqueiro, animação de festas e DJs sofreram queda de mais de 90% nas duas regiões.

Para lidar com as quedas, o GetNinjas lançou iniciativas para ajudar clientes a fazerem pequenos reparos com a consultoria remota de profissionais cadastrados. "Essa é uma solução para o consumidor, que precisa fazer um pequeno reparo, e o prestador de serviço, que precisar trabalhar. Tudo isso, sem exigir que ambos tenham contato físico, evitando assim os riscos de propagação do vírus, a principal prioridade neste momento", explica Eduardo L’Hotellier, fundador e CEO do GetNinjas.

Por outro lado, algumas categorias apresentaram aumento nos dois estados neste mesmo período analisado, como é o caso de "Moda e Beleza", que cresceu mais de 50% no Rio de Janeiro, e "Assistência Técnica", que registrou um crescimento de 35% em São Paulo.

Além disso, para ajudar os profissionais autônomos das demais categorias do aplicativo, o GetNinjas também disponibilizou o Tudo GetNinjas que contempla diversos serviços que podem ser contratados remotamente e de forma segura, como psicólogos, nutricionistas, aulas a distância (idiomas, reforço escolar etc), contadores - para esse momento de declaração do IR, e muito mais.

Fonte: assessoria