Pesquisa FOHB: Resorts tem 100% dos quartos fechados no Brasil

Média geral de fechamento é de 67%. Maioria dos hotéis acredita reabrir apenas em junho

Procurando entender a realidade dos equipamentos hoteleiros no país ante as medidas de enfrentamento da pandemia do Covid-19 e as expectativas da hotelaria em relação a retomada econômica, o FOHB - Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, realizou entre os dias 06 e 12 de abril uma pesquisa junto as redes instaladas no Brasil, associadas e não associadas à entidade. Para ter uma radiografia mais completa, a amostragem teve ainda o apoio da Resorts Brasil, que estendeu a pesquisa aos seus associados.

O anúncio dos resultados da pesquisa, nominada pelo FOHB como Relatório de Oferta de Disponibilidade Hoteleira foi feito no final desta semana, e participaram da pesquisa resorts, hotéis, condotel (copropriedades hoteleiras comercializadas 100% no mercado hoteleiro) e apart-hotéis.

De acordo com o relatório, 67% dos quartos de hotéis nos empreendimentos pesquisados estão fechados. No corte por segmento, os Resorts são os mais afetados, com 100% dos quartos fechados em abril.

Os hotéis que operam em sistema Upscale estão com 53% de quartos abertos, e são os menos afetados. Já os segmentos Econômico e Midscale trabalham, respectivamente, com 60% e 65% dos quartos fechados.



BAIXAS EXPECTATIVAS - A segunda parte da pesquisa procurou sondar as expectativas da hotelaria em relação a retomada dos negócios. E a maioria se mostrou pessimista de que a situação volte ao normal ainda antes de junho. 46% dos hoteleiros tem a expectativa de reabertura apenas em junho, 20% em maio, 25% ainda em abril e 5% em julho.

Entre as capitais e grandes metrópoles, Porto Alegre e Curitiba têm 70% dos quartos fechados. Outras seis ainda têm mais de 50% de quartos abertos, seguidas por Belo Horizonte e Vitória, com apenas 30% e 35% fechados.

A região Sul concentra o maior número de quartos de hotéis fechados no país: 80%. Já o Sudeste, que possui o maior parque hoteleiro do Brasil em número de unidades, esta com 58% dos quartos encerrados. A região Norte é onde a situação esta mais confortável, com 49% dos quartos abertos.

Baixe a íntegra o Relatório de Oferta de Disponibilidade Hoteleira do FOHB no anexo abaixo.