Sebrae e Ibravin apresentam livro de atrativos de enoturismo no Festuris

O lançamento aconteceu na tarde de hoje no Serra Park
José Claudio dos Santos, diretor administrativo e de finanças do Sebrae Nacional, ao lado de Marta Rossi (Festuris), Rita Vasconcelos (ABAV-RS)



Com a presença da diretora do Festuris, Marta Rossi, da presidente da Abav RS, Rita Vasconcelos e do diretor administrativo e de finanças do Sebrae Nacional, José Cláudio dos Santos, foi lançado o Diagnóstico do Enoturismo Brasileiro, organizado pela consultora Maria Amélia Flores.

A publicação tem 122 páginas e aborda uma pesquisa de dois anos sobre o turismo de vinho no Brasil. Entre alguns itens estão a paisagem do vinhedo brasileiro na zona da serra gaúcha; considerações gerais sobre público e mercado; análise ambiental das regiões enoturísticas, entre outros. O livro conta ainda com imagens de vinhedos e vinícolas.

Segundo José Cláudio, o enoturismo gera riqueza e integração produtiva, geração de empregos e oportunidades de novos negócios. Durante sua explanação, Maria Amélia acrescentou que os roteiros envolvendo o vinho são dirigidos a todas as classes sociais, culturais e para várias idades.

Em relação ao Rio Grande do Sul, a consultora ressalta o fato do estado ter uma afetividade especial no receptivo. Vale dos Vinhedos foi apontada como região organizada e uma das mais bonitas do sul. “Temos ainda novas rotas como Flores da Cunha, Guaporé, Gramado, Canela, Alto Feliz, São Marcos e Ametista do Sul”, diz ela.

Fonte: Sebrae e Ibravin